Notícias / Mato Grosso

12/01/2020 - 07:40

Padre criticou maneira como 'Porta dos Fundos' retratou Jesus Cristo no especial de Natal

Por Douglas Trielli

Victor Ostetti/MidiaNews

 (Crédito: Victor Ostetti/MidiaNews)
Uma das vozes mais influentes da Igreja Católica em Cuiabá, o padre Deusdédit Monge de Almeida criticou a maneira como o programa de humor Porta dos Fundos retratou Jesus Cristo no especial de Natal que estreou na Netflix no final de 2019. O filme insinua que Jesus teve uma experiência homossexual após passar 40 dias no deserto.
 
Ao MidiaNews, o religioso, responsável pela Paróquia Coração Imaculado de Maria, no Bairro CPA IV, disse que o programa desrespeitou os sentimentos dos católicos. Ele disse que o especial foi uma “blasfêmia”.
 
“Não podemos ridicularizar ou vilipendiar esta ou aquela crença. Inclusive, isso é um ilícito que consta na Constituição. E também é uma forma de afrontar o sentimento cristão e religioso da maioria da população cristã, seja católico ou evangélico. Nossos irmãos evangélicos também ficaram indignados. Causou indignação, tristeza. Jesus é filho de Deus, que conheceu a condição humana, menos o pecado. E lá mostra o filho de Deus em uma atitude de pecado. Não podemos aceitar isso. É uma blasfêmia, um ato sacrilíaco, que protestamos contra”, disse.
 
Ele, entretanto, condenou o ataque sofrido pela produtora do programa. Na madrugada de 24 de dezembro, a sede do Porta dos Fundos, no Rio de Janeiro, foi alvo de dois coquetéis molotov, que foram jogados contra a fachada do imóvel. O caso foi registrado como crime de explosão na 10ª DP (Botafogo).
 
“Violência sempre gera violência. Guerra chama guerra. Ódio chama ódio. Nós também protestamos e não concordamos com essa atitude radical de violência contra a produtora”, afirmou.
 
Ainda na entrevista, o pároco comentou sobre a atuação progressista do Papa Francisco e o recente episódio em que o pontífice dá dois tapas em uma fiel.  Ele ainda avaliou a gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e deu conselho aos fiéis que irão votar nas eleições de 2020.
 
Veja os principais trechos da entrevista:
 
MidiaNews – O Papa Francisco completa sete anos de pontificado. Qual a avaliação do senhor da Igreja Católica nesse período?
 
Deusdédit de Almeida – A igreja ganhou muita admiração pela presença do Papa Francisco. Eu me sinto orgulhoso de ser padre dentro desse pontificado dele. Sem desmerecer outros papas. Eu convivi com seis papas, que também trouxeram grandes contribuições à igreja. Penso que cada momento da história, o Espirito Santo coloca na frente da igreja um papa com determinado perfil para aquele momento da história. Deus quer dar um recado através dos pontífices. Amanhã virar outro papa com outro perfil outras visões. Mas penso que neste momento da história, o Papa Francisco foi um homem muito acertado e que está reconciliando, e está sendo um líder espiritual não só dos católicos, mas para a humanidade inteira. Ele é ponto de consenso, de diálogo, é um instrumento de reconciliação. Todas as vezes que surgem conflitos no mundo, sempre tem uma palavra. Não se colocando de um lado, mas tentando encontrar o consenso, o entendimento. Uma postura conciliadora, para oferecer aquilo que a igreja tem: levar a paz e a perdão.
 
MidiaNews – Há alguns anos, falou-se da perda do espaço do catolicismo no Brasil e o senhor chegou a comentar, em entrevista ao MidiaNews, que o que estava crescendo era o “indiferentismo”. Esse fenômeno mudou?
 
Deusdédit de Almeida – Hoje, segundo a pesquisa do IBGE, são em torno de 12 milhões de brasileiros indiferentes a tudo. Então, o indiferentismo ainda é um problema. A gente não tem que se preocupar com as igrejas, porque, Graças a Deus, as pessoas buscam uma religião na vida. O que nos preocupam são as pessoas complemente indiferentes. O indiferentismo é fruto, também, desse mundo hedonista, que busca o prazer, o individualismo, que é muito forte na sociedade. Uma pessoa que não quer compromisso com nada, não se compromete com a igreja, com sua religião, com os compromissos sociais. Essa é uma situação social que envolve a cultura do momento.
 
Mas o marcante é o individualismo. O individualismo alastrou-se por todos os ambientes da vida. Até nos ambientes religiosos, nas igrejas, na política, na Cultura. Esse comportamento individualista gera a indiferença nas pessoas, diante dos grandes valores e dificulta a luta pela paz, pela justiça. Não é que a pessoa seja ateia, mas ela é indiferente.
 
MidiaNews – Acha que isso atrapalha a evolução da sociedade?
 
Deusdédit de Almeida – Também. Veja, com a indiferença na política, você chama as pessoas para um debate e elas não vão. Então, em todos os setores há um individualismo e uma indiferença, um certo comodismo social.
 
MidiaNews – O Papa Francisco tem uma visão mais progressista da Igreja Católica, em contraponto a Bento XVI, que era mais conservador. Essa posição de Francisco, no entanto, parece desagradar parte dos fieis mais conservadores. O senhor também percebe isso?
 
Deusdédit de Almeida – Não podemos classificar a igreja como conservadora ou progressista. Há valores que precisam ser conservados. A igreja tem 2 mil anos, tem uma rica tradição. O Papa Franciso sempre manteve fidelidade à sagrada tradição da igreja. Mas, por outro lado, precisamos adequar essa tradição aos novos tempos. Como dizia São João XXIII: a doutrina da igreja é a mesma, o evangelho é o mesmo, mas os interlocutores mudaram. A realidade mudou. Como vamos fazer com que essa mensagem, essa doutrina, possa ser assimilado, acolhido, vivenciado pelos homens de hoje? Por isso temos que modificar nossos métodos. Não é um novo evangelho, mas é uma nova evangelização. Temos que adaptar nossa linguagem, falar de Deus de modo mais agradável, mais atraente para os dias de hoje. É isso que o Papa Francisco quer fazer. E também levando as questões sociais, porque a igreja não pode ficar alheia à questão social. O próprio código do direito canônico fala isso. A igreja deve levar os princípios da moral e proclamar os valores da dignidade humana no mundo inteiro.
 
A igreja não se identifica com nenhum projeto político, seja centro, esquerda, direita. Mas quer que no centro de qualquer projeto político esteja o ser humano, a centralidade da dignidade humana. E o Papa Bento, era mais estudioso, um homem de profundidade. O Papa Francisco é um homem mais pragmático, mais pastoralista, alguém que viveu no meio do povo. Ele sabe trazer ao povo aquele espírito de pastor. Ele fala que o pastor tem que ter o cheiro das ovelhas. Tem que estar no meio do povo, tem que sentir, tem que ser solidário, aliviar as dores. Ele tem esse perfil. Ele não é um grande estudioso, como o Bento, mas é um homem pragmático, prático e que quer uma igreja aliada aos que mais sofrem no mundo.
 
 
MidiaNews – Dias atrás o Papa Francisco causou surpresa ao dar dois tapas em uma fiel. Ele, depois, pediu desculpas. Acha que ele errou em seu ato?
 
Deusdédit de Almeida – Causou um impacto. Mas não podemos julgar. Porque aí mostra a humanidade do Papa. Ele é um ser humano. Ele, humildemente pediu desculpa, perdão, mas mostra o lado humano da pessoa. A santidade também tem o lado pessoa. Jesus também tinha seu lado humano, Jesus também saiu chicoteando os vendilhões do templo. Então, ele também teve momentos em que mostrou sua humanidade. Foi um reflexo, ele também é ser humano. E devemos estar sempre atentos para... A gente eleva demais uma pessoa e esquece que ela também é humana. Assim como o padre, o bispo.
 
MidiaNews – A propósito, o senhor assistiu ao filme “Dois Papas”? O que achou?
 
Deusdédit de Almeida – Assisti. Achei muito edificante. Recomendo a todos que assistam. Mostra um perfil de dois papas, mas enriquecendo o conjunto da igreja. Tanto o Papa Bento quanto o Papa Francisco trouxeram grandes contribuições para a vida da igreja. Eu aconselho às pessoas que assistam. É muito edificante e educativo. Uma visão completa a outra. Não podemos dizer que um papa está errado e o outro certo. É um completando o outro. Cada papa vem com uma mensagem para aquele momento. O Papa Francisco está trazendo a sua mensagem, mas daqui a pouco ele desaparece e virá outro com mensagem. Temos que estar aberto para ouvir esse recado de Deus, neste momento, através dele.
 
MidiaNews – O senhor acompanhou a polêmica dos humoristas do Porta dos Fundos que trataram Jesus Cristo como homossexual em um Especial de Natal?
 
Deusdédit de Almeida – Eu não assisti, mas acompanhei os comentários. A CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil], em dezembro, emitiu uma nota de repúdio a essa produção. A igreja sempre aplaude as produções artísticas edificantes e educativas, mas vai sempre condenar produções que empobrecem a cultura, ofende e agride o sentimento religioso.
 
