Notícias / Politica

17/01/2020 - 08:36 | Atualizado em 17/01/2020 - 08:46

Ministro critica Pedro Taques por embargo à obra de hidrovia em Cáceres. Veja o vídeo

Por Thiago Andrade

Gazeta Digital

 (Crédito: Gazeta Digital)
O ministro dos Transportes, Tarcísio Gomes de Freitas, criticou o ex-governador Pedro Taques (PSDB), que segundo ele, como membro do Ministério Público Federal (MPF) de ter ajuízado uma ação para bloquear a realização de obra que beneficiaria a hidrovia Paraguai/Paraná, e depois como governador de Mato Grosso ter cobrado da União a realização da obra.
 
Em sua defesa, Taques diz que a ação já tem 16 anos e que não foi contra a obras, mas que buscou a realização cumprindo todos os deveres que regem a legislação ambiental. Taques disse que o ministro está mal informado ou mentindo ao fazer as afirmações.  
 
O vídeo com a crítica do ministro está disponível na página Bolsonaro Apoiadores MT (@BolsonarooMT). A postagem não tem a data da gravação do vídeo.
 
"A Hidrovia do Paraguai também é outra coisa interessante do Brasil. Você sabe que o Eveteia (Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental) da hidrovia foi barrado por uma ação do Ministério Público lá atrás, depois o procurador que entrou com a ação virou governador do estado e daí queria fazer uma intervenção na hidrovia. Mas, disseram que você não poderia nem fazer o estudo, porque o Ministério Público entrou com uma ação e conseguiu na Justiça o bloqueio", lembrou da conversa com o governador. 
 
Taques então teria perguntado quem entrou com a ação e ouviu que ele mesmo, como procurador, foi o autor. "Você não estudar hidrovia que é um transporte super eficiente do ponto de vista energético, isso não faz sentido. É aquele negócio de que nada pode, rodovia não pode, hidrovia não pode. O cara era procurar e entrou com a ação, barrou todo o estudo, depois virou governador e quis saber da hidrovia", disse
 
A deputada Janaina Riva (MDB), que fez oposição ao governo Taques, curtiu a publicação e comentou "Grande Pedro Taques". 
 
Em sua defesa, Taques disse respeitar o ministro, destacou que ele é sério e tecnicamente compete. No entanto, no caso em particular, disse que o auxiliar do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) mente ou está mal informado. "Creio que mal informado, pois a ação é antiga, ajuizada ha mais de 16 anos, não tenho vergonha dela, pois não tenho medo do meu passado, por isso não temo o meu futuro", destacou. 
 
Destacou que a ação mesmo dizia que o MPF não era contra a construção, mas que pedia respeito a lesgislação ambiental e que isso foi reconhecido pela Justiça Federal. "A ação diz, textualmente, que o MPF e MPE não eram contra a hidrovia, modal de transporte que defendo, e sim que a Constituição e as leis precisavam ser cumpridas. Aliás, foi julgada procedente, em primeiro e segundo graus do Judiciário Federal. Como procurador da República, cumpri o meu dever; como senador, igualmente, busquei resolver a situação dentro do Ibama, Dnit, que tratava de navegação de águas interiores e Ministério dos Transportes", argumentou. 
 
Taques disse que como governador de Mato Grosso tratou do caso pedindo o cumprimento das decisões e adequação do projeto pela União. "Tenho o vício de cumprir a lei por onde passo, onde estou, e pra onde me encaminho", finalizou o ex-governador.

Vídeo Relacionado

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Bn, em 17.01.2020 às 15:36

    A ZPE a população já está cansada, eles tem que mudarem a conversa para ganhar votos. Abre os olhos cambada é ano político.

  • por o pescador, em 17.01.2020 às 12:45

    E essa mesma turma que ta ai era companheiro do Governador Pedro taques, Mentiram e enganaram o quanto poderão agora vem com essa conversa fiada novamente proverbio antigo (DIZ COM QUEM ANDAS QUE DIREI QUEM ES) preste atenção pessoal de Cáceres. todo cuidado e pouco com essas turma de mentirosos.

  • por Rubens, em 17.01.2020 às 10:55

    O ministro pode entender muito de infraestrutura, ma está desinformado sobre a história. O que se busca é saber quais os impactos ambientais essa hidrovia causará, até porque se trata do Pantanal. Além disso, a própria viabilidade econômica dela. De elefantes brancos o Brasil já está cheio, não é ministro? O senhor já deu jeito na transamazonica? Foi com muito estudo que os militares planejaram ela?

  • por Caceres precisa de vc, em 17.01.2020 às 10:30

    E agora o deputado dr. Emendas & fundão partidário Dr. Leonardo, tem a capacidade de colocar em.sua equipe o loirao é sua equipe cuiabana para falar mal.do governo Mendes e do prefeito Francis que muito fazem pela nossa região. O Dep dr. Leonardo é uma vaquinha de presépio de Pedro Taques e companhia. Em tempo de carnaval, pq não uma música de marchinha....oleole olé olá lá vem dr. Leonardo com loirao puro guaraná, lá vem ele lá vem ela puxando a corda no pescoço de Marcelão até tatata...

 
Sitevip Internet