Notícias / Educação

03/01/2020 - 11:09

Veja como se inscrever na Unemat usando a nota do Enem

Por Nataniel Zanferrari

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Se você fez a edição 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), você pode se inscrever diretamente no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC), que pode ser acessado aqui: http://www.sisu.mec.gov.br/.

As inscrições são de 21 a 24 de janeiro. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, na página do SiSU, sem a cobrança de taxas.

Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do SiSU. Basta você selecionar o curso que você deseja cursar na Unemat.

O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, para alunos de escolas públicas, para negros, para indígenas ou para pessoas com deficiência.

A inscrição no SiSU deve ser feita com o número de inscrição e a senha do Enem de 2019. Caso o candidato não se lembre do número de inscrição ou da senha, pode recuperá-los na página do Enem.

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus).
 
Chamadas subsequentes

Após a primeira chamada do processo seletivo, o SiSU/MEC disponibilizará para a Unemat uma Lista de Espera, que será utilizada para realizar as próximas chamadas. A Unemat fará da 2ª à 6ª chamada para preenchimento das vagas não ocupadas na primeira chamada.

Para participar da Lista de Espera, o candidato deve acessar o seu boletim, na página do SiSU, e manifestar o interesse entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro.

O candidato poderá optar pela lista de espera em apenas por uma das duas opções escolhidas na fase de inscrição.

Havendo vaga disponível, a convocação dos candidatos para realização das matrículas é feita pela Unemat. Assim, é importante que o candidato acompanhe as convocações para matrícula em nosso site e redes sociais.
 
Não fez o Enem?

A Unemat realiza dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre.

O ingresso no 1º semestre de 2020 será realizado através do Enem/SiSU 2019.

O ingresso no 2º semestre de 2020 será realizado através de vestibular próprio da Unemat, porém ainda não há previsão de lançamento do Edital ou abertura das inscrições.

Normalmente isto acontece em março. Basta acompanhar nosso site, nossa página do Facebook e nosso perfil do Instagram que divulgaremos assim que tivermos novidades.
 
Nosso site
Nossa página do Facebook
Nosso perfil do Instagram
Cronograma de chamadas da Unemat pelo SiSU

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet