Notícias / Educação

23/01/2020 - 14:24

Desempenhos no ENEM são frutos de planejamento, diz fundadora do CEAF

Por Jornal Oeste

Arquivo

 (Crédito: Arquivo)
A direção do Centro de Educação Anália Franco (CEAF), de Cáceres, está comemorando os resultados do último ENEM.
 
O desempenho evoluiu e todos os estudantes tiveram boas notas.
 
A professora Rosa de Lourdes Amaral Vitorino, que fundou a instituição há 33 anos diz que isso não foi ao acaso.
 
‘Escrever de maneira competente não é tarefa fácil. Até porque o texto não pode ser visto como um mero produto, mas, como o resultado de um processo de médio a longo prazo. Os resultados que têm sido alcançados pelos alunos do CEAF em Cáceres, são frutos de um trabalho consistente, consolidado ano a ano, pacientemente, que envolve não apenas os professores e alunos, como também família, equipe diretiva, coordenação e muito amor pela educação.  Desde 2011 a média em Redação cresceu na escola. Ano a ano inovações foram implantadas e, em 2015, o Laboratório de Redação surgiu como um método de acompanhamento para pluralizar e individualizar o ensino. Nas demais áreas do conhecimento a escola vem implantando também inovações como laboratório de aulas práticas em Ciências, o Matematicando e projetos diferenciados que tornam as aulas dinâmicas e muito mais produtivas. O resultando já está sendo percebido também pelo aumento da média geral do ENEM. Assim, nota-se que ao observar o potencial de cada aluno e suas dificuldades, é possível trabalhar com maior eficácia para o desenvolvimento das habilidades e competências de cada um, conseguindo também menor discrepância de desempenho, tendo a média da turma muito próxima aos melhores resultados, mostrando um trabalho completo de desenvolvimento do indivíduo, deixando-o melhor capacitado não só para o ENEM, mas mostrando seu potencial para todos os desafios que a vida lhe reserva’, argumenta.

HISTÓRIA 

Uma das maiores e mais respeitadas escolas de Cáceres não se tornou o que é por mero acaso.

Esta história de sucesso começou em 1986 como um desafio para os recém-chegados, Rosa de Lourdes Amaral Vitorino e Wanderley Vitorino da Silva.

Ele médico anestesiologista e ela pedagoga. Com dois anos de Cáceres, o casal foi procurado pela proprietária da Escola Sitio do Pica-Pau-Amarelo que estava de mudança e desejava vender a escola fundada em 1986.

Com apoio do marido, a professora Rosa que nesse período atuava no Colégio Onze de Março como supervisora pedagógica e como professora do IESC, hoje UNEMAT, decidiu encarar o desafio.

Com muita determinação ela assumiu a direção do Sitio do Pica-Pau-Amarelo, que na época funcionava em uma casa improvisada na Rua Porto Carreiro.

Criada para oferecer Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série, a escola contava com 23 alunos, três professoras e uma funcionária responsável pela limpeza.

Perseverante, em 1989 a professora Rosa transferiu o Sitio do Pica-Pau-Amarelo para um prédio amplo na Rua 13 de junho onde funcionava a extinta escola Casinha do Sol.

Ainda naquele ano, acatando um desejo dos pais, a direção tomou a decisão de mudar o nome da escola para Centro Cacerense de Educação, o CCE.

A escola que já oferecia, Educação Infantil e 1ª série do Ensino Fundamental, passou a oferecer a 2ª série.

De 1989 a 1992, um insistente trabalho pedagógico e determinação de crescer levou a direção a construir um prédio na Avenida Sangradouro que, graças a grande demanda, passou a abrigar a Educação Infantil.

Esse período também marcou a implantação do Ensino Fundamental II.

Naquela época a escola contava aproximadamente 300 alunos, 15 professores e cinco funcionários de manutenção e limpeza. Em 1995 forma a primeira turma de oitava série.

