Notícias / Politica

15/01/2020 - 09:27

Cooperação possibilita que Porto de Cáceres seja reativado em seis meses

Por Lorena Bruschi | Secom-MT

Mayke Toscano/Secom-MT

 (Crédito: Mayke Toscano/Secom-MT)
A Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) firmou um acordo de cooperação com a Associação Pró Hidrovia do Rio Paraguai (APH), para a retomada das atividades do Porto Fluvial de Cáceres, importante modal de transporte de cargas da região. A assinatura ocorreu na manhã desta terça-feira (14.01), na sede da Metamat.

Por meio da cooperação, será aportado o investimento estimado de R$ 1,5 milhão para recuperação da estrutura física, equipamentos, e demais adequações necessárias, com recursos da APH. O cronograma apresentado pela associação prevê que em seis meses aconteça a reativação do porto.

“É uma vontade antiga de todos que trabalham na região, que se possa voltar a usar o transporte aquaviário para escoamento da produção. Esta cooperação garante que cada etapa do cronograma seja cumprida com apoio e fiscalização do governo”, afirma o presidente da Metamat, Juliano Jorge Boraczynski.

Conforme o presidente da APH, Vanderlei Reck Junior, o porto está há praticamente 10 anos sem funcionamento, já que desde 2009 o fluxo diminuiu drasticamente, até a paralização completa, em 2012. Ele reitera a importância do escoamento da produção, e da possibilidade de facilitar a exportação, e a importação, para os produtores da região. 

“Estamos bastante confiantes nesse novo momento. Por parte da Associação, não estamos medindo esforços para colocar o porto em operação dentro dos seis meses”, afirma.

O objetivo da Associação é que, após o início da atividade, aconteça a continuidade das melhorias, como a ampliação do embarque e desembarque, estruturação física e administrativa, e investimento em guindaste para operar com contêineres.

Também participou da ocasião o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, Adriano Silva. 

O porto

O Porto Fluvial de Cáceres é delegado pela União para a administração pela Metamat desde 1998. Por meio da hidrovia Paraguai-Paraná, o porto beneficiará municípios das regiões oeste e sudoeste do estado. Dos 3.442 quilômetros da rota aquaviária, 890 quilômetros ficam dentro do Brasil, passando por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A hidrovia passa ainda pela Bolívia, Paraguai, e Argentina.
Presidente da APH, Reck Júnior, presidente da Fapemat, Adriano Silva, e o presidente da Metamat, Juliano Jorge Boraczynski.

Comentários

inserir comentário
9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por SERGIO NORBERTO DA SILVA NORBERTO, em 16.01.2020 às 13:09

    Gostaria de saber on de esta a realidade da ZPE

  • por Ronaldo, em 16.01.2020 às 08:24

    A ZPE já é uma realidade!

  • por SERGIO NORBERTO DA SILVA NORBERTO, em 16.01.2020 às 07:44

    de novo essa palhaçada é só começar a politica vem PORTO vem ZPE, abra o olho Cacerense esse GOLPE É VELHO. vcs não vai maias acreditar, olha eu tenho 52 anos ha 56 anos ouço falar dessa palhaçada, kd o Adrinao que iria lutar pelos concursados da EDUCAÇÃO, acabou a politica acabou a luta

  • por o pescador, em 15.01.2020 às 14:43

    Sim para os menos esclarecido pode ate acreditar numa fabula dessa, lembra aos Cacerense que nos só temos 4 mês de chuva e 8 de seca quando acabar a chuvas as águas baixão e em certas partes do rio a travesamos apê e ai como que fica o rio ta todo assoreado vão fazer o transporte de dezinterafamilia, na época da seca vão fazer oque, ou essa brincadeira de navegação e só para engana os eleitores passa as eleição para a brincadeira e isso, se você já viu pê de cobra rasto de alma e couro de lobisomem pode acreditar povo Cacerense.

  • por Paladino, em 15.01.2020 às 13:48

    Vale ressaltar que o valor liberado e muito pouco pelo estardalhaço que se faz com essa reabertura de Porto. E ainda o Reck acaba com a reportagem quando diz de comprar guindaste...Kkk. Pessoal em época de política vende até a mãe.

  • por Bugre, em 15.01.2020 às 12:34

    Só engodo!

  • por André Correia Soares, em 15.01.2020 às 11:44

    Acredito que com a retomada da navegação da hidrovia Paraguai Paraná Cáceres poderá ter seu desenvolvimento gerando emprego e renda.

  • por Cacerense, em 15.01.2020 às 11:42

    Com a aproximação das eleições municipail, começa a politicagem.

  • por Cacerense, em 15.01.2020 às 11:19

    Deus na frente, tudo vai dar certo! Mais emprego para Cáceres.

 
Sitevip Internet