Notícias / Educação

04/04/2020 - 10:29

Projeto de extensão do IFMT Cáceres produzirá álcool em gel para famílias de baixa renda do município

Por Edna Pedro

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Como medida de prevenção à Covid-19, pesquisadores e extensionistas do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo produzirão álcool em gel 70% para distribuição gratuita à famílias em situação de baixa renda do município de Cáceres. O projeto coordenado pelo professor Admilson Costa da Cunha, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, foi aprovado esta semana por meio do edital de apoio à ações de extensão, lançado pelo IFMT, para soluções de enfrentamento à emergência de saúde pública decorrente do coronavírus.

De acordo com Admilson, inicialmente serão produzidos 4 mil embalagens de 500ml de álcool em gel, a 70%, para famílias cadastradas no Programa Bolsa Família. A produção subsidiada com recurso de custeio do IFMT será feita nos laboratórios do Campus Cáceres pela equipe do projeto composta por dez profissionais do quadro técnico e docente do campus.

"Com o quadro de servidores qualificados que temos, assim que chegarem os insumos já iniciaremos a produção seguindo todas as normas técnicas, com os cuidados necessários também de proteção para equipe. A nossa expectativa é que, em um pouco mais de uma semana, o álcool em gel esteja pronto para ser distribuído às famílias", afirma o coordenador.

Distribuição do produto

O álcool em gel produzido no IFMT Cáceres será distribuído às famílias pela Cooperativa de Consumidores Solidários e Sustentáveis (Cooperssol) em parceria com Núcleo da Unemat Unitrabalho, por meio de uma campanha de solidariedade que envolve 14 entidades, entre instituições educacionais, setores públicos, organizações não-governamentais, sindicatos, diocese e pastorais sociais da Igreja Católica. 

Segundo um dos idealizadores da campanha, o professor João Ivo Puhl, as entidades chegarão até as famílias com base no cadastro da Secretaria Municipal de Assistência Social, das pastorais sociais e de organizações não-governamentais que atuam na zona rural e urbana de Cáceres.

O propósito é ampliar a articulação e parceria para ajudar as famílias em situação de baixa renda a enfrentar as dificuldades geradas pela pandemia com a produção e entrega de kits contendo, além do álcool em gel fabricado no IFMT, informativo com orientações de prevenção à Covid-19, e material de higiene como sabão e detergente.

Mobilização

Participam da campanha de solidariedade junto com o IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, o Núcleo Unemat/Unitrabalho e a Cooperativa de Consumidores Solidários e Sustentáveis (Cooperssol), a Diocese São Luiz de Cáceres, Sessão do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe-Cáceres); Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat); Sindicato dos Profissionais da Educação de Mato Grosso (Sintep/Cáceres); Instituto Salesiano Santa Maria (ISM); Colégio Imaculada Conceição (CIC); Instituto Gaia – Programa Humedales Sin Fronteras; Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat; Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE-MT) e Secretaria Municipal de Assistência Social.

 "Além dessas entidades, nós estamos articulando com várias outras instituições para ampliarmos o número de parceiros nessa campanha. Precisamos pensar em solidariedade com as pessoas que mais precisam, que não tem como se auto-defender, se proteger. Essa é uma causa pelas pessoas e pela vida", afirma Puhl.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Adriane Do Nascimento, em 04.04.2020 às 13:24

    Isso é Responsabilidade Social!!! Parabéns pela iniciativa e conte comigo!!!

 
Sitevip Internet