Notícias / Politica

16/12/2019 - 11:09

Max Russi apresenta demanda de Central de Regulação em Cáceres e cobra providências da SES

Por Assessoria

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Com a demissão de três servidores da Central Regional de Regulação de Urgência e Emergência de Cáceres, o órgão tem encontrado dificuldades para dar andamento nas autorizações de procedimento cirúrgico. Essa demanda chegou ao deputado Max Russi (PSB), que apresentou, através de uma de suas indicações na Assembleia Legislativa, o pedido de providências a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
 
Realizando atendimento a 22 cidades da região e com apenas um médico regulador, a central do município tem apresentado atrasos nas regulações. Em decorrência desse baixo número de efetivo, a lista de espera tem aumentando.
 
Esse problema foi apresentado ao deputado pelo vereador Jerônimo Gonçalves (PSB), que alega ter ouvido a inúmeras reclamações de famílias, em razão da demora nas autorizações de cirurgias de pacientes, principalmente em estado grave.
 
"Estamos falando de vidas, de quem precisa de uma cirurgia com urgência e pode vir a óbito por não conseguir o atendimento. Tínhamos quatro médicos trabalhando nas regulações, três deles estavam aguardando ser chamados, porém isso não aconteceu e eles não estão mais. Apenas um médico não dá conta de todo o trabalho", alerta o vereador.
 
Com a quantidade insuficiente de médicos atuantes para a função, a Regional paralisou os trabalhos desde o dia 29 de novembro desse ano, repassando as demandas para a Central de Cuiabá. Para o deputado Max Russi, essa é uma decisão paliativa, mas que precisa ter uma resolução em definitivo.   
 
"Precisamos que a Secretaria de Saúde busque formas de resolver o mais rápido possível. Esse é o tipo de trabalho que não pode parar, pois as famílias já ficam mais sensíveis por estarem passando pela dificuldade da doença. Ficar aguardando em uma fila, sem saber quando poderá ser atendido, é desumano", avalia. 

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Juliana Pouso, em 17.12.2019 às 09:22

    Prezados bom dia. Em tempo, alguns esclarecimentos pertinentes à população cacerense: 1. A regulação de urgência e emergência NÃO regula procedimentos cirúrgicos. Regulamos ATENDIMENTOS em URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: clínicos (infarto, derrame, diabetes, pressão alta, coisa estranha no olho, na garganta, no intestino entre outros), politraumas - ortopédicos e cirurgicos (ossos quebrados expostos, fechados, traumatismo craniano, vesícula, apendicite supurada, umbigo estufado com dor, entre outros), leitos de uti adulto e infantil, entre outros. 2. Procedimentos cirúrgicos tais como hernia, vesícula , fimose, entre outros, desde que não apresentem sinais e sintomas de emergência, são procedimentos ELETIVOS (programados pelo Médico assistente) de acordo com as agendas dos médicos cirurgiões e direcionados ao serviço de referência. 3. O médico regulador da URGÊNCIA NÃO AUTORIZA eletivas. 4. Os 04 médicos reguladores já estão contratados e estão exercendo suas atividades laborais. 5. Regulação de urgência e emergência é diferente de Regulação ambulatorial a qual está funcionando normalmente as suas atividades junto às secretarias municipais de saúde e NÃO depende da REGULAÇÃO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. Nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.

  • por Mateus, em 16.12.2019 às 19:56

    Parabéns, Dr Leonardo! Como médico, tinha certeza que trabalharia pela melhora da saúde pública de Cáceres, como o senhor tem feito.

  • por Caceres, em 16.12.2019 às 19:23

    Sigo as palavras da Servidora. A direção do Escritório Regional é muito fraca, ninguém vai trabalhar com seriedade enquanto ela tiver lá. Muda pra vê, o andor segue.

  • por servidora, em 16.12.2019 às 19:17

    Isso chama incompetência da gestão frente ao Escritório Regional de Saúde, nunca ficou tão caótico como está. Essa direção não tem Boa sintonia com os servidores...

 
Sitevip Internet