Notícias / Cidade

11/03/2020 - 10:07

Marinha festeja 101 anos em Cáceres

Por Jornal Correio Cacerense

Jornal Correio Cacerense

 (Crédito: Jornal Correio Cacerense)
Há 101 anos desempenhando o papel de zelar pela segurança da navegação nos rios e lagos na fronteira oeste de Mato Grosso, a Agência Fluvial de Cáceres comemora amanhã,12, mais um aniversário.

Criada pelo Decreto nº 13.495, de 12 de março de 1919, com a denominação de “Agência da Capitania dos Portos dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em Cáceres”. Passou a denominar-se Agência Fluvial de Cáceres, de acordo com a Portaria Ministerial nº 276, de 19 de setembro de 1997.

Atualmente, subordinada a Capitania Fluvial de Mato Grosso, a Agência Fluvial de Cáceres, tem sob sua responsabilidade a jurisdição de 35 municípios, com capacidade operacional para o atendimento à intensa navegação amadora atuando na malha fluvial da região, tendo como nobre missão de zelar pela Segurança da Navegação, Salvaguarda da Vida Humana e conscientização para evitar poluição ambiental por parte das embarcações.

Em seus 101 anos de existência, a Agência Fluvial de Cáceres sempre esteve presente nos grandes acontecimentos da cidade, a exemplo o Festival Internacional de Pesca. Dentre os diversos serviços prestados, são realizadas frequentemente Inspeções Navais configuradas em verificar as condições de segurança das embarcações, bem como a habilitação dos tripulantes; despachos de embarcações; além disso, fomenta o Ensino Profissional Marítimo, formando mais de 200 profissionais anualmente e incluindo no mercado de trabalho em Cáceres e região.

Para o capitão tenente Estanislau Geraldo de Carvalho, comandante da Agência Fluvial de Cáceres, todo o êxito alcançado ao longo desses anos, não seria possível, se não fosse a presença de uma tripulação aguerrida, coesa, compromissada por militares preparados para as suas atividades e preocupados em bem atender a população. De acordo com ele hoje a agência conta com 21 militares com alto nível de profissionalismo e comprometimento, o que torna um ambiente de trabalho agradável.

O Comandante ainda destacou que este ano não será realizado nenhuma solenidade aberta a população em comemoração ao aniversário, como em anos anteriores, porque  a Agência está em reforma para construção de novas salas de aula visando a instalação de simuladores de radar e de rádio,  que contribuirá para uma melhor formação nos cursos oferecidos pela agência.
 

Comandante Estanislau e Almirante Arentz (Foto: Arquivo)

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet