Notícias / Cidade

10/02/2020 - 12:59

​Moradores de todos os bairros de Cáceres requerem Regularização Fundiária

Por Lygia Lima – Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O maior programa de Regularização Fundiária Urbana de Cáceres (Reurb) já tem cerca de 2.500 pedidos de regularização protocolados de praticamente todas as regiões do município. O programa já entregou 75 Certidões de Regularização Fundiária para moradores do Jardim Imperial que deve receber as escrituras definitivas dos seus imóveis nos próximos dias.

O segundo lote de pedidos de CRFs a serem entregues deve contemplar outros 100 moradores da mesma região, cujo decreto de loteamento informal já foi publicado. Mas o número de Certidões de Regularização Fundiária deve aumentar significativamente nos próximos dias, isso porque os decretos que estabeleceram os núcleos informais do Jardim das Oliveiras I e II já foi publicado, o que permite que 1.500 lotes sejam regularizados.

O Reurb  é realizado por meio de convênio entre a Prefeitura de Cáceres a Universidade do Estado de Mato Grosso que beneficia diretamente a população mais carente, que a partir do mesmo poderá ter o documento definitivo do seu imóvel . "Esse projeto é extremamente relevante para a sociedade, pois garante mais dignidade para os moradores, é uma segurança de que o imóvel é seu, que ninguém mais tomar, e pode ficar como patrimônio da sua família", explica o coordenador do programa, professor Weily Toro Machado.

Ele destaca que essa parceria com a prefeitura tem sido muito positiva, principalmente para a cidade. Do lado da Unemat, ela pode devolver para a população o investimento que é feito na instituição, em seus profissionais, que colocam o seu conhecimento a serviço da sociedade e ao mesmo tempo permite que os acadêmicos atuem de forma integrada com o ensino, pesquisa e extensão. De outro, lado para o Poder Executivo é vantajoso porque pode contar com um serviço de excelência a um custo reduzido, já que a universidade não visa lucro, e ainda deve repassar todo o Know-how (saber fazer) para o município que poderá manter o programa de forma permanente, sem contar os benefícios para os moradores que recebem a documentação.

Para o prefeito de Cáceres, Francisc Maris Cruz, o projeto de Regularização Fundiária é um sonho antigo da cidade e que está sendo realizado. "Em Cáceres cerca de 50% dos imóveis não tem documentação, então esse é um projeto de suma importância, porque permite às pessoas, principalmente os mais carentes, de terem o documento sem ter que pagar nada por isso", disse.

O Reurb começou a ser desenvolvido em maio de 2019 e está sendo realizado por ciclos, até o momento três ciclos de atendimento estão em andamento e outros dois serão inciados a partir de março. As pessoas que desejam ingressar com o pedido de regularização fundiária dos seus imóveis podem procurar o setor de atendimento na Prefeitura Municipal, no horário comercial.  

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Leonardo, em 11.02.2020 às 07:54

    Comentário muito infeliz e mesquinho João. Muitas pessoas tem o sonho da casa própria, pessoas de baixa renda que sem esse programa jamais teriam acesso. Essas mesmas pessoas de baixa renda, tem garantidos a isenção no IPTU, logo, para grande parte dos contemplados, seu argumento é inválido. E ainda que tenham que pagar IPTU, é um dever de todo munícipe contribuir com esse imposto, assim como é dever da prefeitura administrar os terrenos da cidade.

  • por Tirésias, em 10.02.2020 às 13:47

    Pois é... agora que não tem a Professora Nelci no comando, quero ver como vão fazer. Professora Nelci idealizou tudo isso, perdeu noites e finais de semana trabalhando para que saísse do papel. Foi a primeira pessoa com visão na história de Cáceres a pensar num programa de regularização fundiária. Depois de transformar a educação de Cáceres em referência no país, fez um planejamento de Cáceres para os próximos 50 anos. Agora, ficou fácil para o próximo prefeito. Já está tudo direcionado. Infelizmente, Francis agradeceu todo sacrifico da Professora Nelci com uma bela exoneração. Mas o povo de Cáceres sabe o que a Professora Nelci fez pelos mais pobres. Se ela sair candidata a Prefeita, saio de sol a sol pedindo voto para ela.

  • por joao, em 10.02.2020 às 13:34

    Prefeito não é nada besta! Fazendo isso ele pode cobrar o IPTU! E o povo achando que ele ta ajudando a população sem pensar na volta.

 
Sitevip Internet