Jornal Oeste

Cáceres, Terça-Feira, 14 de Julho de 2020

Notícias / Cidade

10/02/2020 - 08:39

Criança de Porto Esperidião é operada após seis meses em fila de espera por cirurgia

Por O Bom da Mídia

O Bom da Mídia

 (Crédito: O Bom da Mídia)
O Hospital Estadual Santa Casa realiza, nesta sexta-feira e neste sábado (07 e 08.02), o 9º mutirão de cirurgias da unidade hospitalar. Organizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), a ação é voltada ao público infantil e contempla 40 pacientes que aguardavam pelos procedimentos pediátricos de postectomia (fimose) e hernioplastia; sendo que alguns estavam na fila de espera desde 2016.

A iniciativa englobou pacientes dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Sinop, Sorriso, Arenápolis, Acorizal, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Porto Esperidião, Nova Brasilândia, Nova Lacerda, Nova Monte Verde, Querência e Barra do Garças.

Moradora de Porto Esperidião (a 322 km de Cuiabá), Francieli Lírio do Monte, de 31 anos anos, é mãe do Davi Luiz, de 3. O garoto esperava há seis meses pelo procedimento de hernioplastia inguinal e passou pela cirurgia na última sexta (07.02). “Ele [o Davi] fez a retirada de duas hérnias e eu não tenho do que reclamar. Toda a equipe é muito atenciosa e a médica também me deu todas as informações possíveis”, avaliou a mãe.

Diferentemente de Davi – que aguardou a cirurgia por meses –, Mateus, criança de 4 anos diagnosticada com o espectro autista, espera desde julho de 2018 pelo procedimento cirúrgico. A mãe do paciente, Solange Aparecida Leite, de 39 anos e residente do município de Nova Monte Verde (a 953 km de Cuiabá), conta que foi até Alta Floresta para pegar um ônibus com direção à capital. “Chegamos na sexta-feira de manhã e tem mais de dois anos que estamos na espera. É hoje que resolve”, comemorou a mãe.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet