Notícias / Saúde

18/12/2019 - 08:15

Bebês prematuros ganham roupas natalinas no Hospital São Luiz

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Nesta segunda-feira, 16/12, os bebês prematuros internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal do Hospital São Luiz, em Cáceres (MT), receberam roupas natalinas e a tradicional touca vermelha como mensagem de afeto e esperança às famílias.
 
A ação de Natal foi elaborada pelo Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), em conjunto com a Coordenação da UTI Neonatal. "Sabemos que os pais gostariam de estar com os seus filhos em casa, no aconchego do lar, principalmente na época do Natal. A ação é um gesto de carinho e foi feita com a intenção de reduzir o impacto da ansiedade na internação e tornar a UTI Neonatal um ambiente mais humanizado para os bebês e suas famílias", conta Ana Alice Sampaio, assistente social do São Luiz.
 
Referência no atendimento em gestações de alto risco para 22 municípios na Região Centro-Oeste do País, e também para as cidades de San Matias e San Ignacio de Velasco, na Bolívia, o Hospital São Luiz conta com profissionais capacitados no atendimento aos prematuros, gestações gemelares (gêmeos) ou que necessitem de cuidados especiais.
 
Para Elisangela dos Santos, mãe dos gêmeos Jean e Felipe, que possuem apenas quatro dias de vida, a ação natalina da unidade trouxe uma percepção diferente sobre a UTI Neonatal. "Desde que percebi que os meus filhos passariam o Natal na UTI, eu estava um pouco triste pensando em como seria, mas hoje nós chegamos e tivemos essa surpresa de vê-los assim vestidos com roupinhas de natal. Estou apaixonada! Queria levá-los para casa, mas vi outras mães na mesma situação e senti que não era tão ruim assim como eu pensava, aqui nossos filhos estão sendo bem cuidados", afirma.
 
Crianças de São Paulo enviam presentes às famílias de Cáceres
 
Além dos bebês estarem vestidos com as roupas natalinas, foi entregue para cada família um cartão de Natal personalizado com a foto do bebê e uma mensagem de conforto. Uma outra surpresa foram os presentes que as famílias receberam de crianças atendidas em dois Centros de Educação Infantil (CEIs), em São Paulo. Cerca de 400 crianças, dos CEIs Lageado e Jardim Eliane, produziram enfeites, entre outros materiais para oferecer as famílias.
 
O Hospital São Luiz é uma unidade própria da Pró-Saúde, uma entidade filantrópica com mais de 50 anos de experiência na área de gestão hospitalar e presente em 22 cidades de 12 Estados Brasileiros. Além da atuação na área da saúde, também gerencia os CEIs Lageado, Jardim Eliane, São Jorge e Santa Rita.
 
Como é a UTI no São Luiz
 
A enfermeira e coordenadora da UTI Neonatal, Luciana de Fátima Silva, explica que na unidade os pais possuem livre acesso ao setor, incentivando a permanência e contato direto com o seu bebê prematuro, além do estímulo a formação de outros vínculos parentais, como a visita de avós e irmãos.
 
"A sensibilização com a redinha na incubadora e o método canguru que favorece o contato pele a pele (bebê e família) auxilia intensamente na recuperação mais rápida da criança, e na amamentação. Aqui oferecemos assistência ao aleitamento materno com orientação para as mães e também um ambiente mais confortável e reservado para ordenha do leite materno, caso elas prefiram", complementa.
 
 
A equipe multiprofissional da UTI Neonatal do São Luiz é composta por médicos pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, nutricionistas, farmacêuticas, assistente social e psicóloga.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet