Notícias / Saúde

29/01/2020 - 08:20

Hospital São Luiz estimula campanha de conscientização e orientações sobre a saúde mental

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O "Janeiro Branco" é uma campanha que tem como objetivo debater a importância da saúde mental, além de combater e prevenir transtornos emocionais como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outros.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em relatório divulgado no ano passado, a sociedade brasileira é a recordista latino-americana em casos de depressão, e a campeã mundial em relação à ansiedade.

Vale citar que essa não é a primeira vez que o Brasil ocupa a primeira posição no relatório da OMS. Em 2017, o a população brasileira já tinha recebido o título de "país mais ansioso do mundo".

Fatores genéticos ou algumas situações de vida, como desemprego ou perda de entes queridos, por exemplo, podem desencadear sofrimentos psíquicos. Todas essas condições podem ser tratadas com a ajuda de terapia e/ ou medicação. Apesar disso, ainda existe um tabu em relação ao tratamento, especialmente quando há necessidade do uso de medicamentos.

Combater preconceitos

A campanha também aborda o preconceito que existe em torno de doenças psiquiátricas, que muitas vezes são consideradas fruto de imaginação do paciente, ou confundida com sinais de fraqueza e preguiça. Esses motivos costumam causar atraso na busca por tratamento.

Embora o mês de janeiro tenha sido escolhido para aproveitar o embalo cultural e simbólico do primeiro mês do ano, quando as pessoas refletem mais sobre suas vidas e se sentem mais empoderadas para planejar e viver novas perspectivas, o Hospital São Luiz, em Cáceres (MT), unidade própria da Pró-Saúde, entende que o tema seja trabalhado continuamente durante o ano.

Neste mês, o Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) do hospital, participou de uma ação integrada entre os psicólogos da rede pública e privada, em parceria com os demais órgãos públicos do município.

Com o propósito de desconstruir o preconceito em torno das doenças psiquiátricas e expandir a discussão dessa temática, o São Luiz realizou uma ação com entrega de folhetos nas proximidades do hospital e faixas com o slogan da campanha "Quem cuida da mente, cuida da vida", para dar mais visibilidade aos cuidados com a saúde mental.
Dentro da Unidade, além da abordagem clínica entre os pacientes e acompanhantes, os colaboradores também recebem atenção com o apoio de ações de humanização, promovidas pelo GTH.

"A internação provoca fragilidade emocional. As ações da campanha também são direcionadas para a conscientização da importância do tratamento e do apoio de outras pessoas que fazem parte do convívio social e pessoal do paciente, como familiares e colegas de trabalho. É importante cuidar de quem cuida", pondera Joane Ramos Viana de Castro, psicóloga do Hospital São Luiz.

A saúde mental é tema transversal e abrange médicos, nutricionistas, enfermeiros, psiquiatras e profissionais que não são da área de saúde, mas de áreas interligadas. Apesar da campanha realizada durante o mês de janeiro, os cuidados com a saúde mental devem ser realizados durante todo o ano.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por KARINA MARTINS DE LARA, em 31.01.2020 às 20:39

    Como profissional da psicologia, participante do grupo dos psicólogos de Cáceres que promoveram este grandioso, importante, lindo e primeiro movimento do Janeiro Branco em nossa cidade de Cáceres: Cuidar da Saúde Mental, é cuidar bem da vida , sinto-me honrosa pela participação de uma Instituição como Hospital São Luiz abraçar a nossa causa, obrigada aos colaboradores do HSL que estiveram nos apoiando e se fizeram presente nesta data. Gratidão. Ass: Karina-Psicóloga da Comissão Organizadora do Evento

  • por Lene, em 31.01.2020 às 08:58

    Comissão organizadora do primeiro evento janeiro branco de Cáceres. Infelizmente houvesse um equivoco no enunciado e em algumas partes do texto, onde diz que a instituição realizou o movimento. Mas agradecemos a a participação da instituição nesta data mesmo que por 1 hora se fez presente. Agradecemos as demais empresas patrocinadoras , dentre casas de materiais de construção e tintas, livraria, funerária, pessoas em particulares, empresa de terere, informatica e os psicólogos, CAPS, graficas. Que todos unem forças , juntos seremos mais fortes. Aceitamos mais patrocinadores, para continuarmos com os eventos na nossa cidade.

  • por Carlos, em 30.01.2020 às 20:55

    Boa noite tive a oportunidade de acompanhar esse brilhante projeto no qual parabenizo os organizadores mas por mais justo que seja essa mobilização foi feita pelo psicológicos de Cáceres e não somente a representante da instituição citada na matéria então é mais que justo que envolvesse os reais organizanizadores.

  • por Ana Paula - Psicóloga da Comissão Organizadora do Evento, em 30.01.2020 às 20:14

    O Grupo de Psicólogos sente-se honrados em ter a participação de uma instituição tão nobre quanto Hospital São Luiz na nossa camapanha! Parceria que só tem a acrescentar para saude mental da nossa cidade.

  • por Voluntáriado indgnado, em 30.01.2020 às 17:03

    Pois é a psicóloga deveria dizer de onde partiu a idéia do evento em Cáceres e quem foram os organizadores do evento. Onde e quando o hospital São luiz participou? Só houve a presença de 1 psicóloga e 3 técnico, 1 administrativo. Hoóóó, são luiz kkk, coitado dos organizadores e quem promoveu a idéia... e quem leva credito o hospital.

 
Sitevip Internet