Notícias / Cidade

05/04/2020 - 09:21 | Atualizado em 05/04/2020 - 09:27

​Diocese de São Luiz completa 110 anos hoje

Por Jornal Oeste

Ilustração

Dom Galibert foi o primeiro bispo (Crédito: Ilustração)

Dom Galibert foi o primeiro bispo

Hoje, 5, completa  110 anos de criação da Diocese de São Luiz de Cáceres. Ele compreende 26 cidades. Além das paróquias da região  sudoeste, estão Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Barra do Bugres e Nova Olímpia.
A Diocese de Cáceres foi criada em 5 de abril de 1910, desmembrada da Diocese de Cuiabá. No mesmo ano, também foi criada a Diocese de Nossa Senhora da Candelária, em Corumbá, que também era ligada a Cuiabá.
 
A Diocese foi extremamente importante para o desenvolvimento da chamada grande Cáceres.
Varias cidades foram criadas e se desenvolveram com ação da igreja católica. Como exemplo, Araputanga, Jauru, Vila Bela e Mirassol D’Oeste e Porto Esperidião.
 
 Em Araputanga, a igreja é uma das fundadoras dos principais empreendimentos da cidade, entre eles, a Coopnoroeste, Rádio Arco Iris e a Faculdade Rainha da Paz.
 
A diocese é dirigida atualmente pelo bispo Dom Jacy Diniz Rocha.
 
O primeiro Bispo, de fato, foi Frei Luiz Maria Galibert. Em 1905, veio para as missões de Mato Grosso. Era da TOR e exercia as funções de Provincial Regional dos padres franciscanos franceses que aqui trabalhavam. Eleito pelo Papa Bento XV, foi sagrado Bispo em 15 de agosto de 1915, tomou posse no dia 3 de outubro.
 
Pioneiro infatigável que percorreu longas distâncias, até Rondônia, em seu zelo pela salvação das almas, permaneceu na função até 7 de maio de 1954.
 
Cansado e vencido pela arteriosclerose, renunciou e retirou-se para o convento de La Drèche, na França, sua terra natal.
 
Declarado Servo de Deus no pontificado de João Paulo II, tramita hoje na diocese de Albi, França, o processo de sua beatificação.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Anarquista, em 05.04.2020 às 09:44

    Parabéns! Merece mil palmas pelo serviço espiritual e social que realiza ao menos favorecidos da cidade.

 
Sitevip Internet