Notícias / Politica

20/12/2019 - 07:41 | Atualizado em 20/12/2019 - 07:54

Secretário de Fazenda diz que educação não é prioridade e defendeu repasse menor que 2% para Unemat

Por Assessoria/Adunemat

Helder Faria / Secretaria de Comunicação Social

 (Crédito: Helder Faria / Secretaria de Comunicação Social)
Após o embate público em relação à Reforma da Previdência Estadual, a Associação dos Docentes da Unemat (ADUNEMAT) deu um novo recado ao governador Mauro Mendes durante a Audiência Pública nesta quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa. "Não permitiremos o desmonte da educação pública no Estado de Mato Grosso, sobretudo a desvinculação dos recursos da Unemat" reforçou a vice-presidente do Sindicato, Edna Sampaio, se referindo à decisão do STF deferida na semana passada que barra o financiamento constitucional à Unemat.

A Audiência convocada nesta semana pelo deputado Thiago Silva após solicitação da Adunemat, foi motivo de mobilização no Sindicato, que trouxe sua base, juntamente com alunos e técnicos da Unemat de diversos Campus para debater as consequências desastrosas para a Universidade do Estado sem os recursos garantidos na Constituição Estadual (Art. 246).

Marcada por falas de deputados, professores, alunos e técnicos, a Audiência manteve unanimidade na defesa e na necessidade em lutar pela derrubada da ADI, que, dentre outros pontos, desvincula o orçamento da Unemat à receita do Estado.

"As consequências da decisão do STF para a Unemat, para a comunidade acadêmica e  para o ensino básico são desastrosas, reforçou Silvia Nunes, presidente da Adunemat. Em sua fala na tribuna, Silvia foi enfática ao evidenciar a importância de se posicionar contra o governo Mauro Mendes, que assume com essa ADI o compromisso com sucateamento da educação pública em Mato Grosso.

Em sua fala na tribuna, o Secretário de Fazendo, Rogério Galo, afirmou que educação não é prioridade e defendeu a flexibilidade para um recuso menor que 2%, de acordo com a necessidade e circunstâncias do Estado. Sua fala foi motivo de manifestação de professores e alunos, que não aceitaram a justificada para a desvinculação orçamentária.

Ao final da audiência, o Sindicato dos docentes reafirmou sua agenda de lutas contra a decisão do STF e anunciou uma agenda para derrubada da ADI. Além da necessidade em criar um grupo de trabalho na Assembleia para discutir e estudar o investimento na Unemat, resguardando a autonomia financeira, administrativa e pedagógica., a Adunemat informou que entrará com recurso junto ao STF. A organização de uma delegação para ir à Brasília reunir com os membros do STF para tratar da reversão da liminar, bem como o acompanhamento da votação do processo também estão na agenda do sindicato para a reversão da decisão e retomada da autonomia da instituição.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Pantaneiro, em 21.12.2019 às 00:06

    Desde que tornou autônoma a unemat só vez aumento salarial E pouco si importaram pra infraestrutura em outras palavras só olharam pro proprio umbigo

  • por Alexandre, em 20.12.2019 às 10:00

    Será que o secretário disse isso mesmo? Ou o sindicato que entendeu assim? Sindicato é ótimo pra fazer greve pra aumento de salário. E para as outras coisas que envolvem a educação? Acho que nunca vi o sindicato pedindo audiência pública pra UNEMAT parar sua expansão enquanto não resolve os problemas dos campi que já existem. Nunca vi o sindicato protestar contra cursos de turma única fora de sede que os políticos adoram pedir para suas bases eleitorais. Nao sei se o sindicato pede para regulamentarem o regime de dedicação integral para que todo mundo saiba o que um professor que ganha mais pode ou não pode fazer. Dinheiro é pouco para todas as instituições públicas. Nem por isso, algumas deixaram de sobressair nacional e internacionalmente.

  • por MOSSUETO, em 20.12.2019 às 09:41

    KKKKKKKK, lógico, na visão do sr. Secretário vale aquela máxima, povo sem educação é muito mais fácil de governar, pois nem reivindicar os seus direitos eles sabem, sr. secretário, para o povo basta dar-lhes Saúde Educação e Segurança, que o resto a sociedade resolve, agora vocês querem desarticular o ponto mais sensível da comunidade, que é a educação. Quando os políticos estão na mídia pedindo votos, o que eles mais prometem é justamente, Saúde Educação e segurança, mas na hora que assumem, é justamente as promessas que tentam eliminar. Pense nisso.

 
Sitevip Internet