Notícias / Cidade

13/03/2020 - 08:22 | Atualizado em 13/03/2020 - 10:02

Cáceres cria protocolo para prevenir coronavírus. Suspeitos tem que ir para o PAM

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
'Apesar de ter febre, tosse, dificuldade para respirar e estar resfriado, não significa que a pessoa esteja com o Coronavírus'. A afimação foi feita pelo Médico Pneumologista Rodrigo Perez ao Jornal Oeste.

Apesar dos inúmeros casos e mortes pelo mundo, o médico diz que o Coronavírus não é tão letal quanto o H1N1.

Procuramos as autoridades do Estado e da prefeitura para saber que medidas estão sendo adotadas para identificar possíveis infectados.

Descobrimos que um protocolo foi criado.

Quem estiver com os sintomas deve procurar o Pronto Atendimento Médico (PAM) e no caso de particulares, o Hospital São Luiz.

Os pacientes serão avaliados. Se a suspeita for grande, o PAM aciona a Vigilância Epidemiológica do município para a coleta de material e orientação para medidas de isolamento. 

No São Luiz o procedimento é o mesmo, porém o material coletado, assim como os dos pacientes do Regional, serão enviados para o Lacem em Cuiabá para checagem.

De acorco com Antonia Maria Rosa, chefe do Escritório Regional de Saúde de Cáceres, a referência é o Hospital São Luiz, mas somente para os casos moderados a graves. Os casos leves (que são a grande maioria) faz o primeiro atendimento e coleta no próprio PAM e vai para casa ficar em isolamento social. Para o Hospital Regional só vai como segunda opção, se no São Luiz não tiver vaga.

Fármacias de Cáceres já não tem alcol gel e máscaras.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Tulio, em 13.03.2020 às 15:49

    Esta informação e a desinformação é a mesma coisa, ou seja para continuar a rotina normal...só podia ser do estado de calamidade mato grosso...

  • por Luiz Miguel, em 13.03.2020 às 11:59

    Penso que já deveria fazer hospital de campana para atender só pessoas com sintomas de gripe forte evitar de ir onde tem outras pessoas Já passei por algumas farmácia e não tem álcool gel e nem máscaras Eles falam que tem um protocolo a seguir O trem tá feio

  • por maria jose, em 13.03.2020 às 11:26

    "Nem Deus há de deixar", até o doente ser atendido no PAM, já terá contaminado muitas pessoas só na espera.

  • por Ricardo, em 13.03.2020 às 09:11

    Deus proteja os pacientes de Cáceres!

 
Sitevip Internet