Notícias / Cidade

01/04/2020 - 08:14

Em Cáceres, MPF, MP Estadual e Defensorias Públicas reforçam a importância da manutenção de medidas de prevenção à covid-19

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria da República em Cáceres (MT), junto com a Promotoria Estadual e as Defensorias Públicas da União e do Estado, sediadas no município, emitiram na tarde desta terça-feira (31) um comunicado conjunto reforçando a importância da manutenção das medidas de prevenção recomendadas pela comunidade científica de saúde, para conter o avanço da covid-19 na região oeste de Mato Grosso.

No documento, os representantes dos órgãos alertam para o fato de que o isolamento domiciliar é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como medida com eficácia testada e aprovada em diversos países, para diminuir a curva ascendente de casos de contágio do coronavírus. Enfatizam também que o isolamento social é fator decisivo para se ganhar tempo a fim de preparar as estruturas hospitalares para o combate à pandemia. “Esse tempo, aliás, pode ser a diferença entre ter mais leitos de UTI, respiradores e máscaras e não tê-los”.

Os membros do Ministério Público Federal, do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública da União e da Defensoria Pública do Estado, lotados em Cáceres, ressaltam que reconhecem a preocupação relativa à questão econômica, principalmente dos cidadãos que tiveram o sustento prejudicado pelo isolamento social, mas enfatizam que o prejuízo deve ser combatido com intervenção do Estado, a fim de suprir as necessidades da população, seja com pacotes de estímulo econômico ou com a ampliação de políticas de renda mínima, e “não com a ilusão de que é possível o retorno à normalidade, sem assumir o risco de milhões de mortes em curto prazo”.

Eles destacam que permanecem atuantes e atentos à defesa dos direitos e à preservação da vida dos cidadãos da região oeste de Mato Grosso. “O momento recomenda ouvir a voz lúcida da comunidade científica mundial: fiquem em casa para a preservação de vidas". Assinaram o documento os procuradores da República Bernardo Meyer Cabral Machado e Júlio César de Almeida, os promotores de Justiça Augusto Lopes Santos e Rinaldo Segundo, os defensores públicos estaduais Saulo Fanaia Castrillon, Thaís Cristina Ferreira Borges e Vinicius Sant’Ana Rissato, e o defensor público federal Pablo Farás Souza Cruz.

Íntegra do comunicado

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Maria silva, em 02.04.2020 às 07:48

    Desgoverno está descontrolado, fora da casinha, tiozão tá manhoso, cri cri injuriado pq nao estão seguindo as ideias de alucinações e muitos estão assim, alguém tem que tomar uma atitude. Parabéns

  • por Leandro, em 01.04.2020 às 18:48

    Estudantes com 75% da faculdade de medicina já podendo atuarem como médicos ? Eh isso produção ? Que garantia tem isso ministério público ? Sair assim ?? Se concluindo o curso já fazem c.... imagina agora ? Por favor ministério público, justiça lá seja lá o que for pelo amor de Deus !

  • por Elaine, em 01.04.2020 às 13:09

    E tem que fazer as pessoas que ficam em redes sociais apoiando o fim do isolamento assinarem um termo de responsabilidade principalmente dando a vaga dela nos hospitais caso venha ser infectadas, pq é desaforo a OMS falar em isolamento e fica um pau rodado que não sabe de nada dando um de especialista falando besteira e incentivando os outros a saírem ou fazerem carreatas ou campanhas contra o isolamento, esses não gostam nem da própria vida e querem ferrar a dos outros. Passou da hora de alguns tomarem vergonha

  • por Junior, em 01.04.2020 às 11:06

    Graças a Deus e aos ministérios ainda existe sensatez nessa fase ainda ! Pq tem Meia dúzia de gato pingado que não sabe aonde começa o pé e termina o .... que quer que a população transite !

 
Sitevip Internet