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13/01/2020 - 08:26

Professores da rede pública podem manifestar interesse em cursos de licenciatura

Por Lygia Lima

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Os professores que atuam nas redes públicas de ensino em uma área diferente da sua formação, ou que ainda não possuem curso superior, podem se cadastrar na Plataforma CAPES de Educação Básica até o dia 31 de janeiro a fim manifestar interesse em se especializar por meio de um curso de graduação.
 
O acesso a plataforma é https://eb.capes.gov.br/portal/

É importante que os professores que estão atuando na Educação Básica preencham o cadastro e manifestem o interesse em algum curso de licenciatura. Pois será com base nesse levantamento que o governo federal, poderá vir a oferecer novos cursos de graduação com vistas a formação de professores para a educação básica. Os professores que não efetuarem o cadastro até o dia 31 de janeiro, não poderão concorrer às vagas nos cursos  que, por ventura, vierem a ser oferecidos.

A intenção da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) neste momento é mapear, em todo o Brasil, os docentes que precisam adequar sua formação ao que foi exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e identificar aqueles que têm interesse em se especializar. As informações obtidas a partir dos cadastros vão nortear o planejamento dos programas de formação inicial de professores da Educação Básica a serem implementados em 2020.

A CAPES salienta que a manifestação de interesse por parte dos professores e a validação pelas secretarias de educação, não garantem a oferta dos cursos. Mas a intenção é que o cadastro norteie o atendimento gradativo das demandas. Programas como o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) – que fomentam cursos de licenciatura – já terão seus próximos editais direcionados pelas informações obtidas no cadastro.

A iniciativa, ainda conforme informações da CAPES, contribuirá para o alcance da Meta 15 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), cuja meta aborda as estratégias que preveem consolidar e ampliar plataformas eletrônicas e implementar cursos e programas especiais. Tudo isso com o objetivo de assegurar a formação superior aos professores que estão em exercício, mas que possuem apenas formação de nível médio.

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