Notícias / Politica

05/01/2020 - 10:14

Bolsonaro acaba com eleição de reitores de universidades e diretores IF

Por Jornal Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Com a Medida Provisória (MP) 914, de 24 de dezembro de 2019, os reitores e diretores de Institutos e Universidades federais podem ser mera indicação do Governo Federal, o que impacta no gerenciamento e na democracia das instituições. Para Cáceres e todo o IFMT isso significa o fim das eleições para Diretor de Campus que ocorreriam em 2020, podendo ter desdobramentos em ofertas de matrículas e cursos, manutenção de servidores e no orçamento da instituição que ajuda a gerar renda em nossa região.
 
Em Cáceres, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE0), divulgou  nota protestando contra a medida.  Leia abaixo:
 
NOTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO
 
No apagar das luzes do ano de 2019, na véspera das comemorações natalinas, o presidente Jair Messias Bolsonaro editou a Medida Provisória (MP) nº 914 que altera normas para escolha de reitores e diretores nos Institutos Federais, Universidade Federais e o Colégio Pedro II, retrocedendo negativamente a atual dinâmica democrática das instituições.

Sem diálogo com as comunidades das instituições federais de ensino e com a sociedade brasileira e, utilizando-se de um artifício constitucional destinado para casos de emergência e relevância, a presidência da República demonstra novamente sua pouca capacidade de articulação com os setores da educação e fere gravemente a autonomia das instituições de ensino.

Na MP nº 914/2019 a escolha de Reitores das Universidade e Institutos passa ser via eleição direta e preferencialmente eletrônica, com formação de lista tríplice e escolha final pela presidência da República. Metodologia que é um retrocesso democrático nos Institutos Federais, pois na Lei nº 11.892/2009 – que teve seus dispositivos eleitorais revogados – previa-se que Reitores e Diretores seriam indicados por suas comunidades e empossados sem intervenção da presidência da República.

Além disso, a MP nº 914/2019 proíbe a recondução do gestor e dissolve a paridade proporcional entre as categorias nos pleitos, sobrepondo o peso dos servidores docentes em 70%, perante servidores técnico-administrativos e estudantes em 15% para cada segmento. Proporcionalidade que tencionará as relações entre os servidores efetivos e gera uma nova perda aos técnico-administrativos que nos últimos anos tiveram inúmeros cargos extintos. E, para piorar, elimina-se as eleições para diretores de campi que passam a ser indicação direta do Reitor nomeado.

As alterações trazidas nas escolhas dos dirigentes das instituições federais de ensino possuem como meta final a retirada da autonomia administrativa e pedagógica dos Institutos, Universidades e Colégio Pedro II e, em curto prazo, impor medidas privatistas encaminhadas pelo MEC, como o Programa "Future-se", e o tecnicismo e controle dos conteúdos ministrados via a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Programa "Novos Caminhos".

As Seções Sindicais do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) de Mato Grosso, que representam os servidores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), conclamam a sociedade mato-grossense a defender a democracia, a autonomia, a qualidade e a gratuidade das instituições federais de ensino. Também convocamos os Deputados e Senadores da bancada federal mato-grossense a repudiarem a MP nº 914/2019, que feriu prerrogativas do parlamento brasileiro e atentou contra a democracia na educação federal brasileira.
 
SINASEFE Seção Sindical de Cáceres
SINASEFE Seção Sindical de Mato Grosso
SINASEFE Seção Sindical de Rondonópolis
SINASEFE Seção Sindical de São Vicente da Serra

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jr, em 05.01.2020 às 19:40

    algubs comentários seriam cômicos se não fossem trágicos ..... não sei se alguns não enxergam um plano na frente, ou sei lá o que ! O negócio eh que tudo que aparecem engolem e pior ainda apoiam .... mais faz arminha que passa ! Nunca fui pt, votei no Bolsonaro , porém me arrependi amargamente ! Pior presidente da história desse país ! Mais fala do que faz e quando faz..... e para alguns, vai para frente de espelho, leiam mais, e comecem a observar o que está acontecendo !

  • por Marluce, em 05.01.2020 às 13:00

    Acho correto e coerente pois as pessoas de direção e assessoramento devem ser de confiança dos Presidentes, governadores e Prefeitos para assim seguirem os Planos de governo propostos.

  • por O povo, em 05.01.2020 às 12:26

    O que o presidente tinha que acabar com prova do ENEM para os aluno que concluí o ensino médio e para cursar uma faculdade tem que fazer vestibular ou essa prova do ENEM isso tinha que acabar outra coisa acabar também com a prova do OAB

  • por PESCADOR, em 05.01.2020 às 11:39

    Ora, Ora, quem paga e quem manda, Governo Federal paga os Funcionários, Federal tem que escolher que administra o órgão federal. Estado paga a Estadual quem manda e Governo estadual esta mas do que certo.

  • por Paulo Renato, em 05.01.2020 às 10:29

    O povo sem vergonha na cara . Essa de democracia é nada mais nada menos que uma ditadura dia satélites esquerdista para manter seus privilégios. Ainda bem que l Brasil acordou em tempo pois já estávamos caminhando para tornar uma nova Venezuela no continente americano.

 
Sitevip Internet