Notícias / Saúde

05/03/2020 - 10:13 | Atualizado em 05/03/2020 - 13:20

CORREDOR DA MORTE: 15 pessoas doentes do coração agonizam no Hospital São Luiz

Por Celso Antunes

Jornal O Comunitário

 (Crédito: Jornal O  Comunitário)
Chegou em nossa Redação via WatZap denúncia de que vários pacientes estão sem atendimento médico.Vejamos o texto – em SIC – escrito pelos próprios pacientes:

…”Estamos internados no Hospital São Luiz com problemas de saude (cardíacos) a maioria precisando fazer a cirurgia de revascularização (ponto de safena) e não estamos conseguindo vagas pelo SUS/MT tem paciente que se encontra com mais de 180 dias (6 meses) de espera sem nenhuma previsão de cirurgia.o total de internados com o mesmo problema é  de 15 pacientes de Cáceres e região aguardando vagas .Valdeire Antônio da Silva de Mirassol do Oeste,   Aprecido Ferreira de Porto Esperidião, Manoel da Silva Oliveira de Cáceres,  Zildi Vieira de Souza de Cacere, José Frizera Ribeiro de Salto do Céu,  Terezinha de Jesus de Paula de Cacere, José Carlos Mequias de Araputanga, Alberto Inacio de Alcântara de Mirassol do Oeste, Isaias da Silva Cabral de Araputanga, Dorvina Freitas Ribeiro de Araputanga, Nair de Andrade de Cáceres,  Antonio Oliveira da Cunha de Pontes e Lacerda, Santo Didone Neto de São Domingo, José Maria Benachio Cáceres,  Estevam Rodrigues e Alvaro Rodrigues de Cáceres.” 
 
O rosto de cada um, estampa a realidade do problema - Foto Enviada
O rosto de cada um, estampa a realidade do problema – Foto Enviada
  
Diante desse caos, necessário que a Justiça – o Ministério Público – defenda os direitos desses cidadãos, que pagam seus impostos. A denúncia dá conta de que são 15 pacientes em estado praticamente terminal, ou seja, à beira da morte, visto que o órgão “coração” tem alta sensibilidade em qualquer patologia.
Pelo que se tem ouvido, o Deputado Federal Doutor Leonardo viabilizou Recursos ao Hospital São Luiz, assim, espera-se que esses pacientes recebam o devido tratamento médico. Ou melhor – que se mostre a verdade da Emenda. Se é que isso, de fato, aconteceu. A nossa Redação não conseguiu as devidas informações. Contudo, que o assunto sirva de alerta às autoridades do meio médico, etc.
  
WhatsApp Image 2020-03-05 at 09.49.12 (1)
Entre os doentes, há mulheres: senhoras… Imaginemos o desespero – Foto Enviada
  
No todo, algo carece ser feito em regime de urgência urgentíssima, mesmo porque torna-se inadmissível, sobremaneira, intolerável tamanho descaso para com a Saúde Pública. Ou seja: não dá para acreditar que esses pacientes estão confinados à morte, à espera da morte… Arre!

O Hospital São Luiz e quem quer que seja, tem o direito de resposta para com esse caso. Este jornal simplesmente acatou e acata qualquer tipo de denúncia bem formulada. Assim fizemos!

São Luiz divulga nota
 
O Hospital São Luiz esclarece que os 16 pacientes internados de longa permanência na instituição aguardam transferência para realização de procedimentos em hospitais de referência para os respectivos casos clínicos. Vale ressaltar que os pacientes necessitam de procedimentos de alta complexidade que não são realizados no São Luiz, e por isso, foram inseridos no sistema de regulação SISREG (SUS).

Dentre as patologias, estão casos de problemas cardíacos e aneurisma de aorta, que necessitam de procedimentos como revascularização do miocárdio, angioplastia coronariana, cateterismo, implante de marcapasso, procedimento de aneurisma de aorta e tratamento cirúrgico vascular.

Todas as solicitações já foram feitas e aguardam a disponibilização de leitos. Dentro de sua competência, a unidade atualiza diariamente as informações referentes ao quadro clínico dos pacientes para a Central de Regulação do Estado e segue aguardando a disponibilização das vagas, para que os pacientes sejam transferidos.       

Cabe informar ainda que dentre os nomes listados nesta matéria, quatro já foram transferidos: Valdeire Antônio da Silva e José Carlos Mequias no dia 02/03,  Dorvina Freitas Ribeiro no dia 25/02 e Antônio Oliveira da Cunha no dia 24/02.

Por fim, o São Luiz ressalta que presta toda a assistência necessária aos pacientes, enquanto aguardam. Todo o processo vem sendo realizado com atenção, respeito e seriedade.

Comentários

inserir comentário
16 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por GERONIL PEREIRA DIAS DIAS, em 08.03.2020 às 14:45

    Kd os recursos que um tal deputado federal Pinóquio mandou para o hospital São Luís será que é mais uma propaganda enganosa, porque ainda nesta semana que passou eu vi um anúncio de que mandado para o São Luís não sei quantos milhões eita deputado mentiroso a mentira tem pernas curtas e logo e descobertas certo fica aí as dicas para os poucas sacos de plantão.

  • por Cesar, em 05.03.2020 às 17:05

    Bozonaro vem cortando recursos do SUS de maneira cruel, basta ver o orçamento de 2019 e 2020 para o SUS, daqui um tempo não vai ter mais SUS. Só alienado que não sabe que ele cortou dinheiro de projetos sociais, saúde e educação principalmente e aumentou o recursos destinados as mordomia dos militares..

  • por DECEPCIONADA, em 05.03.2020 às 16:29

    Gonzaga, penso que parece fácil por parte do HOSPITAL jogar a responsabilidade para outros. Pagamos convênio, que não é barato, para que quando precisarmos ter onde buscar SOCORRO. Entretanto, por várias vezes, recorremos ao PRONTO ATENDIMENTO do H.São Luis, e nada foi resolvido DE FATO. Ninguém escolhe ser ACOMETIDO por doença ou acidente. Todavia, ultimamente, em caso de EMERGÊNCIA, das vezes que não tivemos outra alternativa, fomos até esse dito PRONTO ATENDIMENTO, foi cobrada consulta e remédios PALIATIVOS ( que só servem pra MASCARAR patologia) e, orientaram procurar Especialista fora, ou mandar chamar PARTICULAR. Já foi bom esse hospital porém ultimamente percebemos que a qualidade caiu e, não vislumbramos melhora. Já reclamamos na Unimed, eles escutam porém, não vimos resultado REAL diante das falhas no serviço de PRONTO ATENDIMENTO para o nosso convênio. IMAGINA então pra aqueles doentes que esperam atendimento pelo CONVÊNIO SUS. É caso mesmo de recorrer JUDICIALMENTE e RESPONSABILIZAR aqueles que não vem CUMPRINDO com os contratos.

  • por Araputanga / Dorado, em 05.03.2020 às 15:56

    Vocês viram que os pacientes é da região Oeste de MT, será que o polo regional não está vendo o que está acontecendo? Sou servidor da saúde de Araputanga, nunca vi uma reunião no escritório regional com os municípios, nós daqui da região estamos sofrendo com isso também.

  • por Antonio, em 05.03.2020 às 14:59

    A saúde e um direito de cada um, e dever do estado, na hs que vc mais precisa e nessa hs que temos que recorrer, va na promotoria e faz a sua reclamação, tem um juiz de prantao que pode ajudar os menos favorecido que nesecita de tratamento de Saúde. Boa sorte.

  • por Funcionário, em 05.03.2020 às 13:19

    Gonzaga vá até o Escritório Regional de Saúde para maiores informações, lá vc vai achar a resposta. Se achar a responsável né???

  • por Servidor Estadual concursado, em 05.03.2020 às 13:04

    O hospital São Luiz anda muito bem, Pró saúde muito séria, cumpre com suas obrigações, o problema está sendo lá no Escritório Regional mesmo, falta de gente competente a frente. Excelentes profissionais lá tem, só falta a direção descer do salto e trabalhar de verdade.

  • por Carmem, em 05.03.2020 às 13:00

    Nunca vi uma ação desse tal do Escritório Regional de Saúde. O que isso faz? Qual sua função? Nem isso a direção explica. Lamentável...

  • por Carmem, em 05.03.2020 às 13:00

    Nunca vi uma ação desse tal do Escritório Regional de Saúde. O que isso faz? Qual sua função? Nem isso a direção explica. Lamentável...

  • por Indignada, em 05.03.2020 às 12:54

    Vários comentários falando da direção do Polo Regional de Saúde , gente se não tá funcionando, tira o diretor. Por sinal cita o nome dele aí. Com saúde não se brinca

Mais comentários
 
Sitevip Internet