Notícias / Direto da Fonte

02/03/2020 - 13:54 | Atualizado em 03/03/2020 - 12:42

​IPTU

Por Da Redação

Eu não aguento mais receber reclamações sobre o aumento do IPTU em Cáceres. Nas redes sociais então está um nojo. Gente, não adianta reclamar para mim. Passei dois anos alertando que a reforma do Código Tributário era pretexto para aumentar os impostos, mas a população não fez nada. Uma senhora acaba de me ligar para reclamar que o seu IPTU saltou de R$ 400 para R$ 900. Dei a ela os números dos celulares dos vereadores Rubens Macedo (PTB), Valter Zacarkim (PTB), Wagner Barone (Podemos), Creude Castrillon (Podemos), Elias Pereira (Avante), Dênis Maciel (Avante), Domingos dos Santos (PSB), Jerônimo Gonçalves (PSB), Alvasir Alencar (PP) e Elza Bastos (PSD). Foram eles que aumentaram seu IPTU, cobrem deles, batam neles, mas parem de me perturbar.
 
Nenhum
 
Passeio o final de semana refletindo sobre os números de uma pesquisa quantitativa que o governo faz frequentemente em Cáceres e conclui sem muita dificuldade que nenhum dos quatros candidatos que lideram as sondagens, ganham a prefeitura sozinhos. Os quatro terão que se juntar de alguma forma. Não é uma questão política, mas sim de matemática. Para vocês terem uma ideia, o melhor colocado nas pesquisas não tem 5 mil votos espontâneos. Para se eleger prefeito, precisa de aproximadamente 20 mil. Fora esse fator, tem o financeiro. Uma campanha de prefeito custa no mínimo um milhão de reais. Pelo que conheço dos quatro que lideram a preferência, nenhum tem essa grana.
 
Inteligentes
 
Ao menos dois já perceberam o problema e já trabalham para achar uma solução. Adriano Silva (DEM) está procurando todos os pré-candidatos a prefeito para propor a união em torno de um nome de oposição que tiver a liderança na preferência popular e partir de junho. Ele justificou a medida alegando que não tem vaidade e está pronto a recuar caso haja alguém em melhores condições e que aceite fazer uma gestão compartilhada. Fonte próxima à vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSDB), candidata do prefeito Francis Maris (PSDB), revelou a Coluna que ela quer fazer um acordo com o ex-prefeito Túlio Fontes (PV). Em troca do apoio dele a prefeita, ela apoiaria sua candidatura a deputado estadual em 2022.
 
Diminuindo
 
Dois oitos nomes ventilados como pré-candidatos a prefeito de Cáceres este ano, quatro já ficaram pelo caminho, restando apenas os que realmente têm musculatura politica e aparecem nas sondagens extraoficiais. Na semana passada, dois acontecimentos tiraram Takao Nakamoto (PSL) e Renancildo França (PSD) da corrida. Até junho, dois dos quatro que lideram a preferência também vão recuar. Falta de grana e grupo político vai polarizar a disputa majoritária em Cáceres.
 
Recou
 
O deputado federal doutor Leonardo (SD), amante do poder, concedeu uma entrevista ao considerado Sinésio Alcântara do Jornal Expressão, e indiretamente descartou qualquer acordo para apoiar à candidatura da vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSDB), a prefeita de Cáceres este ano. A persistir essas articulações, o prefeito Francis Maris (PDB), vai ter que parir um vice para Eliene dentro do seu próprio grupo. O duro é que as opções são limitadas. Vai acabar sobrando para o ‘baba ovo 01’. A paulada do Zé do Pátio no Bolsonaro espirrou em Francis e ajudou no recou de Leonardo.
 
Vacilão
 
Por falar em ‘baba ovo 01’, ele estava junto com o Procurador Bruno Córdova França no dia das compras com o carro da prefeitura no Macro Atacadista. Paulo Donizete da Autarquia da Água também ‘estava na barca’. Investiguei e descobri que o trio de confiança do ‘rei da coxinha’, na verdade foi a Cuiabá tentar tomar uma grana do dono Havan para o Fipe. Tomara que tenham conseguido. Eu prometi que não ia falar, mas não vou perder esta chance. Bruno, ‘Engomadinho’, Eliane, Arli e Paulo Donizete, não colocam o pé no pátio da prefeitura de Cáceres se Eliene virar prefeita. Eu sei os motivos e preciso que ela tem suas razões.
 
Difícil
 
Por falar em Eliene, ela aparece bem nas quantitativas do governo, mas terá muitas dificuldades para ganhar. O prefeito Francis Maris (PSDB), tem massacrado o setor da Educação, sua base. Recentemente, atrapalhou ainda mais com veto ao trabalho dos Agentes de Desenvolvimento Infantil. Perde voto dos servidores e das famílias do estudante especiais. E não é só isso, fatos como o calote que empreiteiras que prestam serviço a Educação, também são cabos eleitorais da oposição. A Coluna recebeu uma denuncia hoje que a empresa ITA de Cuiabá, que prestou serviço na reforma de escolas municipais da cidade, recebeu e não pagou os prestadores de serviços de eletricidade. Oito não receberam. Deu tombo nos cara. Essa mesma empresa ganhou várias licitações na cidade. E ainda tem a não instalação de ar, falta de kits escolares e o não chamamento dos motoristas concursados para Educação.  Se depender do voto da Educação, Eliene não será prefeita. Para complicar mais um pouco, o  deputado estadual Max Russi (PSB) recuou da candidatura de senador e largou todos os pré-candidatos do PSB na mão.
 
Rodoviária
 
Esta semana a Previ Cáceres abrirá processo para conceder a iniciativa privado a exploração da rodoviária do centro da cidade. Nesta terça-feira, 3, a partir das 9h30 no CDL a proposta será apresentada a população. Eu vou lá para ver o valor da concessão e se algum laranja do ‘rei da coxinha’ está de olho no negócio.
 
Troca troca
 
Para que partidos vão os vereadores Valdeníria Dutra (PSDB), Claudio Henrique (PSDB) e Rosinei Neves (PV), que querem sair dos seus partidos de origem?.  A partir de quinta-feira, 5, abrirá a janela para troca de partidos sem perda mandato. Para onde vão Elias e Dênis, porque o Avante afundou. Para onde vai Alencar, se o PP não existe mais. Para onde vai Elza Bastos porque o PSD evaporou. Na Câmara de Cáceres pelo jeito só sobrevivera o SD, PSB, PTB e o Podemos.
 
Ajustando
 
O TSE mudou a regra, e secretários, presidentes de autarquias e coordenadores, agora só precisaram deixar os cargos para disputar a eleição deste anos em junho. Bom para o ‘baba ovo 01’ que vai poder usar o FIPe de novo. O próprio prefeito também deve usar o evento para promover Eliene.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por FANTASMA, em 05.04.2020 às 15:58

    em setembro por favor ,gonzaga coloca o nomes desses vereadores novamente no jornal, pra ninguem votarem mais neles ok

  • por Abel Donato Deluqui, em 02.03.2020 às 21:17

    AOS CACERENSES E A QUEM AMA CÁCERES EM TODOS OS SETORES (ADOTIVOS/SIMPATIZANTES) PEÇO QUE DEVEM VOTAR NO PROFESSOR ADRIANO PARA PREFEITO, QUE CONHECE PROFUNDAMENTE A NOSSA CITY PANTANEIRA E POR OUTRO LADO SABE SER POLÍTICO NO SENTIDO ETIMOLÓGICO, FILOSÓFICO E JURÍDICO DO TERMO, OU SEJA, PODE AGRADAR "GREGOS, TROIANOS E PRINCIPALMENTE A MAIORIA DO POVO DO MUNICÍPIO" E ACABAR COM ESSE PESSOAL QUE APROVEITA DO MUNICÍPIO DE CÁCERES OU DO CLUBE DE FUTEBOL DE CÁCERES PARA SE APROVEITAR DA LEI DE GÉRSON (LEVAR VANTAGEM) e não fazer nada para a nossa cidade Bi-centenária e que necessita de apoio de todos, inclusive do atual mandatário municipal, que a partir de janeiro poderá ficar ou não no ostracismo. ass. SIMPATIZANTE DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL ATUAL.

  • por Montillo, em 02.03.2020 às 14:25

    Eliene de volta ao ninho dos Fontes? Agora vai virar oposição à própria gestão? Vai no espelho e vai criticar a gestão Francis para si mesma? Adriano quer a união de todos, desde que ELE seja o candidato indicado. Hahahaha. Essa é boa. Com as escolas sem ar condicionado, e os secretários preocupados em conseguir dinheiro pro FIPE? Eleitor cacerense realmente merece aumento de imposto. Que tirem bastante dinheiro do nosso bolso para pagarem cantor de fora. Merecemos!

 
Sitevip Internet