MidiaNews – E feriu os católicos?
 
Deusdédit de Almeida – Fere, claro. Não podemos ridicularizar ou vilipendiar esta ou aquela crença. Inclusive, isso é um ilícito que consta na Constituição. E também é uma forma de afrontar o sentimento cristão e religioso da maioria da população cristão, seja católico ou evangélico. Nossos irmãos evangélicos também ficaram indignados. Causou indignação, tristeza. Jesus é filho de Deus, que conheceu a condição humana, menos o pecado. E lá mostra o filho de Deus em uma atitude de pecado. Não podemos aceitar isso, É uma blasfêmia, um ato sacrilíaco, que protestamos contra.
 
MidiaNews – Não acha que a liberdade de expressão existe, inclusive, para este tipo de humor?
 
Deusdédit de Almeida – Nós vivemos em uma sociedade pluralista em que cada um tem sua crença, mas tem que ter respeito, tolerância, convivência, respeitosa entre todas as crenças. E você não pode ofender o sentimento religioso deste ou daquele grupo. É questão de convivência democrática. A democracia exige respeito, não atacando e agredindo o sentimento das pessoas.
 
MidiaNews – Falta temor a Deus?
 
Deusdédit de Almeida – Falta temor a Deus. São pessoas que tem humor pobre. Uma produção pobre, que poderia encontrar outro caminho e fazer o ‘bom humor’. Eu vejo, também, que as pessoas que fazem esse tipo de produção artística, de humo de tristeza, vai ter que prestar contas a Deus um dia.
 
MidiaNews – O senhor falou de blasfêmia. É possível fazer humor falando em Jesus Cristo?
 
Deusdédit de Almeida – Eu penso que isso é mexer no sentimento cristão e religiosos das pessoas. Assim como nossos irmãos mulçumanos não aceitam que usem o profeta Maomé nas charges, nas imagens, de maneira ofensiva, depreciativa, vilipendiando a imagem, ninguém gosta. Nosso símbolo sagrado é a coisa mais sagrada que tem. Temos que respeitar.
 
MidiaNews – O Auto da Compadecida é um filme que trata também de religião.
 
Deusdédit de Almeida – Sim, foi feito de maneira humorística, mas mostrando uma realidade da época. E ali tem um ensinamento. É diferente.
 
MidiaNews – Uma pessoa assumiu a autoria do atentado à sede da produtora do Porta ddos Fundos. A violência não pode ser a resposta, não é mesmo?
 
Deusdédit de Almeida – Violência sempre gera violência. Guerra chama guerra. Ódio chama ódio. Nós também protestamos e não concordamos com essa atitude radical de violência contra a produtora. Acho que é por meio de diálogo, de perdão, de entendimento. Nós perdoamos as pessoas que nos fazem sofrer. Essa é a atitude de Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem.
 
MidiaNews – Não acha que existem problemas maiores para se preocupar do que programas de humor?
 
Deusdédit de Almeida – O que estamos vivendo, em uma sociedade pluralista, em que cada um fala o que quer. Mas tem que respeitar o outro, tem que ter um limite. Mas, claro, a questão da violência não é um caminho. Estamos vendo o conflito no Oriente Médio. Estamos vivendo em uma sociedade, extremamente, polarizada ideologicamente, com direita, esquerda, centro. Acho que temos que procurar um caminho de reconciliação nacional, mundial. Eu acho isso de diversidade reconciliada. As etnias, as raças, religiões, constituem uma riqueza para o mundo, são bens que precisam ser preservados. Mas precisamos buscar entendimento, consenso e buscar viver em uma sociedade reconciliada. Nesse conflito no Oriente Médio é preciso buscar o caminho da reconciliação e do diálogo. Vejo pessoas tomando partido, mas em guerra não há vencedores. Todos perdem. A humanidade perde. Vidas são ceifadas, crianças são mortas, hospitais são destruídos, bens culturais da humanidade são destruídos. Temos que conviver de maneira respeitosa, como irmãos.
 
MidiaNews – Acabamos de completar um ano de Governo Jair Bolsonaro. Independente de preferências políticas, é necessário compreender que foram doze meses em que as diferenças políticas se intensificaram no Brasil, assim como o clima de intolerância.
 
Deusdédit de Almeida – Muito. Isso é muito ruim.
 
MidiaNews – Como fazer para unir o povo brasileiro de novo?
 
Deusdédit de Almeida – Temos que ter um objetivo comum: que é o bem-estar social de todos. Todas as forças da sociedade, igrejas, políticos, partidos, têm que estar olhando o bem comum da sociedade. O bem comum está acima de todos. Então, no momento em que a gente busca esse bem comum vai haver mais consenso. Porque o povo brasileiro não é movido por ideologias. O povo quer emprego e pão na mesa. Porque o emprego gera renda, que gera consumo, que deixa a economia ativa. Então, queremos uma boa sociedade para todos. Eu rezo muito para este governo para que busque o bem comum de todos. Não é ficar nessa cruzada ideológica. Isso empobrece muito. Não queremos um governo identificado com direita, esquerda ou centro. Queremos que no centro esteja a pessoa humana e que haja essa busca pelo bem comum de todos e buscar a conciliação. Seja quem estiver lá, é o nosso presidente. Ele foi escolhido e é o presidente de todo o País e temos que torcer e rezar para que tenha sucesso, êxito para o bem de todos. É assim que devemos pensar a política.
 
MidiaNews – Qual a avaliação o senhor faz sobre o governo Bolsonaro. Vê mais pontos positivos ou negativos?
 
Deusdédit de Almeida – Tem muitos aspectos positivos. A economia está criando vida, está revitalizando, mas ainda há alguns pontos que precisam ser avançados. Como a questão da geração de emprego. Nós queremos uma sociedade de pleno emprego, porque a melhor maneira de distribuir renda é gerando emprego. E diminuir a desigualdade social, que é a raiz de todos os males. Estudos dizem que 10% da população mais rica detém 43% da riqueza nacional. Então, temos que trabalhar em uma linha para buscar uma maior igualdade social. A democracia é o instrumento próprio para isso. Toda democracia verdadeira, autentica deve ter uma natureza mais social, no sentido de distribuir renda, de diminuir desigualdade social. Esse é o caminho. E os males da democracia se combatem com mais democracia. Não uma democracia eleitoreira, mas participativa, em quem todos contribuem para melhorar a condição de vida de todos. Esse é um problema que vejo que precisamos avançar. Mas o Brasil está caminhando. Tenho esperanças de que as coisas vão melhorar. Sempre na esperança e que Deus possa sempre nos ajudar.
 
MidiaNews – Em 2020, os cuiabanos voltam às urnas para escolher novos prefeitos. Qual conselho dá ao eleitor? Que tipo de candidato ele deve evitar?
 
Deusdédit de Almeida – Temos que fazer um voto consciente. Conhecer um pouco a trajetória do seu candidato para saber o histórico de vida dele. Não vender voto, não barganhar o voto. O voto não tem preço, tem consequência. Saber escolher. Eu sugiro conversar com as pessoas, com os amigos, bater um papo sobre esse perfil dos candidatos. Todos falam bonitos, todos têm discurso bonito, mas o que vale é o seu passado. Quer conhecer uma pessoa, basta olhar o seu histórico. A igreja não tem partido, não tem candidatos. A igreja católica não postula ter representantes lá. Queremos que as pessoas que vão para o Parlamento representem a sociedade, com os valores cristãos, éticos e morais que a igreja ensina.  Cada um escolhe o candidato que quiser, mas que seja alguém impregnado de muitos valores humanos, éticos, cristãos e que promova a justiça social. Candidatos que queiram a inclusão dos pobres.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Sandra Calixto Fontes, em 13.01.2020 às 10:43

    Paulo Renato, você já pagou suas dividas? Ou vai continuar pregando sua falsa moral.

  • por Paulo Renato, em 12.01.2020 às 18:21

    Que as igrejas católicas deixou de fazer o seu papel espiritual e passou a ser mais ideológica é verídico. Porém acreditar que o porta dos fez algo sensato em relação a religião é algo ridículo neste momento.

  • por Jose Carlos Rodrigues, em 12.01.2020 às 15:54

    Cesar vc deve ser um inergumeno, incredulo, safado e cafageste. Frquente qual for a Igreja seu inergumeno e veja as coisas que são feitas, quer na Igreja Catolicas ou nas Evangelicas os beneficios que elas fazem para a população, seu cafageste inergumeno, sem carater e sem degnidade vc é.

  • por Cesar, em 12.01.2020 às 09:34

    Que moral tem essa igreja pra falar. A igreja católica sempre optou pelos ricos e pelo dinheiro. Cadê a ação social que as igrejas de Caceres fazem? Se não tem dinheiro nem é bem vindos nessas igrejas católicas e evangélicas. Chega de hipocrisia e vai cata riquinhos bando de mercenários

  • por Marionely viegas, em 12.01.2020 às 08:04

    Um grande absurdo o que fizeram O Brasil é um pais laico Uma falta de respeito

 
Sitevip Internet