Notícias / Politica

27/02/2020 - 09:52

Por indicação de Pastorello, prefeitura de Cáceres terá que colocar pontos de coleta de garrafas recicláveis

Por Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Foram aprovadas por unanimidade na Sessão Ordinária de semana passada (segunda-feira, 17), na Câmara Municipal de Cáceres, duas indicações que solicitam do Executivo Municipal e da Autarquia Águas do Pantanal a instalação de diversos pontos de coleta para garrafas PET e garrafas de vidro, com o objetivo de reaproveitar o material e evitar que ele seja despejado em aterros.

As proposições são de autoria do vereador Cézare Pastorello (SD), que ao discutir a indicação referente às garrafas PET durante a Sessão relatou o exemplo dado pela capital Cuiabá, que instalou pela cidade máquinas para receberem latas e garrafas PET. Ele afirmou que Cáceres possui um problema de falta de separação de garrafas, normalmente depositadas em aterro; quando cooperativas faziam a coleta destas garrafas, segundo o vereador, o volume diário era de cerca de 5 mil garrafas por dia, equivalentes a 10 mil litros.

Pastorello também apontou que o material da garrafa PET é de alto valor quanto reciclado e que tem deterioração lenta na natureza, concluindo que se trata de um problema tanto ambiental quanto econômico para o município. "Os tambores de PEV para coleta exclusiva de garrafas PET podem ser espalhados em locais com grande fluxo de pessoas, e a destinação pode ser econômica, já que temos uma associação de reciclagem na cidade", complementou. 

 Já quanto à indicação sobre pontos de coleta de garrafas de vidro, que cita um decreto assinado em outubro do ano passado, o parlamentar explicou que o comerciante que vende garrafas de vidro não sabe que tem a obrigação de recebê-las de volta, e também não sabe onde descartá-las. "Por conta disso, pedimos que sejam instituídos pontos de entrega voluntária para materiais volumosos (LEV), como móveis, e para materiais recicláveis (PEV), como garrafas de vidro", afirmou Pastorello.

Discursando durante a Sessão, ele relatou que ambas indicações dizem respeito ao Plano Municipal de Saneamento Básico instaurado no ano passado, o qual não tem sido aplicado em sua totalidade, dada a falta de difusão das novas normas de coleta de lixo que foram estabelecidas por ele. As proposições buscam, portanto, incentivar a administração municipal a implantá-lo de forma plena e massificada, difundindo a informação para que ela alcance a população.

Comentários

inserir comentário
10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Capivara Pantaneira, em 29.02.2020 às 17:46

    Cara Laodicéia, ranço tem o seu conformismo com a pequenez das migalhas legislativas, não se esqueça que democracia é um processo contínuo assim como a educação, portando eduque-se e seja cristã: não se conforme com o mundo muito menos com pouco!

  • por Laudicéia, em 28.02.2020 às 07:55

    Capivara Pantaneira, porque você não se candidata? Ou já tentou e não conseguiu? Deixa de ranço. Acompanho o vereador e ninguém tem mais requerimento que ele. Na questão dos resíduos foi ele que veio na cascalheira e levou o caso pro ministério público, porque estavam jogando lixo irregular aqui. É o único vereador que vem ver essa comunidade, despejada aqui.

  • por Luis Antunes, em 28.02.2020 às 06:51

    Parabéns! Isso sim é algo merecedor de aplauso pela melhoria que vai trazer a população e ao meio ambiente.

  • por SILVIA, em 27.02.2020 às 17:45

    ALGO UTIL E INTERRESANTE VIVA CACERES NAO AQUENTO MAS JUNTAR GARRAFA DE CERVEJA JOGADA NA MINHA CALÇADA NA SEGUNDAS FEIRAS.

  • por joao, em 27.02.2020 às 14:59

    O que adianta por pontos de coleta se a maioria da população descarta lixo de maneira errada. Praças com lixeiras e o chão cheio de lixo. Faz um evento na sematur , povo joga no chão. Expoagro povo joga no chão. Precisa ter uma campanha mostrando os pontos de descarte na cidade e bater em cima da educação das crianças.

  • por bn, em 27.02.2020 às 13:43

    O QUE ADIANTA COLOCAR PONTOS SE TEM ALGUMAS PESSOAS QUE NAO TEM CORAGEM DE COLOCAR O LIXO NA FRENTE DA CASA? AGORA SERÁ QUE A PREFEITURA IRÁ COBRAR A MAIS POR ISSO?

  • por Capivara Pantaneira, em 27.02.2020 às 12:50

    Só lembrando indicação legislativa é uma sugestão, o prefeito aceita se quiser, diferente do requerimento legislativo, sendo assim indico ao jornal trocar o verbo do título da reportagem em respeito aos cidadãos, a ética do jornalismo e para que não haja dúvida sobre a IMPARCIALIDADE!

  • por cacerense em busca de progresso, em 27.02.2020 às 11:35

    fiz um comentário anteriormente sobre a falta de projeto para coleta de garrafas pets , vidros e caixas de leites e achocolatados nos bairros, pelo menos a cada 15 dias.

  • por Capivara Pantaneira, em 27.02.2020 às 11:09

    Por que não cobra das empresas o plano de gestão de resíduos? Cadê a transparência na aplicação da taxa de resíduos que é cobrada na conta de água dos munícipes? A prefeitura cobra mas não aplica! Pra onde vai esses recursos? Pro aterro sanitário? Indicar é fácil quero ver requerer!

  • por Marta, em 27.02.2020 às 10:44

    Pastorello, e a climatização das escolas? Você também já esqueceu? A prefeitura vai instalar bem perto das eleições?

 
Sitevip Internet