Notícias / Politica

03/03/2020 - 08:55

Dr Leonardo tenta encostar em Valdeníria

Por Sinézio Alcântara

Facebook

 (Crédito: Facebook)
Os vereadores Valdeníria Dutra Ferreira e Cláudio Henrique Donatoni, ambos PSDB e Rosinei Neves (PV) que pretendem disputar reeleição nas eleições municipais em outubro, além do ex-vereador e ex-prefeito Massato Nakahara (PTB), irão aproveitar o prazo da chamada janela partidária que termina no amanhã (3/3) para mudar de partido.

De acordo com o Calendário Eleitoral, a partir da próxima quinta-feira (5), os vereadores que pretendem disputar a reeleição ou a prefeitura podem mudar de partido sem sofrerem nenhuma punição da legenda. O prazo da chamada janela termina seis meses antes do pleito. O primeiro turno será realizado em 4 de outubro e o segundo turno no dia 25 do mesmo mês.

Embora confirmem a mudança, nenhum dos vereadores, assim como o ex-vereador e ex-prefeito Massato, ainda não definiu que destino tomar. “A minha saída do PSDB é certa. Não existe clima para eu permanecer” afirma Valdeníria se referindo aos constantes desentendimentos, principalmente, com o prefeito Francis Maris Cruz (PSDB), principal líder do partido.

Pré-candidata a prefeita, Valdeníria assinala que está avaliando convites feitos por vários partidos. A princípio cogitou-se que seria certa sua filiação ao Solidariedade do deputado federal doutor Leonardo. Porém, hoje ela disse que já não tem certeza se filiará a legenda. Ela não aprovou o pronunciamento do deputado que disse ao Jornal Expressão que apoiaria um nome de consenso à sucessão municipal.

Ex-presidente do PSDB, o vereador Cláudio Henrique também assegura que é grande a possibilidade de ele deixar o ninho tucano. “A possibilidade de eu sair é muito grande. Aliás, se eu não sair eles me expulsam. Já existe, inclusive, uma ação da direção municipal do partido nesse sentido” revelou assinalando que há alguns tempo vem sofrendo perseguição de lideranças do partido.
 
E, a exemplo da vereadora Valdeníria, Cláudio Henrique também ainda não decidiu em que partido se filiar. “Tenho alguns convites, mas vou avaliar com cautela para decidir”.

Eleito pelo PV, o vereador Rosinei Neves, na verdade, já não representa o partido há algum tempo. E, estava apenas aguardando o momento certo (janela partidária) para se desfiliar, oficialmente. Rosinei se sentiu desprestigiado pela cúpula do partido, a nível estadual, que filiou o ex-prefeito Túlio Fontes, para substitui-lo na candidatura a deputado estadual, em 2018.

“Todos sabem do meu trabalho para o crescimento do PV em Cáceres, assim como meu descontentamento com o que aconteceu. Chegou a hora de eu me desfiliar oficialmente” disse afirmando que “não sou como muitos que impõem uma decisão de cima para baixo. Vou reunir com o nosso grupo político para avaliar em que partido devo me filiar”.

Decidido a retornar a vida pública após 12 anos, quando concluiu seu mandato de vice-prefeito na chapa do então prefeito Ricardo Henry, em 2008, o ex-vereador e ex-prefeito Massato Nakahara (PTB) também deve lançar pré-candidatura por outro partido. Ele se diz inseguro no atual partido. “Não senti muita segurança no meu partido atual. Devo avaliar convites de outras agremiações”

Calendário Eleitoral

Pelo calendário eleitoral, elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pela organização das eleições, o prazo é considerado para a justa causa necessária para a mudança partidária dos detentores do cargo de vereador que queiram concorrer às eleições majoritárias (prefeitura) ou proporcionais (reeleição).  Ao trocarem de partido, os parlamentares buscam mais recursos e apoio político para as campanhas.
 
Outras datas previstas no calendário eleitoral devem ser seguidas pelos candidatos e partidos que vão disputar o pleito. No dia 4 de abril, todos os partidos que pretendem disputar as eleições devem estar com registro aprovado pelo TSE.  No mesmo mês, o tribunal vai lançar uma campanha nas emissoras de rádio e televisão para incentivar a participação das mulheres nas eleições e esclarecer o eleitor sobre o funcionamento do sistema eleitoral.