Concluíram 30 alunos que inauguraram a implantação do Ensino Médio a partir de 1996. Nesse período a escola dá um salto qualitativo que a tornaria mais tarde uma referência no Ensino Médio.

A parceria com a Rede Pitágoras de Ensino trouxe experiência para a implantação do Ensino Médio com foco na preparação para os vestibulares.

Ao completar 10 anos, três acontecimentos foram marcantes: a implantação do Ensino Médio, o inicio da construção da atual sede na Avenida Sete de Setembro, 1811 e a mudança do nome de Centro Cacerense de Educação para Centro de Educação Anália Franco, CEAF, uma homenagem a uma das maiores educadoras do país, que no século XIX foi feminista, abolicionista e pioneira na educação de jovens e adultos excluídos.

Em 1997 mais uma etapa do sonho se concretiza: a partir de fevereiro o CEAF passa a funcionar na sua sede própria, com um espaço amplo e arejado em uma área de 20 mil metros quadrados, planejado para oferecer todas as condições para uma educação de qualidade.

Nesse ano com todos os alunos integrados na nova sede, a escola, com 12 anos de existência, promoveu a formatura da primeira turma do ensino médio.

Confirmando seu slogan "CEAF uma escola de RESULTADOS” nestes 33 anos o CEAF vem se destacando em diversos eventos educacionais de relevância tais como os do esporte onde a escola por dois anos consecutivos foi a campeã estadual do Handebol masculino conquistando o direito de representar o Estado de Mato Grosso nos Jogos Estudantis em Brasília; na mesma modalidade sagrou-se bicampeã nacional nos JERPs (Jogos Estudantis da Rede Pitágoras).

No Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por três anos consecutivos o CEAF alcançou as melhores médias da região e a terceira colocação do Estado.

Resultados relevantes vêm sendo alcançados pelos alunos do CEAF nas Olimpíadas da Matemática da UNEMAT (Universidade Estadual de Mato Grosso) , na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), na OBF (Olimpíada Brasileira de Física) e na Olimpíada Viagem do Conhecimento – a maior olimpíada de geografia doo Brasil, promovida pela National Geographic.

Além disso, vale ressaltar as premiações nos concursos de Redação dos Correios e da Marinha.

Mostrando uma visão de vanguarda e preocupação com a colocação do jovem cacerense no mercado de trabalho, o CEAF firmou parcerias com a UNOPAR (Universidade do Norte do Paraná) , oferecendo cursos de Graduação e Pós-graduação “Lato Sensu” - EAD na modalidade de Ensino Presencial Conectado e com a Projeta Cursos Profissionalizantes na área da saúde para jovens e adultos a partir de 14 anos.

Com uma estrutura física moderna, arejada, integrada à natureza o CEAF, segundo biólogos da Rede Pitágoras, é um verdadeiro laboratório natural de biologia, ecologia, botânica e zoologia e ainda oferece bem aparelhados laboratórios de Biologia e de Informática, além de cinco tele salas com centro de multimídia conectados a internet por rede wireless.

Atualmente, o CEAF é uma história de sucesso que se mistura com a vida do médico Wanderley Vitorino da Silva e da professora Rosa de Lourdes Amaral Vitorino, que nasceram em famílias simples, ousaram sonhar e, desde 1986, escolheram Cáceres para trabalhar e criar sua família.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Cleiton, em 24.01.2020 às 09:22

    Parabéns professora. Determinação e foco e perseverança em tudo que faz. Essas são grandes marcas de ti e teu esposo e a escola Ceaf é o espelho dessa garra...

  • por Heleno, em 23.01.2020 às 18:16

    Igualzinho o planejamento da rede municipal, que UM ANO DEPOIS DE FAZER um bingo, não conseguiu instalar ar condicionado nas escolas. Professora Rosa podia montar um curso de planejamento para ajudar a Prefeitura.

 
Sitevip Internet