Notícias / Politica

04/04/2020 - 10:20

Deputado reivindica equipamentos de proteção (EPIs) e respiradores para hospitais da região oeste

Por Rose Domingues

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Com o objetivo de garantir proteção aos profissionais da saúde no enfrentamento à pandemia do coronavírus (Covid-19), o deputado estadual Dr. Gimenez (PV) reivindica à Secretaria de Estado de Saúde (SES) a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, luvas, óculos, álcool em gel, álcool 70% e toalhas de papel, para as unidades da região oeste de Mato Grosso.
 
O parlamentar, que é do grupo de risco, por ter 68 anos e ser cardíaco, está participando das sessões e reuniões de casa (modo online), em São José dos Quatro Marcos, e explicou nesta quarta-feira (01) que os 22 municípios dessa regional contabilizam mais de 300 mil habitantes e por estar na fronteira com a Bolívia deverá receber a população do país vizinho, por isso as medidas precisam ser urgentes.
 
"Estes profissionais hoje, em geral, estão adquirindo as EPIs com recursos próprios ou estão trabalhando sem a devida proteção, o que é muito arriscado e também diminuirá a nossa força de trabalho no momento em que mais precisamos deles. Além disso, estão expondo as suas famílias e pessoas próximas", pontuou.
 
Outra demanda importante trazida por ele se refere à aquisição de ventiladores pulmonares (ventilação mecânica) para diversas unidades de saúde, entre elas, o Hospital Regional de Cáceres, Hospital Vale do Guaporé, em Pontes e Lacerda, Hospital Evangélico de Mato Grosso, em Vila Bela da Santíssima Trindade, e Hospital Municipal Samuel Greve, de Mirassol D'Oeste.
 
"Se considerarmos as projeções do próprio Governo de que 20% dos infectados necessitarão de cuidados médicos, concluímos que podemos ter uma população relativamente alta na região a depender destes equipamentos que atualmente são muito raros, portanto, é outra pauta urgente e esperamos sensibilidade do Estado para nos auxiliar na organização do sistema", acrescentou Dr. Gimenez.
 
Até a semana passada, quando a Secretaria de Estado de Saúde (SES) estava divulgando os casos suspeitos (passou a divulgar apenas os confirmados), havia: 03 casos suspeitos em Araputanga (um deles foi descartado – negativo); outros dois em Cáceres (um descartado – negativo); extraoficialmente, conforme as prefeituras, estão sendo monitorados ainda 02 pacientes de Pontes e Lacerda e um de Quatro Marcos.
 
Como médico, Dr. Gimenez explicou que o coronavírus pode desencadear um processo inflamatório nas vias aéreas e, principalmente, nos pulmões, sendo a causa de extensa pneumonia. A resposta anti-inflamatória exacerbada do sistema imunológico do paciente pode agravar a insuficiência respiratória, dificultando a absorção de oxigênio pelos pulmões.
 
"Então, nos casos mais acentuados, podermos ver quadros de hipoxemia (baixos níveis de oxigenação pulmonar), sepse (infecção generalizada) e alta de mortalidade entre doentes que fazem do grupo de risco (idosos, pessoas com hipertensão ou doenças cardíacas e portadores de doenças respiratórias, como bronquite, asmas e enfisemas pulmonares, ou seja, isso é muito sério".
 
Segundo o deputado, a possibilidade de tratamento com a equipe multidisciplinar em serviços de terapia intensiva realmente pode salvar muitas vidas, uma vez que possui como protagonista a utilização de respiração pulmonar artificial por pressão positiva, realizada por um equipamento que é capaz de garantir as trocas gasosas, preservando o cérebro, com aporte contínuo do oxigênio e ainda o descanso da musculatura respiratória. 
 
"As autoridades municipais têm sido proativas e orientado a população, mas ainda é insuficiente para um possível agravamento da situação, sei que o governo trabalha com números, mas não se trata apenas de números, são pessoas, que possuem famílias e qualquer vida é importante, não podemos perder ninguém e por isso que estamos trabalhando para ter estrutura adequada para atender a todos", finalizou.
 
Cenário estadual e nacional - Nesta sexta-feira (03), o Governo Federal confirmou 8.261 casos de Covid-19 no Brasil e 345 óbitos oriundos da doença. Em Mato Grosso, há 41 casos confirmados da Covid-19 e a primeira morte, em Lucas do Rio Verde. Os números são: Cuiabá (25), Rondonópolis (5), Várzea Grande (04), Sinop (03), Tangará da Serra (02), Lucas do Rio Verde (01), Nova Monte Verde (01). Não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, a melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Outras informações na Central da Saúde do Estado: 0800-647-1223, das 7h às 19h.
 
Prevenção - A orientação sobre os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas são:
 
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Tulio, em 04.04.2020 às 22:47

    Cargo de presidente de fundo só isto mesmo kkkkkkkk

  • por Ricardo, em 04.04.2020 às 21:37

    Fatinha consegui o contato do fornecedor dos respiradores que forneceu para o Sindicato Rural de Sorriso e me disse que não tem previsão de quando vai ter pra fornecer, sem contar que o preço está nas nuvens...... O último preço foi de 73 mil.

  • por silva, em 04.04.2020 às 18:29

    Fatinha,falou tudo, esta correto sua fala, aqui em caceres só temos baba ovo, se chutar o saco do Mauro mentes aqui temos vários que fica com a boca machucada....

  • por Fatinha, em 04.04.2020 às 11:26

    Esse lado de cá é um nada politicamente, pois Sorriso e Sinop já saíram na frente e já receberam doação de respiradores doados pelo Sindicato Rural de Sorriso e também pelo Sicred Celeiro do MT. Neste lado de cá, que até parece que é outro Mato Grosso, é só arrogância e prepotência e politicalha suja e muito o que nos torna mais fraco ainda politicamente. Minha opinião, ninguém precisa concordar, principalmente os que buscam cargos de puxa saco, baba ovo, lambe bota de políticos. É isso

  • por Júlio, em 04.04.2020 às 11:24

    Pega aquele dinheiro que os políticos destinaram para o FIPE nos últimos anos e constrói UTI agora!!!! Parabéns aos eleitores que elegem políticos que usam dinheiro público pra fonte na praça, pra show de graça.... agora vão lá se curar tomando banho na praça.

 
Sitevip Internet