Notícias / Politica

14/02/2020 - 08:03

ANO ELEITORAL: Francis e Eliene lançam ZPE de novo hoje

Por Lucas Rodrigues /Jornal Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O Governo do Estado vai dar ordem de serviço para a retomada das obras da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Cáceres (217 km de Cuiabá), no dia 20 de fevereiro deste ano.

O lançamento será feito hoje, 14, a partir das 14h, na prefeitura de Cáceres, pelo prefeito Francis Maris (PSDB) e pela vice Eliene Liberato Dias (PSDB).


   O anúncio foi feito pelo governador Mauro Mendes na tarde desta quinta-feira (13.02), após reunião que tratou do Plano de Trabalho para a região.

   Participaram da reunião a secretária-executiva e o coordenador do Conselho Nacional das ZPEs, Thaise Dutra e Leonardo Rabelo de Santana, respectivamente; os secretários Mauro Carvalho (Casa Civil), César Miranda (Desenvolvimento Econômico) e Celso Banazeski (adjunto de Indústria, Comércio, Minas e Energia); e os deputados estaduais Valmir Moretto e Dr. Gimenez.

   “No dia 20 de fevereiro o Governo estará dando ordem de serviço para reiniciar a obra e vamos tomar uma série de providências que está sendo deixada como lição de casa pelo Ministério da Economia. Isso tudo para tornar esse sonho uma realidade pelos próximos meses, para o bem de Mato Grosso”, afirmou o governador.

   Mauro Mendes relatou que a ZPE de Cáceres foi criada há mais de 30 anos e, até o momento, “muito pouco ou quase nada foi feito”.
   “A ZPE é Em Cáceres, mas ela é de Mato Grosso, e será importante para que possamos ter mais competitividade nas exportações do nosso Estado”, assegurou.

   Para o secretário César Miranda, a obra trará um salto para o desenvolvimento não só da região Oeste, mas de todo o Estado.
   “O Governo de Mato Grosso irá focar no desenvolvimento regional. Acredito que a ZPE localizada em Cáceres tem um potencial enorme para atrair investimentos voltados para a exportação", declarou.

   Conforme o secretário adjunto Celso Banazeski, a medida anunciada pelo governador mostra que a gestão tem dado “enorme importância” e priorizado a continuidade das obras.

   O deputado Valmir Moretto também mencionou que a ZPE de Cáceres é um anseio muito forte da população local, uma vez que o projeto foi desenvolvido em 1990.

   “Essa ZPE é esperada há muitos e muitos anos. Esperamos e contamos com a eficiência e competência desta gestão. Quero parabenizar o governador por ter enxergado essa importante pauta. Muitos já nem acreditavam que isso seria possível, mas nós confiamos na eficiência desse governo para isso”, afirmou.

   O relato foi reforçado pelo deputado Dr. Gimenez. Ele acredita que a ZPE irá atrair investidores e, consequentemente, mais prosperidade para a região.

   “Com essa novidade, vamos colocar o Estado em competitividade com os demais estados, barateando custos e tendo toda a América do Sul como clientela. Trará mais recursos e mais renda para a população do sudoeste do Estado”, garantiu.

O que são as ZPEs 

   As Zonas de Processamento de Exportação caracterizam-se como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior. Elas são consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro. As empresas que se instalam em ZPE têm acesso a tratamentos tributário, cambiais e administrativos específicos. 

   Em Mato Grosso, a ZPE dará a possibilidade de abertura para o mercado internacional. De acordo com a legislação vigente, 80% do que as indústrias produzirem no local poderá ser exportado e 20% deverá ficar no mercado interno.

Comentários

inserir comentário
17 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Joaquim Pereira Silva, em 17.02.2020 às 10:26

    Essa zona de novo? Chega de putaria! Nem como folclore pega mais. Vai exportar o que? Aqui nao tem nada prá exportar. Exceto politicalha suja. Vase retro.

  • por Marsofo, em 15.02.2020 às 04:15

    Excelente noticia se credibilidade de politicos brasileiros principalmente matogrossenses e mais pricipalmente cacerenses NÃO FOSSE ZERO elevado a milesima potência

  • por Gasparzinho, em 14.02.2020 às 23:22

    Kkkkk mais uma vez esse papo... Ninguém merece, e muitos ainda acredita nesse papo, ainda mais em ano eleitoral. ????????

  • por Aurelino Leite de Oliveira, em 14.02.2020 às 21:34

    Eu espero que não seja, uma politicalha é, sim um começo de uma nova era pra Cáceres é, MT.

  • por Zezão, em 14.02.2020 às 18:43

    kkkkkk. Esses políticos são uma piada.

  • por Sandra Calixto Fontes, em 14.02.2020 às 17:11

    Esse Manezinho esqueceu de contar que os lucros do banco ITAÚ estão vinculados a agiotagem que eles fazem via a compra de títulos da dívida pública que os governos pagam criminosamente com dinheiro público de nossos impostos. Prática corrupta que leva metade do orçamento nacional e muito superior as corrupções dos governos petistas e da atual família miliciana no poder. Banco não produz um prego que seja. Tá feliz com o desempenho do ITAU abra uma conta corrente lá...

  • por Jair, em 14.02.2020 às 15:49

    A falta de vergonha desses políticos é de assustar... prometer novamente pela milionésima vez a ZPE é uma falta de respeito com a população... para acreditar nessa nova MENTIRA preciso ver tudo pronto e funcionando. Desculpe o desabafo mas não acredito mais em vocês.

  • por Alberto, em 14.02.2020 às 15:23

    Dupla de Empacados: ZPE de Cáceres e VLT de Cuiabá.

  • por o pescador, em 14.02.2020 às 13:27

    As Obras do Aeroporto para extras Terrestre também já iniciaram eles vão trasportar tudo que Cáceres produzir com a ZPE e Hidrovia os mercados importador são: Júpiter, Saturno Plutão Vênus Mércurio a Lua.

  • por manezinho, em 14.02.2020 às 12:57

    ENQUANTO TIVERMOS A POLITICA ENVOLVIDA NESSA TAL DE ZPE ELA NUNCA SAIRÁ NEM DO PAPEL. AGORA DEIXA PARA UMA INICIATIVA PRIVADA AI SIM VOCÊ VAI VER A COISA ANDAR. NÃO TEM TEMPO CHUVOSO NÃO TEM RAIO NÃO TEM LAMA A COISA ANDA MESMA. AI EU PERGUNTO PORQUE AS GRANDES EMPRESAS DESSE NOSSO PAIS ANDA PARA FRENTE, PORQUE ELES VISAM LUCRO NÃO FICAM DEPENDENDO DE POLITICO MENTIROSO DEMAGOGO AINDA MAIS NÃO TEM CORRUPTO. VOU CITAR UMA EMPRESA QUE TIVE UM LUCRO VIOLENTO NESSE PAÍS EX: ITAU SÓ FORAM 24.000.000.000 BILHOES DE LUCRO LIQUIDO. É MOLE OU QUER MAIS.....

Mais comentários
 
Sitevip Internet