Notícias / Cidade

19/03/2020 - 08:44

Por causa de coronavírus, prefeito de Cáceres suspende velórios

Por Joner Campos

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
 
Por causa do avanço do coronavírus, o prefeito Francis Maris (PSDB) anunciou na tarde desta quarta-feira (18) a suspensão por tempo indeterminado de eventos de superiores a 20 pessoas na cidade de Cáceres.
 
Na terça-feira, (17) ele já havia anunciado que suspenderia as aulas na rede municipal de ensino a partir de segunda-feira (23). A cidade não teve nenhum caso confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT).

O prefeito anunciou também a suspensão dos eventos públicos com mais de 20 pessoas e a recomendação para que os privados também não sejam realizados. A medida é para evitar aglomerações.

As medidas constam do Decreto Nº. 120 DE 18 de Março de 2020 está sendo adotada por tempo indeterminado para prevenir riscos de transmissão direto do Covid-19.

As atividades do Centro de Convivência do Idoso foram suspensas, já que as atividades desenvolvidas no local envolvem o grupo de risco.

Nesta quarta-feira (18) foi anunciado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), o primeiro caso suspeito de COVID-19 em Cáceres.

Em relação ao atendimento nos hospitais, o prefeito informou que cada instituição constituiu comitês próprios e as deliberações sobre alterações nos atendimentos serão feitas separadamente.

Diante disso, o prefeito recomendou que as pessoas que estejam com sintomas graves, com desconforto respiratório, por exemplo, são indicadas que a pessoa busque atendimento em uma unidade de saúde.

"Precisamos entender que precisamos ficar em casa. Não podemos determinar que uma pessoa fique em quarentena e ela saia de casa. Isso é um desrespeito a cidade. O avanço dessa doença é em progressão geométrica. Não temos que criar o pânico, temos que criar ações responsáveis", destacou.

Francis ressaltou ainda que especialmente os idosos devem evitar ao máximo situações de aglomerações, tendo em vista que são mais vulneráveis a contraírem a doença. A recomendação é de atenção redobrada às ações de higiene e distanciamento social.

Veja o link abaixo:
DECRETO Nº. 120 DE 18 DE MARÇO DE 2020

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Cacerense revoltado, em 19.03.2020 às 12:23

    Senhor prefeito o que o senhor tá esperando pra fechar a fronteira com a Bolívia??????vai esperar almentar os casos???? O senhor está brincando com a saúde da população né

  • por Rodrigo, em 19.03.2020 às 11:56

    Até que enfim caiu na real. Ainda bem que o Prefeito tomou algumas medidas necessárias para evitar a propagação do Coronavirus 19. Prefeito é muito bom ouvir as pessoas e seguir os exemplos dos Srs Presidente da República e governadores, que já estão editando medidas drasticas, mas necessárias.

  • por Paulo Renato, em 19.03.2020 às 08:55

    Ótimo: Parabéns ao nobre gestor pela eficiência....quando vai sair o decreto que proibi o povo cacerense de morrer e ficar doente.A incompetência aliada ao sensacionalismo produz tanta aberração jurídica pior que a pandemia.

 
Sitevip Internet