Notícias / Saúde

21/03/2020 - 07:56 | Atualizado em 21/03/2020 - 07:57

Suspeitos de coronavirus em Cáceres recuperam bem, mas permanecem isolados e em quarentena

Por Sinézio Alcântara

Pedro Miguel

 (Crédito: Pedro Miguel)
Os dois caos de suspeitos de coronavirus, registrados em Cáceres, o militar do Exército e a mulher grávida, estão recuperando bem de saúde. Porém, permanecem sob observação médica, isolados e em quarentena. O sargento no Hospital São Luiz e a grávida, em casa. A expectativa é de que, os dois casos não serão confirmados.
 
A informação foi dada na tarde de ontem (sexta-feira) pela diretora do Escritório Regional de Saúde, Antônia Oliveira, durante reunião, promovida pelo Ministério Público (MP), com representantes das polícias Federal, Civil, Militar, Rodoviária, Hospital São Luiz e Regional, órgãos de saúde (Secretaria Municipal e Escritório Regional) e imprensa.
 
“Os pacientes se recuperam muito bem, estão praticamente, fora de risco, mas permanecem sob observação, isolados e em quarentena que é o critério adotado pelos organismos de saúde para casos dessa natureza” afirmou.
 
Realizada na sede do MP, a reunião foi uma iniciativa do promotor Rinaldo Almeida Segundo, para adoção de medidas, juntos aos órgãos, no sentido de conter a aceleração do coronavirus, assim como traçar diretrizes de informações, principalmente, entre os agentes de saúde e imprensa, para evitar noticias desencontradas e “Fake News” sobre a pandemia.
 
 “Entendemos a intenção dos jornalistas em sair na frente, em dar as informações em primeira mão, os furos de reportagens. Mas, temos que nos conscientizar que o caso é muito sério, no mundo todo. E, necessário prudência para levar as informações corretas, sob pena de, ao invés de informar, desinformar a população e causar pânico” alertou o promotor.
 
Além do promotor, representantes de cada órgão, informaram o que estão sendo feitos para auxiliar no sentido de impedir a propagação do coronavirus. A maioria chamou atenção para a orientação básica: para que as pessoas evitem aglomerações e só saiam de casa em caso de extrema necessidade.
 
Representante da Secretaria Municipal de Saúde, Wanderly Muniz, explicou que independente de ser suspeito ou não todas as pessoas que estiverem com sintomas de gripe tem que se recolher em quarentena. E, que, em casos de febre, tosse e falta de ar, as pessoas devem procurar, imediatamente, as unidades de saúde.
 
Diante das inúmeras informações, o Jornal Expressão e o site Expressão Noticias irão divulgá-las, gradativamente. E, de acordo com o surgimento de fatos novos a cerca do assunto.
 
No Estado já são 73 casos suspeitos e um confirmado
 
O número de casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso chegou a 73 na sexta-feira (20). O dado foi divulgado pelo secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo em transmissão ao vivo via Facebook do governo. O secretário alerta que nos próximos dias muitos casos suspeitos devem surgir, consequentemente o número de casos confirmados também.
 
Neste sentido, reforça a recomendação para evitar aglomerações e apela pelo isolamento social. “Em 30 dias um único caso positivo pode transmitir para 400 pessoas. Se nós apertarmos o cerco em 70% a circulação de pessoas, em 30 dias teremos apenas 3 pacientes infectados”, projeta.
 
Os casos suspeitos estão nas cidades de Cuiabá (27), Lucas do Rio Verde (6), Rondonópolis (5), Várzea Grande (4), Tangará da Serra (3), Aripuanã (3),  Campo Novo do Parecis (1), Sinop (2), Araputanga (1), Cáceres (2), Campo Verde (2), Ipiranga do Norte (1), Juína (1), Juruena (1), Nova Xavantina (2), Poxoréu (1), Primavera do Leste (2), São José do Rio Claro (2), Sinop (1), Tangará da Serra (1), Comodoro (1), Nova Monte Verde (1), Novo Horizonte do Norte (1), Pedra Preta (1) e Peixoto de Azevedo (1).

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por servidora, em 21.03.2020 às 10:17

    Só não entendi pq a chefe do Escritório Regional não deixou a servidora falar do Coronavirus se caso chegar em Caceres ou região? Farinha do mesmo saco do prefeito. Absurdo.

  • por Araputanga, em 21.03.2020 às 10:14

    O que essa servidora quer mostrar aí na frente? Agora ela aparece né?. Quando saímos daqui de Araputanga para conversar com ela , não conseguíamos, pq só vivia em Cuiabá. Essa gosta é de foto e mídia. ,

  • por Cidadã preocupada, em 21.03.2020 às 08:59

    Hj a cidade está normal! Lotérica cheia! MUITAS pessoas indo pescar!!! Vida q segue!!!! NÃO!!! Não pode ser assim!!! Temos q ficar em casa!!! As pessoas não estão levando a sério essa situação!!! Caceres tem pouquíssimos leitos de UTI! E leitos de hospital tb, os quais já estão praticamente tds ocupados. Ou o prefeito toma medidas mais severas e cada começa a fazer sua parte ou a partir da próxima semana vamos começar a pagar o preço! PELO AMOR DE DEUS! Fiquem em casa!

  • por Jota, em 21.03.2020 às 08:20

    É quando é que vão olhar para os bancários? Cada servidor ali atende mais de 30 pessoas/dia. Os servidores tem família, alguma medida de fechamento deve ser tomado.

  • por Maycon Douglas, em 21.03.2020 às 08:09

    lembre-se todos pode ate ser apenas supeita mais fiquem em casa pfv os hospitais de Cáceres não tem capacidade para atender pessoas com esse casos,não podemos irmos para outro lugar se vc aparecer com um caso critico em Cáceres infelizmente vc morrerá...mais isso eles não fala pq sabe q a sustara vcs...mais isso é a vdd

 
Sitevip Internet