Notícias / Educação

10/03/2020 - 09:18

Comunidade acadêmica da Unemat tem 56% de mulheres

Por Lygia Lima

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A presença de mulheres na Universidade do Estado de Mato Grosso é maioria na comunidade acadêmica. Se considerados os segmentos de professores, servidores técnico-administrativos e alunos, a proporção é de 56,50% de mulheres. Entre os acadêmicos esse percentual é ainda maior: 57,33% dos estudantes são do sexo feminino.

A Unemat também é uma instituição pioneira quando se fala em presença feminina em cargos de gestão. Desde que foi criada, em 1978, como Instituto de Ensino Superior de Cáceres, seis mulheres comandaram a instituição.

A primeira foi Miriam Benedita Moreira Menezes, em 1980, mas também assumiram a gestão antes da instituição ser transformada em Universidade: Olga Maria Castrillon (1983) e Neuza Benedita da Silva Zattar (1989). Como reitoras, a Unemat teve as professoras Rosa Maria da Cunha Garcia (1996), Ilma Machado (1996) e Ana Maria Di Renzo (2015).

O Dia Internacional da Mulher foi instituído como uma forma de luta das mulheres por igualdade de condições e de direitos. Desde o inicio do século XX, quando a data passou a ser comemorada mundialmente, as mulheres vêm conquistando mais espaços e respeito na sociedade. A busca pela profissionalização e qualificação é uma prova. Nos cursos de graduação e pós-graduação a presença feminina é bastante marcante.

A vice-reitora da Unemat, professora Nilce Maria da Silva, lembra que uma das formas das mulheres lutarem por seus direitos começa pela educação, em todos os níveis. “É preciso que, nós mulheres, procuremos nos qualificar profissionalmente, pois desta forma nós poderemos desconstruir um pouco essa trajetória de sociedade patriarcal. Desta forma, teremos condições de formação e de empoderamento e, com isso, poderemos conquistar esses espaços sociais e políticos”, afirma.  

Na Unemat, dos 22.592 acadêmicos, quase 14 mil são mulheres, e isso acaba refletindo no aumento dos postos de trabalho feminino em diferentes setores. Entre os servidores, se considerados professores e técnicos administrativos, o número de homens e mulheres estão bem próximos, a proporção é de 47% de mulheres e 53% de homens.
 
Nos cargos de gestão da Unemat a presença feminina vem ganhando espaços. Atualmente, além da vice-reitora, professora Nilce Maria da Silva, duas pró-reitoras Leonarda Grillo Neves e Antônia Alves Pereira ocupam as pastas da Extensão e Cultura e de Assuntos Estudantis. Além disso, os câmpus de Alta Floresta, Cáceres, Juara, Luciara, Nova Mutum e Pontes e Lacerda têm mulheres como diretoras político pedagógico e financeiro.

As mulheres também estão na Direção Administrativa dos câmpus de Alto Araguaia, Alta Floresta, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet