Notícias / Cidade

15/03/2020 - 12:40 | Atualizado em 15/03/2020 - 12:51

Faculdade quer abrir mais cursos em San Matias

Por Sinézio Alcântara

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) fará uma parceria, para intercâmbio de informações, com a Faculdade de Santa Cruz de La Sierra para implantação de um Curso de Medicina, em San Matias (BO). A província boliviana se localizada a 101 quilômetros de Cáceres. A faculdade de Santa Cruz, já dispõe de um campus, em San Matias, onde funcionam os cursos de Direito e Contadoria Pública. E, mais três cursos devem começar, no 2º semestre do ano.

A implantação do projeto foi anunciada, no dia 6 de março, em Cáceres, durante reunião entre autoridades brasileiras e bolivianas. Entre elas o prefeito Francis Maris Cruz, a vice-prefeita Eliene Liberato Dias, o presidente da Câmara, Rubens Macedo, o prefeito de San Matias, Fábio Lopes Olavo, o cônsul boliviano Abrahan Cuéllar Araújo e o representante da Faculdade de Santa Cruz, Márcio Aranda Garcia.

As autoridades, tanto o prefeito Francis quanto Fábio destacaram a iniciativa do projeto, principalmente, em razão de Cáceres (Brasil) e San Matias (Bolívia), terem sido incluídas na lista de “cidade gêmea” o que, pela portaria do Ministério do Desenvolvimento Rural, facilita a integração urbana entre os países vizinhos, bem como permite o livre comércio na região da fronteira.
 
Representante da Faculdade de Santa Cruz de La Sierra, professor Marcio Aranda Garcia, informou que, a instituição já dispõe de um pólo na província de San Matias, com dois cursos em funcionamento – Direito e Contadoria Pública. E, a previsão é de que no segundo semestre deste ano, sejam implantados os cursos de Enfermagem, Veterinária e Engenharia Agrícola. A faculdade, explicou, está instalada na sede da antiga Zona Franca de San Matias.

O curso de Medicina, em San Matias, de acordo com Aranda, está previsto para o início de 2021. Informou que, atualmente, cerca de 22 mil brasileiros, estudam em universidades bolivianas. O maior número, afirma, na Faculdade de Medicina de Santa Cruz de La Sierra. Avalia que, instalação do curso de Medicina, em um polo da faculdade em San Matias, irá facilitar, em muito, a situação dos estudantes.

Diretora Política, Pedagógica e Financeira da Unemat, Zulema Neto Figueiredo, ressaltou que a iniciativa é “louvável” e que a Unemat, será parceira da instituição boliviana, principalmente, no intercâmbio de informações e tecnologia. “A Educação é o principal instrumento de crescimento de uma nação. A Unemat será parceira da Faculdade de Santa Cruz. Iremos trocar informações e tecnologias” assinalou.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Maria Souza, em 16.03.2020 às 18:44

    USO A SAÚDE PÚBLICA E NÃO QUERO SER ATENDIDO OU PASSAR POR COBAIA DE ALUNO

  • por Luiz Alvaro, em 16.03.2020 às 18:41

    Agora que chegou a hora do vamos ver, com essa pandemia se alastrando, inscrições abertas para os “ deuses com Crm “ quero ver quanto tempo aguentam ficar em área quando a pandemia chegar ao nível que as autoridades estão prevendo, conheço alguns aí que nem em pacientes querem tocar, imagina na hora da suspeita . Aí vamos ver quem fez a tal medicina por amor ou não kkkkkkk, façam suas apostas, cartas nas mesas, não saiam de casa pq se precisar de serviço público .....

  • por Junior, em 16.03.2020 às 17:37

    Só nessas horas que medicina do exterior serve né ? Já que medicina da unemat eh a excelência mesmo ..... o Crm sabe disso ? Pq eles estão sabotando tudo, o país em Pandemia e e o Crm por trás desse governo de ..... convocando alunos de medicina ao invés de escalar brasileiros formados no exterior. Conheço bastante que estão no mais médico e estão se destacando, talvez o medo do Crm seja esse, de que percebam que a medicina no Brasil não é tão excelência assim como fazem crer ! Falta material, falta estrutura, falta tudo, menos soberba né Crm ?

  • por Paulo Renato, em 15.03.2020 às 13:26

    A reportagem diz apenas que, talvez em 2021 teremos um curso de medicina na cidade de Sam Matias. O resto é apenas carta de intenções e muitas promessas em ano eleitoral.

  • por Marcelo, em 15.03.2020 às 12:49

    A excelência do curso de Medicina de Cáceres sendo internacionalizada. Parabéns, Unemat! So mesmo um curso de excelência conseguiria essa parceria internacional.

 
Sitevip Internet