Notícias / Cidade

07/03/2020 - 08:14

Associação Remanso Fraterno João Gabriel comemora 16 anos hoje

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Hoje, 7, a partir das 11h, Associação Remanso Fraterno São Gabriel, localizada em Cáceres, comeorara 16 anos.

Ela é uma entidade civil de direito privado, de caráter filantrópico, beneficente, de assistência e promoção humana, de fins não econômicos e lucrativos, não participante de interesses político-partidários ou eleitorais, com duração por tempo indeterminado, fundada em 05/03/2004 e que cuida de idosos.

O Remanso nasceu como projeto de vida de algumas pessoas, após constatarem que a velhice é uma área pouco atendida pelas políticas sociais e tão necessitada de afeto, respeito e, acima de tudo, de valorização do ser humano no ápice da vida.

Conforme pesquisas divulgadas na mídia, o Brasil é hoje o 8º país mais envelhecido do mundo.

A Associação Remanso Fraterno João Gabriel propõe-se a contribuir para melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa, oportunizando a realização de seus projetos existenciais, ao mesmo tempo, em que valoriza o vivido, a experiência e a sabedoria dessa parcela da sociedade, oferecendo-lhes meios para que compartilhem seus conhecimentos com o mais jovem.

Toda a estrutura da instituição foi inspirada nas premissas abaixo: O idoso é um sujeito de direitos de cidadania e é responsabilidade da família, da sociedade e do Estado assegurá-lo em toda sua abrangência; O idoso é um ser total, consequentemente, a proteção que lhe é devida deve atender todas as dimensões do ser humano; O idoso é um sujeito de relações, portanto, não deve sofrer discriminações e marginalizações de qualquer natureza com conseqüente perda dos vínculos relacionais; O idoso é um sujeito único e, portanto, os programas e serviços ofertados devem reconhecer as múltiplas dimensões do envelhecimento e da velhice.

A população idosa torna-se significativa em relação à faixa etária mais jovem. Esse fenômeno apresenta-se similar ao ocorrido na França e na Europa em geral, por volta da década de 50, quando se formam os grupos da “Melhor Idade”.

Esta designação era atribuída às pessoas aposentadas, com saúde e considerável expectativa de vida.

Além desses aspectos, os idosos, com disposição física e psíquica saudáveis, tinham melhores condições de articularem-se, politicamente, para garantir a estrutura do Estado em seu benefício.

A realidade brasileira, distinta da européia, mobiliza-se diante ao alto índice populacional de idosos que precisam de políticas públicas para sua proteção e sobrevivência. Segundo o IBGE (2000), “nos últimos quarenta anos, o número de brasileiros idosos quintuplicou, passando de três milhões em 1960 para quatorze milhões em 2002.

Ainda, de acordo com as estimativas do último censo, em 2020 este número poderá chegar a 32 milhões de pessoas idosas”.

O Brasil se revelou a 8ª população idosa e o envelhecimento dos brasileiros já é um fenômeno evidente.

Nesse cenário, o Congresso Nacional Brasileiro aprova o Estatuto do Idoso (Lei 10.741 de 1º de outubro de 2003), garantindo-lhes “direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.

No mesmo índice nacional de crescimento da população idosa, Cáceres, município bicentenário, localizado na região oeste do estado de Mato Grosso, possui uma população acima de 60 anos de, aproximadamente, 5.500 habitantes que requer atendimento voltado para sua qualidade de vida.

Em março de 2004, em Cáceres, foi criada a Associação Remanso Fraterno João Gabriel.

Remanso é a realização de um sonho.

Sonho de incluir o idoso na sociedade, consequentemente, ressignificando seu papel na família.

De ignorado a valorizado, amado e protegido pelos seus familiares.

Com a aprovação do Estatuto do Idoso, os idosos ganham uma nova perspectiva de vida e de direitos que mobilizam as instituições que os atendem a adequar-se a esta nova prática de proteção e valorização.

Nesta perspectiva, o Remanso tem como filosofia de trabalho a promoção da pessoa humana em seu aspecto integral e de proporcionar ao idoso um espaço de convivência que lhe oportunize a interação com outras pessoas, evitando, portanto, o isolamento tão freqüente nesta faixa etária.

O público alvo são pessoas com idade acima de 60 anos; - Seus familiares e afins (ou seus vínculos relacionais). - Pessoas com idade acima de 50 anos que necessitem de atenção especial.

A assistência na instituição como centro de convivência, com atividades físicas, motoras, educativas, psicológicas, afetivas e sociais, de acordo com a necessidade e capacidade do idoso; - Assistência domiciliar para idosos que necessitem de amparo afetivo e social; - Assistência em casa-lar para idosos sem família ou abandonados pela mesma; - Espaço de lazer e integração familiar e social.

A meta é assistir os idosos de forma integral na busca de sua qualidade de vida e de seus direitos constitucionais e estatutários por meio de ações, em parcerias, com a sociedade civil, entidades governamentais e não-governamentais.

O objetivo é estimular o aperfeiçoamento, o auto-conhecimento e a integração social dos idosos, bem como, o exercício da cidadania em busca dos direitos que lhes são garantidos; - Oferecer ambiente adequado, com conforto, respeito e dignidade, assegurando à pessoa idosa atendimento nas dimensões: física, afetiva, emocional, espiritual e psico-social; - Difundir as múltiplas dimensões do envelhecer saudável, para que o idoso aceite com dignidade as alterações fisiológicas, temporais e espaciais a que está sujeito; - Respeitar os vínculos relacionais do idoso, promovendo sua integração, bem estar e independência nas atividades diárias; - Capacitar e orientar os recursos humanos de forma que possam atuar respeitando a inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral do idoso, preservando sua imagem, sua identidade, sua autonomia, seus valores, ideais e crenças; - Manter casa-lar para idosos que não possuem família, ou foram abandonados pela mesma; - Oferecer formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações; - Divulgar informações de caráter educativo sobre aspectos biopsicossociais do envelhecimento; - Atenção integral à saúde do idoso - ações e serviços para prevenção, promoção e recuperação da saúde; - Reabilitação orientada por geriatra/gerontólogo para redução das sequelas decorrentes do agravo da saúde; - Estímulo a participação do idoso em projetos sociais - Preservação da identidade do idoso e seus vínculos familiares.

As metas são propiciar melhoria de qualidade de vida aos idosos atendidos, através da construção de espaço físico adequado, aquisição de equipamentos e instrumentos necessários para desenvolver as atividades específicas.

A entidade estálocalizada em uma chácara de 4,5 ha na Avenida dos Cravos, 25 - esquina com Rua das Violetas - Bairro Olhos D'Agua, ao lado do Jardim Solução no grande Jardim Padre Paulo.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet