Notícias / Educação

08/02/2020 - 09:32

Jovem de Quatro Marcos que passou para medicina conta que estudava mais de 12 horas por dia

Por Rose Domingues

Assessoria

Jaime e os pais (Crédito: Assessoria)

Jaime e os pais

Aos 18 anos, Jaime de Souza Lima Júnior, aluno da Escola Estadual Bertoldo Freire, de São José dos Quatro Marcos (310 km da capital), relata uma história de superação e resiliência  para a conquista da sonhada vaga em medicina na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.
 
Para conseguir o 1º lugar entre os alunos de escolas públicas de Mato Grosso, ele estudava mais de 12 horas diariamente, além de fazer simulados todos os domingos para adquirir resistência física e mental para a prova. Matemática e língua portuguesa também tiveram atenção especial.
 
“Não é uma questão apenas de conhecimento, temos que saber fazer a prova, entender como ela funciona, qual a melhor forma de resolvê-la e, principalmente, conseguir ler por várias horas seguidas sem cansar a visão e assim não errar questões fáceis. Tudo isso exige treino, é fazer exaustivamente até se acostumar, até ter domínio de si mesmo (mente e corpo)”.
 
Jaime terminou o ensino médio em 2018, na época não atingiu a pontuação necessária (705) para a vaga que queria (medicina), então, com o apoio da família, continuou estudando e diz que o ano de cursinho foi fundamental para focar 100% no Enem. Ele se dedicava nos três períodos e só se permitia folgar na noite de sexta, aos sábados e meio período de domingo.
 
“Às vezes eu passava de madrugada pelo quarto dele e precisava entrar e pedir para ele ir dormir”, conta o pai dele, Jaime Souza Lima, de 42 anos, que trabalha com transporte escolar e não teria condições de pagar uma faculdade particular. Orgulhoso, ele se emociona com a vitória do filho. “Criamos ele dentro da palavra de Deus, no caminho reto, então, não é apenas uma questão de inteligência, sabemos que ele será um excelente profissional, amoroso, dedicado, um bom médico”.
 
Tranquilo e centrado, o estudante descobriu a vocação durante o ensino médio por causa da disciplina Projeto de Vida, da escola plena. Então, narra que precisou tomar uma decisão: se dedicar mais que a média, o que implica em renúncias, claro. Neste período escolar, passava os turnos da manhã e da tarde em aulas e atividades no colégio, e à noite cumpria um cronograma bem rígido e extenso de estudos diariamente.
 
Jaime é muito grato à professora que lhe ajudou a sair de uma pontuação média de 250 pontos na redação para 840 (no Enem de 2018) e 900 (em 2019). “É uma questão de saber como montar o texto, entender o processo e treinar insistentemente. Acho que a gente pode fazer o que quiser, desde que se esforce. Ter pessoas apoiando é fundamental, por isso sou muito grato aos meus pais e à escola, que não tem a estrutura adequada para ajudar a passar para medicina, mas onde pude contar com o apoio incondicional e integral dos professores”.
 
A diretora da Escola Bertoldo Freire, Dulcelene das Graças Andrade, de 37 anos, dos quais 15 dedicados ao magistério (ela é professora de matemática) e 6 anos à frente da direção do colégio, emociona-se com as vitórias do estudantes que demonstram heroísmo e superação. Ela diz que não é simples, nem fácil.
 
“O programa Escola Plena, que é uma metodologia de ensino integral, revolucionou a nossa escola, porque passou a enxergar cada aluno de forma individual, envolveu a família, e isso impacta no aprendizado e na autoestima deles. É importante observar que a nossa clientela é variada e a grande maioria acha que não tem chance de passar, de ser um ‘doutor’, mas o nosso desafio é mostrar que todos eles podem, o resultado a gente pode ver, é positivo”.
 
Anualmente, a média de aprovação da Escola Estadual Bertoldo Freire para vagas em universidades públicas e particulares é de 50%, as notas nas redações oscilam entre 600 e 900, no último Enem, a instituição aprovou Jaime (para medicina na UFMT) e outros seis alunos na Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) para cursos como ciências da computação, história, matemática, ciências contábeis e geografia.
 
O deputado estadual Dr. Gimenez (PV), que é médico há 40 anos, morava até 2018 em Quatro Marcos (sua base eleitoral) e já lecionou a disciplina de língua portuguesa na escola Bertoldo Freire, está muito orgulhoso com a conquista do estudante que passou na UFMT. Nesta semana, durante a seção parlamentar, ele apresentou uma ‘moção de aplauso’ para o jovem por seus esforços e superação. Também destacou que o governo deve entender educação como investimento e não gasto, porque gera oportunidades e qualidade de vida para a população.
 
Para Dr. Gimenez (PV), que é médico, morou em Quatro Marcos até 2018 e foi professor na escola Bertoldo Freire, Jaime é um exemplo de que o ensino público funciona
 
“Nós tivemos conhecimento que a lista de estudantes de escola pública de Mato Grosso aprovados em instituições públicas, como UFMT, Unemat e IFMT, talvez ultrapasse 100 no estado, o que nos mostra o quanto é importante continuar acreditando e lutando pela escola pública, para que se torne mais atrativa, organizada e bem equipada. E o Jaime se tornou um exemplo e um estímulo para os estudantes e também para todos da nossa região oeste”. Dr. Gimenez avalia que não é mais tolerável escolas feias e 'caindo as pedaços' e que vai continuar lutando por um ensino de qualidade para todos.
 

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Carlos da Silva Lopes, em 09.02.2020 às 19:59

    Parabens Jaime sucessos na sua vida pessoal e profissional , foco e fé eu não te conheço porque moro em Cáceres , mais como sou um Quatromarquense Roxo estarei torcendo pelo seu sucesso.

  • por Rose rodrigues, em 08.02.2020 às 14:23

    Meus Parabéns fera. Que Deus continue te capacitando. O caminho é árduo. Mas vc ja mostrou o suficiente do que é capaz. Tem certeza que será um excelente Médico.

  • por o pescador, em 08.02.2020 às 11:37

    Parabéns Jaime e seu Pais pós só quem já passou por isso sabe como e desgastante para o pais ele e sua família ele com certeza abdicou de muitas coisa por isso e consegui meus parabéns. o Brasil precisa de pessoas determinada e disciplinada como você siga em frente e lembre-se como você nunca diga boa sorte porque você não esta jogando em loteria diga boa prova, pós só os que estuda consegue. meus Parabéns

 
Sitevip Internet