Notícias / Saúde

05/04/2020 - 13:21 | Atualizado em 05/04/2020 - 13:31

Quatro Marcos registra os dois primeiros casos de coronavírus da região

Por Popular Online

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A Secretaria de Saúde e o Gabinete de Situação Municipal de São José dos Quatro Marcos, confirmou na manhã deste domingo (5), o registro de 2 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) existentes no município.

A Nota Técnica Informativa assinada pela secretária de saúde, Tayonara Cristiane Bitencourt da Silva, destaca que os pacientes com resultados positivos se encontram sobre acompanhamento de profissionais de saúde e isolamento domiciliar. Informou ainda que serão tomadas medidas necessárias para redobrar a identificação, notificação, isolamento, investigação e monitoramento de novos casos suspeitos.

A secretária de saúde e o Gabinete de Situação recomendou prudência e bom senso da população para o isolamento social no sentido de evitar a propagação do vírus no município e na região. E finalizou destacando que para evitar a propagação de falsas notícias e eventual estado de pânico, qualquer mudança no caso será comunicado através de nota oficial da Secretaria Municipal de Saúde.

Recomendações

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.


O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Veja a nota abaixo
http://www.jornaloeste.com.br/uploads/NOTA-TECNICA-INFORMATIVA-N%C2%BA04-CORONA-VIRUS.pdf.pdf

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Luiz Mário cardozo, em 06.04.2020 às 08:44

    Gaudêncio, vc está coberto de razão!

  • por Luiz Mário cardozo, em 06.04.2020 às 08:39

    As duas vitimas do corona,em Quatro Marcos ja estão computados no site da SES.

  • por Juliana, em 06.04.2020 às 07:13

    O cara da fecomercio em entrevista no bom-dia MT, só pra rir kkkkkkkk.

  • por Fernando, em 06.04.2020 às 07:09

    Pois é, estão abrindo o comércio, quero só ver em quem assumirá a culpa caso venha aumentar o quadro, mais estão defendendo o bolso, que se lasque a saúde né ? Políticos nunca aprendem e nunca irão assumir a culpa de nada. Desgoverno, descontrolado, dinheiro acima de tudo e de todos.

  • por Galdencio, em 05.04.2020 às 18:33

    Tentaram com a Amazônia em chamas, com a Marielle, com o porteiro do condomínio, com a avó da Michele, com a moça da banquinha de açaí, com o óleo venezuelano, com os palestinos, com o Queiroz, com a Joyce, com o Mácron, com o papa, com a China, com o Intercept, com os robôs do WhatsApp, com o Maia, com a Globo, com o Alcolumbre, com o STF, com a imprensa, com os governadores do nordeste, com o Witzel, com o Doria, com o Caiado, com o Centrão, com os filhos, com o Bebiano, com os militares, com o relacionamento desgastado com os ministros, com os milicianos, etc etc etc... Ou seja, a crise atual nada tem a ver com o COVID 19 e as estratégias para combatê-lo. Eles querem é derrubar o presidente pois com ele no poder Executivo ninguém mais consegue roubar o Brasil. Entendeu ou quer que desenhe?

  • por Galdencio, em 05.04.2020 às 16:03

    Parece que a imprensa não quer que exista remédio para o vírus chinês. Cloroquina é remédio desde 1934 inicialmente usado para tratar malária, depois como hidroxicloroquina usado para outras doenças auto-imunes, só agora merece preocupação os efeitos colaterais desse medicamento. Vale ressaltar que é medicamento que nós produzimos e não precisamos da ajuda de ninguém. Parem de torcer contra.

  • por Alberto, em 05.04.2020 às 14:35

    Confirmados, mas não vão aparecer na estatística do estado. Inúmeros casos em MT não estão sendo computados

 
Sitevip Internet