Notícias / Cidade

01/03/2020 - 11:47

Consórcio promete começar a operar voo entre Cuiabá e Bolívia em junho

Por Wesley Santiago

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O Consórcio Centro-Oeste Airport (COA), que administra o Aeroporto Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), prometeu que o voo entre Cuiabá e Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, deverá ter início ainda no primeiro semestre deste ano. Após diversas polêmicas, enfim houve acordo com a Receita Federal e as obras necessárias já estão sendo realizadas pela empresa.

A informação foi revelada ao Olhar Direto pelo presidente da empresa, Marco Antonio Migliorini. “O setor de internacionalização está com as obras avançadas. Elas consistem na adequação do recinto alfandegário, que é a área de processamento de passageiros, seja no embarque ou desembarque internacional. Existem novos regulamentos, que estão sendo pedidos pelos órgãos e precisamos adequar. Tudo está sendo feito em comum acordo”, explicou.
 
A obra, conforme o presidente da COA, está em pleno vapor. “A parte de internacionalização, para a efetiva operação do voo, deve acontecer neste primeiro semestre. A obra física está em fase final de execução. Adquirimos uma série de equipamentos, como aparelhos de raio-x, sistemas visuais de informação, diversos itens que serão implantados para prover uma estrutura perfeita para que as autoridades trabalhem e que os usuários se sintam confortáveis”.
 
Para a empresa, que assumiu o aeroporto no fim do ano passado, é muito importante o início desta primeira operação internacional no terminal mato-grossense. Isso porque, dado este primeiro passo, a porta estará aberta para outras companhias, sejam elas brasileiras ou estrangeiras, voltem os olhos para Cuiabá, que é visto como um potencial hub da América do Sul.
 
“Entendemos que o Aeroporto Marechal Rondon será um hub da América Latina, pela sua potencialidade e posição estratégica dentro do continente. Acreditamos muito no Estado, que está em pleno desenvolvimento. Estudamos muito e sabemos do potencial deste terminal e também dos regionais”, frisou o presidente em entrevista recente.
 
Marco Migliorini ainda revela que conversas são feitas periodicamente com empresas de outros países, com a intenção de que, possivelmente, empresas estrangeiras possam começar a operar viagens para Cuiabá. “O Brasil está sob os olhos do mundo. Temos parceiros em diversos locais, nossa empresa tem negócios na América do Sul. Estamos abertos para qualquer entendimento. Sabemos do potencial”.
 
A internacionalização do aeroporto de Cuiabá travou o início das operações da Azul Linhas Aéreas, que continua com a intenção de inaugurar o voo entre a capital mato-grossense e Santa Cruz de La Sierra. A Receita Federal bateu o pé no pedido do espaço adequado para se trabalhar. Após intervenção política do senador Wellington Fagundes (PL), que acelerou mudanças no manual da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaer), as partes se acertaram.
 
Recentemente, a assessoria de imprensa da Azul Linhas Aéreas disse que a “companhia continua na dependência dos ajustes do aeroporto de Cuiabá para obtermos a aprovação final".
 
As viagens serão operadas pelas aeronaves modelo Embraer 195, com capacidade para até 118 passageiros e acontecerão, no primeiro momento, às quintas e domingos.
 
Santa Cruz de La Sierra é maior e mais populosa cidade da Bolívia, com 1,7 milhão de habitantes, além de ser a mais importante do Departamento de Santa Cruz. Motor econômico do país, Santa Cruz de La Sierra é um polo petroquímico, com foco na produção e exportação de gás natural. A cidade também é conhecida por sua tradição gastronômica.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por O povo, em 01.03.2020 às 12:47

    Porque o nosso Brazil não vai pra frente todos as vezes que vai ter uma melhoria para o nosso país sempre acaba não acontecendo porque os órgão que deveria ser o Primero a liberar para acontecer fica colocando obstáculo esse órgão tem que acabar

 
Sitevip Internet