Notícias / Politica

03/02/2020 - 07:45 | Atualizado em 03/02/2020 - 08:13

Câmara ainda não decidiu se prossegue ou não com pedido de cassação de Pastorello e Valdeníria

Por Sinézio Alcântara

Expressão Notícias

 (Crédito: Expressão Notícias)
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Cáceres até na última semana de janeiro ainda não havia decidido se prosseguiria ou não com o pedido de cassação dos vereadores Cesare Pastorello (SD) e Valdeníria Dutra Ferreira (PSDB). Relator da comissão, o vereador Valter Zakarquim (PTB) informou que a CCJ ainda não havia recebido o processo da Secretaria da Câmara. A representação da cassação é de autoria do vereador Wagner Barone (PTN).

“Não há ainda nenhuma definição se o prosseguimento ou não do pedido de cassação será apresentado na sessão de reabertura dos trabalhos legislativos na segunda-feira. A comissão ainda não recebeu o processo que se encontra na secretaria da Casa” explicou Zakarquim assinalando que a CCJ irá avaliar “criteriosamente” se prossegue ou não com a representação feita pelo vereador Wagner Barone.

“É um assunto complexo que requer muita responsabilidade. Portanto, a CCJ irá avaliar criteriosamente antes de tomar qualquer decisão” disse informando ainda que o vereador Cesare Pastorello, atual presidente da comissão, será afastado por ser um dos investigados. E que, a vereadora Elza Basto, atual membro, será a substituta de Pastorello na presidência e o vereador Alvasir Alencar (PP) será chamado para compor como membro da comissão.

Com a mudança a CCJ passa a ter a seguinte composição: presidente Elza Basto, relator Valter Zakarquim e Alvasir Alencar, membro.

Entenda o Caso

A representação pela cassação dos vereadores Pastorello e Valdeníria pelo vereador é de autoria do vereador Wagner Barone. Barone foi acusado por um ex-assessor de obrigá-lo a dividir, com uma prestadora de serviço, o pagamento da verba de adicional noturno, no caso que ficou conhecido como “rachadinha” da Câmara. A denúncia foi feita à vereadora Valdeníria que solicitou a abertura de uma Comissão de Investigação para apurar o caso.
 
A princípio, pressionada pela opinião pública, a Câmara aprovou a criação da comissão. Posteriormente, voltou atrás, sob alegação de que, não poderia tomar essa decisão, baseada em uma “denuncia de corredor” sem provas. Se valendo da recusa e, por contar com apoio da maioria dos membros da Casa Barone contra-atacou solicitando a cassação dos referidos vereadores. Valdeníria por solicitar a criação da Comissão de Investigação e Pastorello por apoiá-la.

Decidiu-se, a princípio, que a Mesa Diretora se incumbiria de apresentar uma manifestação, contra ou a favor da representação. Logo, em seguida a Mesa entendeu que a decisão caberia a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Embora legal, há quem entenda que a transferência de responsabilidade é temerária para a lisura do processo. Além de Pastorello afastado por ser denunciado, a comissão é formada por vereadores que já demonstraram, publicamente, contrariedade aos acusados.

Em um discurso da tribuna, visivelmente, inconformado com a situação, Valter Zakarquim (relator da comissão) responsabilizou a vereadora Valdeníria, por uma pessoa, tê-lo insultado em frente sua família. “Eu fui envergonhado nesta semana. Uma pessoa passou em frente a minha casa e na frente de minha família disse que eu estava participando da rachadinha da Câmara. Estamos sendo desrespeitados. Tudo culpa da senhora” disse apontando para a vereadora.
 
A vereadora Elza, que agora passará a presidir a CCJ, também já teve debate acalorado com Valdeníria. Em um pronunciamento, após ser interrompida na fala, ela exigiu que a vereadora a respeitasse. Oportunidade, em que disse que, votou consciente pela não criação da Comissão de Investigação da denuncia contra Vagner Barone e que “não me arrependo disso”.

Valdeníria se diz vítima de perseguição da maioria dos colegas por ela sugerir a criação da comissão para investigar a denuncia. “Eu só fiz o meu papel. Recebi a denuncia e sugeri que fosse investigada. Em momento algum, acusei ou condenei nenhum vereador. A ideia era esclarecer a situação para mostrar a transparência da Câmara” diz assegurando que “também não pedi a cassação de ninguém. Queria apenas que fosse esclarecida a denuncia”.

Além da Câmara que já arquivou a denuncia, conforme os membros da CCJ, por falta de provas, o Ministério Público Estadual, instaurou procedimento para apurar o caso. Contudo, até o momento, ainda não se manifestou sobre o que apurou.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por José Marcos, em 03.02.2020 às 14:03

    Todos eleitos pelo povo e trabalhando incansavelmente para melhorar Cáceres!

  • por Cacerense NÃO ACEITA MANOBRA, em 03.02.2020 às 12:12

    O mais engraçado é que : Quando foi a situação do Senhor Denis Maciel fazer todo aquele pampeiro, este mesmo vereador moralista Zacarckim votou contra cassar o VEREADOR PARCEIRO. Aliás Zacarckim parece menino mimado, toda vez que aperta o calo dele vem com essas desculpas que atingiram sua família... a me poupe vereador, todos sabem pra quem vc trabalha ali dentro! Não entendo pq Elza Bastos, Zacarckim e agora ALENCAR não querem a continuidade das investigações, haja visto que os mesmos velam pela MORALIDADE e LISURA ! Vamos ver se o GAECO e o MP vai passar o pano nisso ! Quanto ao Vagner Barone, esse é isso que todo mundo está vendo, um sujeito que não tem escrúpulos, todos sabem sua fama, mas que arruma um jeito com os colegas pra abraçarem sua causa. É um Denis piorado !!!! Essa Câmara Municipal se tornou o escárnio da sociedade cacerense, com raras exceções, mas que está fadada ao FRACASSO e a burrice do eleitor !!!

  • por Adao Santana, em 03.02.2020 às 10:03

    e a facção?

  • por MOSSUETO, em 03.02.2020 às 09:19

    É isso ai VALDENIRIA, investigar uma denuncia não é crime, se existe culpados que sejam punidos, mas se não houver nada contra os investigados, com certeza, todos saem fortalecidos, só não entendo toda essa resistência em passar essa denuncia a limpo, ou temos gente na Câmara com o rabo preso? Toda denuncia que chega aos ouvidos de um edil, tem que ser investigada, sob pena de se tornar conivente.

  • por Marcio Lemes, em 03.02.2020 às 09:08

    É engraçado, o povo que não trabalha querendo cassar o mandato daqueles que trabalham... Esse é o nosso Brasil, onde os vagabundos e corruptos ficam extremamente incomodados quando alguém honesto entra para a política e resolve realmente trabalhar! Isso é pura manobra política, para desgastar a imagem do Pastorello e da Valdeníria, que são os dois vereadores que tem mais prestígio na Camara. Quando não se resolve com trabalho honesto o negócio é puxar o tapete mesmo... E o povo ainda continua votando nesses sangue sugas!

 
Sitevip Internet