Notícias / Cidade

31/03/2020 - 08:42

Cacerenses se voluntariam para ajudar idosos e grupos de risco

Por Jornal Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Igrejas, conselhos e outras entidades organizadas de Cáceres estão se voluntariando para ajudar idosos e grupos de risco que estão em isolamento por prevençaõ ao coronavírus. Ao menos quatro estão divulgando a disposição nas redes sociais.

A servidora da Unemat Luitt Conceição Ortega conta como sugiu o movimento e o que ele está propondo.

'A experiência da quarentena é uma excepcionalidade na vida de muitos de nós. Estamos travando uma luta entre o temor de ser alcançado pelo desconhecido novo COVID19 e a necessidade de mudança de nossos hábitos culturais. 

Conhecemos pouco sobre esse novo vírus, mas sabemos que ele é altamente contagioso e propaga velozmente. Também que pode ser fatal para pessoas que são consideradas do grupo de risco.

Aos arredores do mundo, muitas nações adotaram o distanciamento social e outras até a mais severa quarentena. Em alguns lugares são aplicadas até multas para pessoas que são encontradas na rua e não estão no grupo de pessoas que estão a serviço da população neste tempo.

O distanciamento social e/ou a quarentena não serve apenas para proteger as pessoas do grupo de risco, mas a nós mesmos, porque como o contágio é rápido muitos podem adoecer ao mesmo tempo e o sistema de saúde entrar em colapso porque não vai conseguir atender a todos ao mesmo tempo.

Como dissemos, há pessoas que estão em um grupo considerado de risco. Ou seja, são pessoas que se forem contagiadas pelo vírus, podem ter a forma mais agressiva da doença e correm risco de morte. São pessoas com câncer, os diabéticos, os cardíacos, os que tem doenças autoimunes e os idosos.

Desse grupo os mais facilmente identificados são os idosos. No desejo de protege-los, muitos memes e vídeos surgem alertando-os ou mesmo repreendendo-os para que fiquem em casa e se protejam. Como de costume, há muitos exageros nesses materiais e isso tem causado muitas situações de embaraço, constrangimento e até tristeza em idosos que assim como muitos de nós, necessitam sair de suas casas para ir a farmácia, mercado e até agências bancárias e lotéricas.

Mais que qualquer outra coisa, precisamos de amor e empatia. Vamos compreender que muitos idosos costumeiramente vão sozinhos aos bancos e passam nas lotéricas para pagar suas contas. Vão as farmácias e mercados e o fazem isso com certa frequência por necessidade. Acredito que a frequência deve ter mudado, mas vamos compreender que assim como nós, as vezes precisam ir a esses lugares por necessidade.

Alguns grupos de pessoas se manifestaram voluntárias para atender os necessitados dos grupos de risco para o COVID19, todavia, sabemos que culturalmente, muitos não se convencerão de utilizar desse serviço tão facilmente e alguns nem saberão que podem contar, pois não tem acesso as mídias sociais.

Enfim, se for para convencê-los da necessidade de maior cuidado e proteção contra o COVID19, que seja numa conversa mais próxima, mais amorosa, procurando saber se ele dispõe de alguém de sua confiança que pode fazer isto por eles. Não vamos mais achincalha-los nas ruas.

Não é demais lembrar que a importunação ofensiva ao puder é crime e o agente ativo também se sujeita a reparação de danos morais que porventura venha causar a vítima. 

Em Cáceres, para esclarecer questões sobre os direitos dos idosos, basta procurar o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos. O atendimento é feito pelo telefone: 065-99952-3468 (informações no site). Para situações de infração, a denúncia pode ser feita diretamente para Polícia Militar, através do 190.'

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet