Notícias / Cidade

29/02/2020 - 07:08

8M: Movimento de mulheres retorna às ruas de Cáceres no dia 7 de março

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Mais juntas que nunca em defesa da democracia. Esse é o espírito que levará centenas de mulheres às ruas de Cáceres no próximo dia 7 de março em um grande ato de luta, reflexão e protesto no Dia Internacional da Mulher, marcado anualmente no Dia 8 de março. Em Cáceres, o ato conta com uma extensa programação entre oficinas, marcha e apresentações, tudo organizado pela Associação dos Docentes da UNEMAT (ADUNEMAT), por meio de sua subseção local.

Já é tradição fazer atos, marchas, debates, greves e paralisações em nome de diversos direitos no Dia Internacional da Mulher: liberdade de escolha, direitos trabalhistas, poder sobre seu corpo, empoderamento, luta contra o fascismo, o machismo, contra a lesbobitransfobia, direito de ir e vir, dentre outros. As pautas são diversas e cada vez mais latentes. Neste ano, as mulheres estão ainda mais organizadas e de mãos dadas para ocupar as ruas e fazer ecoar o grito contra todos os retrocessos que o governo Bolsonaro vem legitimando. A defesa da educação pública, gratuita, laica e de qualidade também entram em pauta na programação das atividades que serão desenvolvidas pelo Sindicato em outras cidades, além Cáceres, como é o caso de Sinop e Colíder.

"Esse ano, vamos expressar nossa contrariedade e desgosto com as atitudes machistas do governo Bolsonaro e seus aliados, vamos dizer que lutamos pela democracia, pela educação e pela vida das mulheres", reforçou uma das representantes da ADUNEMAT subseção de Cáceres e também organizadora da atividade, Giulianna Zilocchi. Para ela, ir para as ruas manifestar as lutas é fundamental, considerando que temos nos mantido nas trincheiras, sobretudo lutando contra a retirada de direitos, a violência e a escalada autoritária.

Em Cáceres, a programação do Dia Internacional da Mulher está inserida na programação da III Mostra de Trabalhos Sobre Mulheres, evento que acontece entre os dias 5 a 7 de março na UNEMAT campus Jane Vanini. A programação do 8M na cidade contará com oficinas, marcha e apresentações durante o sábado (07).

Além de Cáceres, Colíder e Sinop, por meio das subseções da Adunemat em parceria com alunos e coletivos, como o Coletivo Feminista Sinop para Elas, também realizarão atividades de conscientização, luta e resistência no Dia Nacional de Luta das Mulheres. Em ambas as cidades, os atos programados não serão necessariamente no dia 8 de março, mas sim nos dias 6 e 7, respectivamente.

Para a representante da Adunemat subseção de Sinop, Thiélide Pavaneli, a data é fundamental na conscientização e reflexão da sociedade no que diz respeito a temas que atravessam a vida das mulheres. Segundo ela, "é importante mobilizar a sociedade sinopense para questões relativas à vida das mulheres,  como políticas públicas inclusivas, combate à violência e representatividade política".

As lutas que atravessam os direitos das mulheres, trans, todos, todes e todas são pautas constantes da Associação dos Docentes da Unemat, para além do dia 8 de março. O nosso Sindicato evidencia a importância do protagonismo na luta em busca de direitos iguais e respeito às especificidades, almejando a igualdade, independente da orientação sexual ou gênero. Confira a programação das subseções da Adunemat para o #8M e participe.

8M – DIA INTERNACIONAL DE LUTA DAS MULHERES
PROGRAMAÇÃO SUBSEÇÕES DA ADUNEMAT

CÁCERES
07/03/20 – sábado
16:00h – Concentração, oficinas de cartazes, jograis, gritos, coreografias e islam.
Local: Pátio do Campus Jane Vanini, UNEMAT, Cáceres
18:00h – Marcha pela democracia
Local: Saída UNEMAT Campus Jane Vanini/Chegada Praça Barão
20:00h – Apresentação dos jograis, gritos, coreografias, slam e outras atividades culturais; Manifestação das representações dos movimentos sociais e outras lideranças
Local: Praça Barão do Rio Branco
 
SINOP

07/03/2020 – Sábado
16:00h – Caminhada do Dia Internacional de Luta das Mulheres
Local: Saída praça Plínio/ Chegada Câmara Municipal de Sinop
18:00h –  Sarau Cultural
Local: Câmara Municipal de Sinop
07/03/2020 a 31/03/2020 
8:00h às 17:00h – Exposição
Local: Câmara Municipal
Março/2020
Campanha de sensibilização/conscientização com alunos e alunas da UNEMAT e Educação Básica com o tema sororidade
 
COLÍDER

Primeira semana de março de 2020
Horários de aula: Atividades com os alunos da UNEMAT
06/03/2020
16:00h – Roda de conversa 
Local: Câmara Municipal de Colíder

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Abel Donato Deluqui, em 29.02.2020 às 20:58

    BOLSONARO ESTÁ LUTANDO PARA QUE O "FAZ ME RIR" NÃO SEJA USADO INDEVIDAMENTE COMO ERAM USADOS NOS GOVERNOS DO PT/SIMPATIZANTES (NEGOCIATAS)E QUEM ESTÁ GRITANDO SÃO OS QUE TOMAVAM/TOMAM CONTA DA REFERIDA GRANA E ISSO PORQUE PERDERAM OU DIMINUIRAM AS SUAS TETAS. AGORA NO DIA 15 DE MARÇO ESPERO QUE AS MULHERES E A POPULAÇÃO QUE DEFENDEM A PÁTRIA AMADA VERDE, AMARELA, AZUL E BRANCA APROVEITEM ESTA OPORTUNIDADE PARA PROTESTAREM TAMBÉM CONTRA OS PARLAMENTARES QUE ESTÃO OBSTACULARIZANDO A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO GOVERNO BOLSONARO COM O INTUITO DO IMPEACHMENT. AGORA A MAIORIA DO POVO DEIXOU DE SER MASSA DE MANOBRA, PORQUE AS REDES SOCIAIS TÊM MOSTRADO DIARIAMENTE A VERDADE E NÃO ACREDITANDO NAS MÍDIAS PAGAS.

 
Sitevip Internet