Notícias / Cidade

27/02/2020 - 10:59 | Atualizado em 27/02/2020 - 11:13

Municípios da região sofrem com chuvas

Por Leandro Régis

Folha Regional

 (Crédito: Folha Regional)
A Prefeitura de Figueirópolis D’Oeste, a 406 km de Cuiabá, decretou situação de emergência por causa das fortes chuvas que caíram sobre a região na semana passada.

Mais de 15 pontes foram destruídas pela força das águas, além de bueiros e estradas danificadas, deixando moradores ilhados e prejuízos incalculáveis ao município.

O Rio Brigadeiro transbordou, interrompeu o acesso e deixou dezenas de famílias ilhadas na zona rural.

Em menos de 24 horas, o volume da chuva foi tão intenso que ultrapassou os 200 milímetros, quantidade de água esperada para todos os meses de fevereiro e março.
5d9ee9dc-336d-4d63-a003-d682496269e0

O decreto foi assinado pelo prefeito Eduardo Vilela, na presença do secretário Valmir Garcia e dos vereadores.
Com o decreto, a Prefeitura pode convocar voluntários para atuar nas áreas atingidas e, se preciso, pode contratar serviços e comprar materiais sem licitação por causa da urgência.

Apoio

O prefeito Eduardo Vilela solicitou apoio dos governos estadual e federal para solucionar os problemas causados pelo mal tempo. Representante da região na Câmara dos Deputados, Dr. Leonardo Albuquerque demonstrou apoio ao gestor e acionou equipes da Defesa Civil que estão mapeando as áreas atingidas para fazer um levantamento sobre os prejuízos causados.
 
27ed5731-98b4-47e2-9468-6b2c8a240078

O deputado estadual Valmir Moretto declarou apoio à situação e tem sido peça fundamental na negociação junto ao Governo do Estado para que envie ajuda.

Os prefeitos de Jauru, Pedro Ferreira de Souza, e de Pontes e Lacerda, Alcino Barcelos se puseram a disposição do prefeito Eduardo no que for preciso.

Região

Os municípios vizinhos Jauru e Indiavaí também sofrem com os prejuízos deixados pelo grande volume de água que caiu sobre eles.

Num trecho da rodovia MT-248, que liga Jauru a Figueirópolis D’Oeste a água chegou a passar por cima do asfalto, impossibilitando o trânsito de veículos por mais de 3 horas. Parte da pista ficou comprometida e carece de manutenção.
 
Em Indiavaí, a Pousada Rio das Luzes, localizada as margens do Rio Jauru também teve prejuízos. O nível da água do rio subiu rapidamente e chegou a assustar os proprietários.

Propriedades cortadas pelo Córrego Água Suja, em Indiavaí também foram inundadas, como há muito tempo não se via.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet