Notícias / Cultura

03/02/2020 - 09:06

Sábado e domingo tem festa dos Santos Reis em Cáceres

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Uma das mais tradicionais festas religiosas, ou “festa de santo”, a “Festa de Santos Reis” promovida pelos irmãos “Cleomir e Cleomar”, em Cáceres, será realizada neste sábado, 8, domingo, 9, na chácara do Cleomir, bairro Garcez. 

É a 59ª edição da ação religiosa, em agradecimento, a que a família considera um milagre, ao patriarca Vicente Luiz da Silva, atribuído ao Reis Magos que, de acordo com a Bíblia, teriam sido os primeiros visitantes a Jesus, dias após o seu nascimento, em Belém.

A festa que tradicionalmente acontece no dia 6 de janeiro desde 1962, neste ano, excepcionalmente, irá ser realizada no mês de fevereiro.

De acordo com os organizadores, são esperadas mais de três mil pessoas, durante os dois dias da festa. Algumas providências, consideradas essenciais, como por exemplo, a questão da segurança, segundo Cleomir, foram previamente, definidas.

Além de seguranças particulares contratados pela organização da festa, o comando do 6º Batalhão de Polícia Militar, prometeu disponibilizar uma equipe de policiais para garantir a segurança e tranquilidade tanto dos festeiros quanto dos participantes.

Além do tema religioso, consta da programação, apresentações artísticos e culturais. 

A alimentação na festa (almoço e jantar) será gratuita sendo comercializadas apenas bebidas.

A promessa

            A festa dos Reis Magos promovida há mais de cinco décadas pela família é revestida de tradição, fé, religiosidade e até milagre. De acordo com Cleomir, tudo começou em 1961, com o trabalhador rural Vicente Luiz da Silva. Ele conta que o pai se acidentou quando fazia uma roçada.

“Nosso pai estava fazendo uma roçada quando a foice enganchou em um cipó, resvalou e acertou em cheio sua perna, provocando um corte profundo. Apesar da ajuda médica, o ferimento só se agravava. Muito inchado, as informações eram de que corria-se o sério risco de ter que amputar a perna” diz.

Ele lembra que, quando o pai retornava para casa, encontrou uma procissão de festa de Santos Reis, oportunidade em que um dos festeiros, disse que se ele tivesse fé nos Reis Magos, ele poderia se curar e evitar que fosse feita a amputação. Momento em que, o pai fez a promessa de que se curasse faria a festa em homenagem aos Reis Magos todos os anos.

“Acredito que foi um milagre dos Reis Magos, pois a partir daquela data o ferimento foi cicatrizando, não foi necessário fazer a amputação e, no ano seguinte estava praticamente curado” diz Cleomir acrescentando que, a partir de 1962 começou a fazer a festa. Vicente Luiz cumpriu a promessa durante 38 anos, até falecer em 1999.

De lá para cá, segundo Cleomir, a tradição foi mantida, principalmente, por ele e o irmão Cleomar, até os dias de hoje. “Já foram 20 anos, desde que o nosso pai nos deixou, mas vamos continuar com essa tradição em memória dele e pelo reconhecimento de toda a família, pelo milagre recebido”.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet