Notícias / Educação

07/04/2020 - 10:00

Campanha de Solidariedade: Instituições e organizações de Cáceres alertam população sobre cuidados e prevenção à Covid -19

Por Edna Pedro

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Pessoas, organizações sociais e sindicais, organizações não-governamentais, instituições públicas de ensino e pastorais de igrejas, do município de Cáceres e região, organizaram esta campanha de solidariedade para a quarentena por causa da pandemia do coronavírus, que é um perigo real à sua saúde e vida e de todos ao seu redor. Lembre-se que ele não respeita idade, sexo, cor da pele, classe social, credo religioso, ideologia política. O vírus é uma ameaça maior a vida dos idosos, pessoas com doenças crônicas e com baixa imunidade e defesas naturais.

Em todo mundo milhares de pessoas já foram infectadas em poucos meses e várias dezenas de milhares morreram por causa deste vírus que é transmitido de uma pessoa a outra pelo ar, pelo contato com objetos e pessoas onde ele já se alojou. O portador do vírus, em muitos casos, não sabe que se infectou, por isso, ele pode acabar levando o contágio a outras pessoas.

Entre os sintomas da contaminação estão fortes dores de cabeça, tosse intensa, febre e por fim dificuldades respiratórias porque ele se aloja nos pulmões e se não for bem tratado mata a pessoa.

Nesse contexto, as instituições de ensino e pesquisa, juntamente com organizações da sociedade civil, recomendam as seguintes iniciativas apontadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS):
 
1º Distanciamento Social, evite aglomerações humanas e permaneça em casa o maior tempo possível com atenção aos seguintes cuidados:
a)      Boa higiene corporal todos os dias com lavagem das mãos com sabonete ou sabão várias vezes ao dia; evite levar as mãos na boca, nariz e olhos; quando tossir coloque o braço na frente da boca e nariz para que o espirro não infecte o ar e as suas mãos.
b)      Tome água com bastante frequência ao longo do dia na proporção de 30 ml por quilo de seu peso. Exemplo: criança de 10 quilos deve tomar, no mínimo, 300 ml; pessoa com 50 quilos deve tomar, no mínimo, 1.500 ml, ou seja, um litro e meio por dia;
c)      Alimente-se o melhor possível com frutas e legumes que contenham vitaminas para aumentar a imunidade do seu corpo;
d)      Mantenha os ambientes bem ventilados em sua casa e relações otimistas com as pessoas, animais e plantas, brincando com os filhos e evitando os contatos desnecessários com as pessoas idosas que são as mais vulneráveis;
 
2º Caso necessite sair de casa para compras, pagamentos, busca de remédios, realizar algum trabalho urgente ou outras necessidades, observe outros cuidados:
a)      Use máscara, roupa em manga comprida e calçados fechados;
b)       Evite contatos físicos como abraços, beijos, apertos de mão e o manuseio de objetos usados por outros;
c)      Mantenha sempre a distância mínima de 2 metros com as pessoas no mesmo ambiente e;
d)      Ao voltar para casa evite contato com os seus antes de tomar banho com bastante sabão e lavar imediatamente a roupa e os calçados que usou.
 
3º Em caso de manifestação dos sintomas da Covid-19, como febre, tosse seca e dificuldade para respirar, busque orientação médica e evite contatos com outras pessoas.
Não entrar em pânico e realizar de todo o possível para proteger-se e proteger as demais pessoas, são atitudes importantes para derrotarmos o coronavírus.
 
Junto com estas orientações, o IFMT Campus Cáceres-Prof. Olegário Baldo, em parceria com várias outras organizações da sociedade civil, produzirá e distribuirá materiais de informação e higienização, especialmente álcool em gel, para populações de baixa renda da zona rural e urbana do município de Cáceres-MT.
 
INSTITUIÇÕES E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL ENVOLVIDAS:
 - Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo
- Cooperativa de Consumidores Solidários e Sustentáveis (Cooperssol)
- Núcleo Unemat/Unitrabalho
- Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe-Sessão Cáceres)
- Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat)
- Sindicato dos Profissionais da Educação de Mato Grosso (Sintep/Cáceres)
- Diocese São Luiz de Cáceres
- Instituto Salesiano Santa Maria (ISM)
- Colégio Imaculada Conceição (CIC)
- Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)
- Instituto Gaia – Programa Humedales Sin Fronteras
- Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE-MT)
- Projeto Gonçalinho
- Adri Química
- Polícia Militar – Força Tática
- Secretaria Municipal de Assistência Social

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Luiz, em 07.04.2020 às 14:44

    Pelo Menos agora aparece que estão acordando pra vida ! Parabéns

 
Sitevip Internet