Notícias / Politica

20/02/2020 - 07:15

Argentinos conhecem Mato Grosso para investir em amendoim e são orientados a usar Cáceres como base de exportação

Por Arthur Santos da Silva

Sedec

 (Crédito: Sedec)
Grupo de empresários argentinos está em Mato Grosso conhecendo a potencialidade do estado para a produção e industrialização de amendoim. Nesta terça-feira (18), eles estiveram em reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) para entender melhor o Estado e os números do Observatório do Desenvolvimento referentes à produção agrícola.
 
Mato Grosso teve dois anos de pico de produção de amendoim – em 2005 e em 2011, com 18 mil toneladas e 15 mil toneladas, respectivamente. Depois destes anos, houve um declínio que culminou com produção de 165 toneladas em 2017. Desde lá, observa-se novamente um crescimento do interesse do produtor rural pelo amendoim.

“Entre 2015 e 2020, vimos um acréscimo de 458% na área destinada à leguminosa e de 279% na área, pelos dados apresentados pela equipe técnica. Há um grande potencial para esta produção no estado, mas é preciso da indústria estabelecida para compensar os custos”, afirma César Miranda, secretário de Desenvolvimento Econômico.

O secretário informou que a Zona de Processamento de Exportações (ZPE) pode ser uma alternativa viável para o investimento, pois além dos incentivos fiscais, tem diferenciação na carga tributária federal e municipal para as empresas nela instaladas e que está em fase de implantação para o próximo ano. Explicou que o Porto de Cáceres também estará em operação até o meio deste ano e, ainda, as vantagens do gás natural para as indústrias com segurança após o contrato firme assinado com a Bolívia.

De acordo com Afrânio César Migliari, secretário executivo da Associação de Produtores de Feijão, Trigo e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir), esta é a primeira visita a Mato Grosso para a provável instalação de planta industrial e produção de amedoim. “Pelo que vimos, na Argentina eles não tem mais para onde expandir e precisam de mais áreas”, disse.

Participaram da reunião o secretário adjunto de Investimentos e Agronegócio, Walter Valverde, o superintendente de Política Agrícola e Crédito, Eldo Leite Orro Gattass, os representantes da Prodeman Guillermo Cavigliasso, Alvaro Garcia, Jorge Fico, das Indústrias Colombo Luiz Antonio Vizeu, Rodolfo Souza, da Aprofir Laura Silva, Fernanda Vilella, do Observatório do Desenvolvimento da Sedec Sérgio Leal e Carlos Bolzan.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por o pescador, em 21.02.2020 às 08:52

    Marsofo, você não deve ser Brasileiro ou não conhece a vida de uma empresa em um dos Pais mas Tributado do mundo que e o Brasil. Principalmente em uma das 100. Cidade mais pobre do Pais. não você não conhece a realidade. ESTE ANO E ANO DE ELEIÇÃO e normal aparecer vários salvador da pátria, e um verdadeiro festival de Sonhos, que nunca serão realizados sinto muito mas e a pura verdade.

  • por Marsofo, em 21.02.2020 às 05:13

    Acredito em milagre. Sempre acreditei. É a maneira pueril de não perder as esperanças. Com amendoim ou sem amendoim. Com argentino ou sem argentino. Mesmo com a atuação desses gestores " cara de pau", desta vez a ZPE sai. Vamos mudar o rumo de nossos pensamentos. Pensamento positivo é uma Força Viva.

  • por Marcos, em 20.02.2020 às 09:37

    É essa a famosa ZPE que estão prometendo criar aqui há 50 anos?

  • por filosofo poconeano, em 20.02.2020 às 08:58

    Em ano eleitoral tudo se transforma, os empresários aparecem de todos os cantos do mundo e olha Cáceres com a região mais importante do Brasil, já no mês de outubro passados o pleito, voltamos a velha e esburacada realidade, os mesmo buracos, a mesma sujeira nas velhas ruas, os mesmos políticos cara de pau, os mesmos eleitores de braços cruzados esperando o próximo grande "investimento" e assim segue a roda. Acordam meu povo!

  • por Paulo Renato, em 20.02.2020 às 07:58

    Ninguém merece: Argentino plantando amendoim em Mato Grosso, só falta os cubanos plantar fumo também... Em época eleitoral e assim mesmo. Logo a NASA vai instalar uma base para nave extraterrestre em Cáceres MT e os cacerense já podem enviar os currículos para a lua que logo estarão todos empregados com salários estratosféricos.

  • por JOSÉ T. SOARES, em 20.02.2020 às 07:48

    Tanta gente, superintendente, supervisor, gerente, sei lá mais o que , mais no fim não valem nada, não fazem nada, não prestam pra nada, simplismente para encherem os bolsos e usarem ternos, serviços prestados pra população rural é ZERO, cada órgão desse quer simplismente usá-lo para possível campanha eleitoral, no fim quem são usados, os produtores rurais, os que que realmente produzem riqueza nesse país ficam a mingua sempre esperando essas corjas depois de encherem seus egos não fazerem nada pelos que realmente necessitam, e pior que fazem é piorar a situação dos produtores com cargas tributárias altíssimas, com burocracias na aquisição de dcumentações, e acesso ao crédito, ainda acreditam na ZPE?....

 
Sitevip Internet