Notícias / Cidade

11/02/2020 - 10:59

Professores da Unemat aprovam indicativo d greve a partir do dia 18 de março

Por Fabiana Mendes

Representantes das universidades federais aprovaram o indicativo de greve a partir do dia 18 de março, no 39º Congresso do ANDES-SN, na última sexta-feira (07), em São Paulo. A aprovação ocorreu durante plenária que debateu o Plano de Lutas das Universidades Federais, Estaduais e Municipais. O objetivo é unir forças na construção de uma forte mobilização nacional em defesa da educação.

A Associação dos Docentes da Unemat (ADUNEMAT) se manifestou favorável ao calendário de lutas e à construção conjunta de uma greve do setor da educação. No entanto, mesmo com o resultado da plenária,  a decisão será submetida para apreciação dos docentes da Unemat durante a Assembleia Geral da categoria convocada para o dia 4 de março.

Para presidente do Sindicato, Sílvia Nunes, é preciso dialogar com a base sobre o que eles chamam de terríveis ataques à educação superior, para então começar a mobilização para a construção de um importante instrumento de luta, a greve.

Segundo ela, “com a aprovação da construção da greve geral e do calendário de lutas no 39º Congresso do ANDES, as pautas serão levadas para a discussão na base da Adunemat, pois o momento que as universidades públicas estão atravessando é muito grave”.

Sílvia ainda reforçou o grande desafio que os docentes deverão enfrentar em Mato Grosso. Segundo ela,  “o governo Mauro Mendes segue a risca a política nacional de destruição do serviço público no país e isso precisa de ainda mais resistência por parte da categoria”.

Os mais de 600 docentes reunidos no Congresso decidiram que as instituições de ensino deverão realizar assembleias até o dia 13 de março para discutir os eixos da greve e, nos dias 14 e 15 de março, o setor das IFES promoverá reuniões para a convocação da paralisação.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Oliveira, em 12.02.2020 às 22:35

    Isso é vergonhoso, entrar em greve para apoiar os guardas e o pessoal da limpeza quando precisam não fazem , para fazer melhorias em prol a UNEMAT muito menos ... Façam mil favor .. isso é uma pouca vergonha, sem contar que por causa de greve, temos que estender o período letivo ,atrapalhando aqueles que moram fora ou necessitam de ônibus para locomoção... Pensem melhor façam uma pesquisa pra ver se os alunos aprovam essa greve por que nós que vamos sofrer as consequências..

  • por Tibúrcio junco pantaneiro, em 12.02.2020 às 14:19

    Só não reclama pelos seus direitos quem é alienado, não posso chamar de gado porque o animal é irracional e vai para o abate contra sua própria vontade, agora o ser humano que aceita tudo ??? Pasmem....

  • por Luis Maciel, em 11.02.2020 às 19:43

    O dia que esses espertalhão fizermos greve para dar dez minutos à mais de aula em benefício dos alunos e da melhoria da educação me avisem. Porque para trabalhar em favor dos sindicatos eles já fazem greve todos os anos.

  • por Paulo Renato, em 11.02.2020 às 19:38

    Alguém tinha dúvida que isso não iria acontecer este ano. Ano eleitoral todo esquerdistas fazem greve e isso toda sociedade que trabalha e estuda ou estuda e trabalha já percebeu.

  • por Rodinei de souza Araújo, em 11.02.2020 às 18:20

    Gostaríamos de saber quando as escolas públicas entra de creve as universidades nem se quer apoiaram na manifestação e porque agora esses rumores de paralisação a classes mais desunidas são as da Educação.

  • por André, em 11.02.2020 às 13:55

    A greve de verão está chegando

 
Sitevip Internet