No dia 16 de junho, a Corte deve divulgar o valor corrigido do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), criado pelo Congresso. Conforme o orçamento da União, R$ 2 bilhões estão previstos para o fundo.Em julho, os partidos estão autorizados a promover as convenções internas para escolha de seus candidatos, que deverão ter os registros das candidaturas apresentados à Justiça Eleitoral até 15 de agosto.

No dia seguinte, a propaganda eleitoral está autorizada nas ruas e na internet até 3 de outubro, dia anterior ao primeiro turno. Em setembro, a partir do dia 19, nenhum candidato poderá ser preso, salvo em flagrante. No caso dos eleitores, a legislação eleitoral também proíbe a prisão nos dias próximos ao pleito. No dia 29, eleitores só podem ser presos em flagrante. A diplomação dos prefeitos e vices, além dos vereadores eleitos, deve ocorrer até 19 de dezembro.

Comentários

inserir comentário
11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Capivara Pantaneira, em 04.03.2020 às 14:09

    30 de março completa um ano de improbidade administrativa pelo descumprimento da lei 13.425 de 30 de março de 2017, que insiste em manter creches, escolas e estabelecimentos públicos municipais sem alvará de segurança! Tem de tudo nas próximas eleições menos AUTORIDADE MORAL.

  • por realista, em 04.03.2020 às 08:35

    hêê macacada! pode escolher os galhos, mais forte que encontrarem pela frente. A melhor forma de se manter no poder. É mostrando serviço, onde muitos não cumpriu com seu papel. Pois é fim de carreira para muitos vereadores de um mandato só!

  • por Prof. Nonato, em 04.03.2020 às 07:48

    "Cachorro do mato que nasce pelado morre pelado" - Está chegando a hora de ver quem é mais fácil de engambelado, as celebridades municipais ou os pobres bugres cacerenses. Todos nós sabemos que em período de eleição essas "HIENAS" saem na procura de presas indefesas, e aqui na nossa cidade é a população. Nunca vi uma cidade com tantos núcleos de ensinos e a população ainda é ignorante ao ponto de da crédito a esse tipo de pessoa. Sem contar também que os jornais da região também tem parte nisso, nem os próprios redatores e jornalistas tem formação, sendo assim ficam sendo jogado para lá e para cá conforme os políticos querem, sem uma opinião formada sobre politica e como presas fáceis. Feito assim quem paga mais tem acesso a mina mais cedo. Tomem cuidado população, esse pessoal é problema.

  • por Paulo Leal, em 03.03.2020 às 15:43

    Valdeniria deve sair candidata a Prefeita, mulher séria e honesta.

  • por Gonçalves, em 03.03.2020 às 13:42

    Essa valdeniria está se achando.

  • por FAMÍLIA BEM MAIOR, em 03.03.2020 às 13:16

    Se Valdeníria aceitar "ENCOSTO", PENSO que se dará mal. É só analisar os "feitos" sobre atitudes de usar pessoas, dentre às quais cabos eleitorais VOLUNTÁRIOS depois de vencer AMBOS PLEITOS optou por cercar-se INCLUSIVE, por certa pessoa, que EXPÕE até a convivência familiar e, por consequência valores FUNDAMENTAIS. Só quem sofre sabe OS SAPOS que são ""engolidos" pra preservação da família. Valdeniria sempre defensora da família, dos pobres e carentes, PENSO que não deveria jogar fora toda sua HISTÓRIA voltada para o BEM dos Cacerenses.

  • por eleitor caceremse, em 03.03.2020 às 12:59

    Acredita nele Valdeniria, acredita na Galinha de Angola "to fraco to fraco"...vc que fez esse homem virar deputado, o ajudou qdo foi candidato a prefeito, e ajudou a ser deputado estadual, e depois de eleito meteu o pé na sua bunda e de sua família.....Um homem que anda acompanhado das piores pessoas de Cáceres, caloteiros, criminosos, ficha corrida na justiça....vai ter sucesso com esse dr.

  • por Andrea, em 03.03.2020 às 12:32

    Será que é confiável? No meu ponto de vista acho que não pois o Dr. já demonstrou num passado recente na última eleição de Prefeito. O mesmo serve para a Eliene. Acho que não é confiável pois traiu o Tulio Fontes, que foi quem a indicou de vice prefeita e se aliou ao Sr Todo Poderoso de Cáceres.

  • por Ariranha, em 03.03.2020 às 11:32

    Ele tá encostando em qualquer um pra se dar bem, cuidado com as promessas dele ,valdeniria!!!!!

  • por Analy, em 03.03.2020 às 09:39

    Leonardinho sadadinho!!!

Mais comentários
 
Sitevip Internet