Notícias / Saúde

14/03/2020 - 08:25

Com dívida milionária hospital São Luiz deve fechar as portas em Cáceres

Por Jornal Oeste/Assessoria

Ilustração

Jean Spicigo, diretor do São Luiz (Crédito: Ilustração)

Jean Spicigo, diretor do São Luiz

Em nota a imprensa divulgada ontem, 13, a Pró-Saúde alertou a população que possui divida impagável e pode fechar as portas a qualquer momento. O maior devedor é o governo do Estado.
Lei a nota abaixo:
 
NOTA À IMPRENSA
 
A direção do Hospital São Luiz, em respeito à sociedade cacerense e aos seus clientes e usuários atendidos, vem a público esclarecer importantes informações: Presente na história da região há mais de 80 anos, o Hospital São Luiz coleciona avanços na excelência assistencial, desde dezembro de 2018, após se tornar uma unidade própria da Pró-Saúde.
 
Em 2019, realizou mais de 40 mil atendimentos, reduziu a taxa de mortalidade e se tornou maternidade referência para toda a região Oeste do Mato Grosso – obtendo o selo Amigo da Criança; Presta atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e privado – sendo 70% do faturamento proveniente do SUS.
 
Nos últimos meses, como é de conhecimento público, vem enfrentando sérias dificuldades para continuidade na prestação de serviço, situação provocada pelo atraso no recebimento de repasses públicos; Atualmente, o hospital possui um déficit de R$ 8,5 milhões e enfrenta dificuldades para equilibrar o fluxo de caixa, pois faltam recursos para manter as contas em dia;
 
Leia mais:   TCE-MT vai doar cerca de 500 computadores para escolas municipais com Ideb abaixo da média
Nos últimos meses, o Hospital São Luiz busca uma renegociação de cláusulas no contrato celebrado com o Estado, no que tange ao fluxo de repasse financeiro, mas não houve êxito até o momento;
 
Atualmente, o repasse do Estado é feito entre 97 e 120 dias após a prestação de serviços, o que dificulta que o hospital honre seu compromisso com fornecedores e a permanência das equipes de profissionais médicos trabalhando no hospital.
 
Diante de toda a situação exposta acima, a direção do Hospital São Luiz vem pleiteando, junto à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, uma reunião para resolver questões contratuais que são fundamentais para solucionar esta crise, dentre elas, pede-se que o prazo de pagamento seja reduzido e que os repasses sejam regularizados.
 
A renegociação do contrato é fundamental para que o Hospital São Luiz tenha condições de continuar prestando serviço à comunidade.
 
Desta forma, em respeito à população cacerense, o Hospital São Luiz faz questão de manter a transparência e esclarecer a real e grave situação financeira em que se encontra, no que compromete-se e trabalha arduamente para revertê-la.

A instituição também reafirma seu compromisso com a população e pede apoio para continuar a oferecer seus serviços, sempre atrelados aos nossos valores e práticas de humanização, sustentabilidade, integridade e qualidade.

Comentários

inserir comentário
18 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Olho vivo, em 15.03.2020 às 07:41

    Seria interessante voltar a associação Santa Catarina,muito competente no quesito saúde pública, infelizmente a população menos favorecida sempre pagando a conta, ou seja ficando desassistida,uma pena tudo isso.

  • por Cidadão, em 14.03.2020 às 21:11

    Os planos de saúde, vários estão sem atendimento no hospital. Difícil de entender como querem obter receita deixando de atender os usuários.

  • por Jose Carlos Rodrigues, em 14.03.2020 às 14:18

    Veja oque esta Pro Saude esta fazendo....pedindo para a Folha de Sao Paulo, ligar aos usuarios do HSLC, para fazer pesquisa de atendimento. Com certeza esse degestor do Hospital esta envolvido nesta tramaio desta pesquisa o MP tem sim que investigar estes fraudulentos da Pro Saude. Esse degestor tem que dar explicacoes ao MP, pelo desvio de dinheiro e tramaio que o mesmo vem fazendo no HSLC.

  • por Já fui intelectual, em 14.03.2020 às 13:59

    A Congregação Santa Catarina deveria alugar o prédio para o governo estadual assim desafogava o hospital Regional e serveria como hospital universitário com outra especificidade. Pense nisso!

  • por Valéria, em 14.03.2020 às 12:21

    Os nossos vizinhos bolivianos, como está a participação?

  • por servidora, em 14.03.2020 às 12:09

    Cadê o todo poderoso do RT da UTI do São Luiz, cadê as estatísticas reais...tudo falcatrua..

  • por Cidadão Carcerense, em 14.03.2020 às 11:31

    Não estou entendendo mais nada ...Este diretor não foi na Câmara dos Vereadores explanar que o Hospital estava a mil maravilhas com estatísticas e falando de atendimento qualificados e agora divulga esta nota no jornal ..Acho que está na hora de se investigar. A lava jato esta em Cáceres

  • por SERVIDOR REVOLTADO, em 14.03.2020 às 11:03

    É de notório saber que após a entrada desde que a Pró Saúde entrou para administrar o nosso querido Hospital São Luiz a qualidade dos serviços caíram drasticamente.... A atual administração sufocou os antigos médicos que por insatisfação acabaram por jogar a toalha e deixaram de realizar o atendimento, a maioria deles de grande renome na cidade... A UTI que sempre foi um local onde se desenvolvia um trabalho digno e recuperador vidas ... com profissionais sem graduação suficiente para atuar neste setores e as mortes aumentaram . Agora vem culpar o governo pela incompetências de não conseguirem atingir metas e prestar contas para o Estado... ninguém paga ninguém se não tiver como mostrar quanto esta devendo.... Já conseguiram prestar contas do mês de janeiro

  • por Servidora, em 14.03.2020 às 10:53

    "Obtendo o selo IHAC em 2019?" Alguém por favor comunique a gestão e sua equipe de divulgação que o Selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança- IHAC(OMS e UNICEF), um selo conferido aos hospitais que seguem políticas de atenção a saude materno infantil (amamentação, Cuidado Amigo da Mulher, garantia de livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas e cumprimento da NBCAL) foi concedido ao Hospital São Luiz pelo Ministério da Saúde em 2013!!

  • por SERVIDOR REVOLTADO, em 14.03.2020 às 10:51

    A Pro Saúde acabou com a Saúde no Rio de Janeiro e em outros Estados e agora quer fechar as portas do nosso querido Hospital São Luiz, que foi fundado para beneficiar a saúde de nosso município e que prestou grande serviço para nossa região e agora essa Pró Saúde vem querer culpar o Governo do Estado pela incompetência ..... Por que não deu certo nos outros Estados ???

Mais comentários
 
Sitevip Internet