Notícias / Saúde

02/04/2020 - 09:22

Promotores obrigam Francis a endurecer medidas de prevenção ao coronavírus

Por Sinézio Alcântara

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Além de evitar aglomerações, os estabelecimentos comerciais, em Cáceres, terão que disponibilizar um funcionário, com termômetro, para aferir a temperatura corporal dos clientes, antes de adentrar, principalmente, nos mercados, agências bancárias, casas lotéricas e demais locais de grande fluxo de pessoas. Essa é uma das medidas que foram inseridas no novo Decreto Municipal, que foi baixado na tarde desta quarta-feira pelo prefeito Francis Maris Cruz.

A decisão foi tomada, na manhã de hoje, em reunião entre o prefeito, os promotores Augusto Lopes Santos, Rinaldo de Almeida Segundo e o procurador-geral do município Bruno Cordova.  De acordo com o novo decreto, as pessoas que apresentarem temperatura corporal acima do normal, serão encaminhadas imediatamente a uma unidade de saúde do município.

O rigor nas ações para evitar a disseminação do coronavirus, partiu dos ministérios públicos estadual e federal. Cáceres é um dos municípios do Estado, onde o prefeito se mantém de pensamento alinhado com o governo federal, no sentido de manter as normas de segurança de combate a pandemia, mas contrário ao posicionamento de fechar os estabelecimentos comerciais, para evitar o colapso da economia.
 
No novo decreto, inclui-se também a obrigatoriedade dos estabelecimentos de fornecer álcool em gel para higienização dos clientes na entrada dos comércios; limitar o número de uma pessoa por família no interior do estabelecimento, para evitar aglomerações. E, ainda delimitar – com pinturas em faixas -, de uma área na entrada do comércio, de modo que cada cliente fique em uma distância mínima de um metro e meio um do outro.

Além das medidas imediatas, a principal e de maior dificuldade, proposta pelos representantes do MP e MPF, de acordo com o prefeito, será a criação de novos leitos hospitalares e aquisição de equipamentos como ventiladores e monitores mecânicos e luvas e máscaras, para socorrer eventuais vítimas do coronavirus. Eles sugerem a disponibilidade de, pelo menos, 50 leitos. A expectativa é de que de 6 a 20 de abril, será o “pico” da pandemia no país.

Em Cáceres, segundo eles, os hospitais São Luiz e Regional, contam com apenas 26 leitos disponíveis e serão necessários, no mínimo, mais 24 para totalizar os 50 e, dessa forma dobrar a capacidade dos atendimentos. A princípio, a ideia será transformar apartamentos e enfermarias em UTIs. Para suprir a necessidade de novos equipamentos a proposta será a aquisição dos ventiladores e monitores mecânicos que custam, atualmente, R$ 130 mil cada.
 
 
Para adquirir os ventiladores e demais equipamentos, a administração municipal já está mantendo contatos com o governo do estado e governo federal viabilizando emendas parlamentares para aquisição dos equipamentos da UTI.

Veja abaixo o decreto

http://www.caceres.mt.gov.br/downloads/Decreton1522020COVID19.pdf

Comentários

inserir comentário
12 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Rodrigo, em 03.04.2020 às 00:14

    Difícil ne tudo que faz nao est certo o povo adora fala mal nunca est contente o cert e fica em casa vamos contínua em CASA

  • por Cidadao, em 02.04.2020 às 21:01

    Sério mesmo o que o Paulo Renato escreveu?

  • por Paulo Renato, em 02.04.2020 às 15:38

    O Pedro Lucas. Tudo bem que você pensa assim a respeito do próximo... não sou professor de área humana e nem militantes militonto das esquerdas caviar brasileiras. Fiz uma pergunta. E quando alguém tiver uma resposta plausível e técnica ficarei grato pois de boas intenções e blá blá blá o inferno está cheio.

  • por Marcelina, em 02.04.2020 às 14:15

    Para Marilda Siqueira, os casos assintomáticos não estão isentos de perigo em meio à pandemia. "Parece que os assintomáticos excretam uma quantidade menor de vírus. No entanto, foi publicado um estudo relatando que vários assintomáticos têm carga viral bastante alta, e que teriam um papel importante na transmissibilidade" -https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/04/02/casos-assintomaticos-sao-perigosos-na-pandemia-alerta-marilda-siqueira.htm

  • por Reginaldo, em 02.04.2020 às 13:38

    Medida que pode gerar um efeito colateral: causar a sensação de segurança e fazer as pessoas relaxarem nos cuidados. Inúmeras pessoas estão com o vírus e são assintomáticas. Não terão febre. Sairão às ruas e podem transmitir o vírus sim, ainda que em potencial menor. Termômetro não resolve nada. Pouquíssimas pessoas estão sendo testadas, e os testes demoram dias para terem resultado. Vamos aguardar o tempo para verificar se Doutor Francis tinha razão.

  • por Pedro Lucas, em 02.04.2020 às 13:15

    Paulo Renato eh preciso alguém da sua família ser um caso para acordar para vida ? Sabe o significado de prevenção ? Não sabemos quem será infectado e colos será. Então, segure o que tem no bolso enquanto pode, segure suas economias e sossegue. Escute orientações de especialistas e não mimimi de quem não sabe m... alguma e fica batendo língua nos dentes.

  • por Paulo Renato, em 02.04.2020 às 11:20

    Alguém consegue fechar essa equação: se Cáceres não tem nenhum caso confirmado....entao quem vai transmitir o vírus pra outro. Por quê todos devem ficar isolado....ou tem caso sim e a omissão na divulgação. Mais que tem algo errado aí tem. Ou é esperteza,malandragem ,politicagem....

  • por Camila, em 02.04.2020 às 11:02

    Parabens prefeito

  • por Dani, em 02.04.2020 às 10:13

    Laercio, isso é de competência da saúde, do município estar controlando, os promotores estão corretíssimos em exigir mais medidas rígidas, pq tem gente por aí que fica fora da casinha achando que não é importante o isolamento, e tem outra quem pregar o fim do isolamento em redes sociais deveriam serem penalizados, pq são uns boca mole que não sabem de nada querendo chamar atenção e fazem com que alguns acreditem que o isolamento é bobagem colocando em risco parte da população. Até o tiozão está mudando de posição e levou um puxão de orelha do tiozão trump.

  • por Maria, em 02.04.2020 às 10:09

    Isso mesmo, sem mimimi, blá-blá-blá e pão e circo, a conversa é reta. Parabéns aos promotores

Mais comentários
 
Sitevip Internet