Notícias / Cidade

16/03/2020 - 07:37

Setecentos e oitenta e oito acidentes de trânsitos foram registrados em Cáceres em 2019, diz Bombeiros

Por Sinézio Alcântara

Expressão Notícias

 (Crédito: Expressão Notícias)
Setecentos e oitenta e oito acidentes de trânsito foram registrados pelo Corpo de Bombeiros em Cáceres, no ano de 2019. Uma média de 2,15 acidentes por dia. É o que consta em um relatório da corporação a que o Jornal Expressão teve acesso. No documento consta ainda o atendimento de 10 afogamentos, a maioria com mortes, 32 incêndios em edificações e ainda 40 transportes clínicos – pessoas doentes encaminhadas para o socorro médico pela guarnição.

O número de ocorrências é maior que em relação ao ano de 2018. No total, em 2019, foram 2.210 atendimentos pré-hospitares, contra 1.811 do ano de 2018. O aumento, de acordo com o comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar (2ª CIBM), capitão Raul Castro, decorreu pela capacidade de atendimento da unidade, com a chegada de novas viaturas e militares. “O aumento dos atendimentos foram em razão da melhor estrutura da companhia” explicou.

Além de 788 acidentes de trânsito, consta também no quesito Registros Pré-hospitalares, de 2019,  do relatório, o atendimento pela guarnição de 53 acidentes pessoais, 1 amputação traumática, 2 choques elétricos, 351 casos de emergência química, 18 casos de envenenamento e intoxicação, 450 ferimentos diversos, 6 de hemorragias, 257 mal súbitos, 11 casos de parada cardiovascular, 10 de paradas respiratórias, 45 casos de parturientes, 211 casos de quedas e 7 de queimaduras.
 
O documento chama a atenção, conforme o capitão Castro, em vários quesitos, entre eles, o número de casos de envenenamento e de parturientes atendidas pela guarnição. “Realmente é muito alto o número de pessoas envenenadas que foram socorridas por nossas equipes. Assim como o de parturientes. Acredito que, pelo menos, 10 dos 45 casos, os partos foram feitos pelos bombeiros porque as mulheres entraram em trabalho de parto na viatura”.

No quesito Proteção Busca e Salvamento, o relatório diz que foram atendidos pelos bombeiros de janeiro a dezembro de 2019, 10 casos de afogamentos, dos quais vários com óbitos, 75 de capturas de animais, 6 registros de pessoas desaparecidas, 69 cortes de árvores, 20 suicídios e tentativas de suicídios e 28 casos de insetos agressivos. Nesses casos, conforme o oficial, o alerta é para o número de suicídios, assim como de afogamentos.

“Geralmente evitamos comentas suicídios e tentativas. É uma forma de não chamar a atenção para os casos dessa natureza. Em relação aos afogamentos, diminuíram em relação, ao ano anterior” diz acrescentando que “os motivos da redução foram as placas de sinalizações nas baias e praias frequentadas por banhistas” e que “isso pode ser melhorado ainda mais quando forem contratados guardas vidas e instalações de sinalização noturnas nas áreas de banho no rio”.
 
No relatório constam outros quesitos como, IncêndiosProdutos Perigosos e Atividades Comunitárias. Em relação a Incêndio, aponta que foram 32 atendimentos em edificações, 136 em vegetações, 1 em embarcação, 14 em terrenos e 21 outros. De Produtos Perigosos, constam 2 atendimentos de GLP e 6 com outros gases. No que se refere a Atividade Comunitária foram 50 atendimentos de apoio, 40 de transportes clínicos, 1 desfile, 48 palestras e treinamentos e 152 prevenções.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por MOSSUETO, em 16.03.2020 às 14:15

    Parabéns aos guerreiros do corpo de bombeiros, com uma equipe reduzida, prestou tanto serviço a comunidade, demonstrando o amor que eles tem a farda que usam.

  • por O cacerense, em 16.03.2020 às 11:21

    Ta de parabéns os quereiros do corpo de bombeiros de prestar um ótimo serviço a sociedade de Cáceres e região

 
Sitevip Internet