Notícias / Politica

14/12/2019 - 07:45

Adriano protesta contra retirada de autonomia da Unemat

Por Jornal Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Uma dos maiores legados do ex-reitor Adriano Silva, foi conseguir a autonomia financeira da Unemat. Por conta disso, ontem, 13, ele divulgou uma nota protestando contra a medida do governo do Estado que foi ao STF e conseguiu retirar a autonomia financeira da instituição. Leia abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Amigos, ontem fomos surpreendidos pela notícia da queda da vinculação legal do repasse financeiro para a Unemat.

Como vocês sabem, este repasse foi uma grande conquista da minha gestão enquanto reitor e sempre foi motivo de orgulho a permanência da independência financeira desta instituição e eu não concordo veemente com esse posicionamento do governo.

Hoje, tive uma longa reunião com o governo para tentarmos reverter esta situação de maneira positiva. Creio que teremos uma resposta entre segunda e terça-feira.

É sabido que, fora do âmbito político, a Unemat é  minha casa de coração há 23 anos e meu filho estuda na instituição, o que me dá um imenso orgulho.

Venho esclarecer aos meus amigos e companheiros de trabalho que eu jamais ficaria incólume a esta situação. Sempre irei proteger a Unemat com todas as minhas forças.

Estejam certos disso.

Prof. Adriano Silva.

Comentários

inserir comentário
10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Danton, em 14.12.2019 às 21:06

    Engraçado, se está faltando dinheiro, por que a Unemat continua expandindo? Quem não tem dinheiro, não deveria sair abrindo campus no estado. Quem não tem dinheiro, não consegue criar campus em Rondonópolis, que já dispõe de uma universidade pública excelente. Quem não tem dinheiro, não cria turma única fora de sede. Quem não tem dinheiro, não deveria criar mais cursos de direito no estado, como o de Lacerda, já que o de Cáceres atenderia bem. Poderiam ter duplicado as vagas em Caceres criando uma turma noturna para as pessoas que trabalham (sim, existem pessoas que fazem direito e precisam trabalhar, não podem ficar assistido a aulas à tarde). Quem não tem dinheiro, não reajusta salário dos empregados todo ano. Talvez o problema da educação pública não seja exatamente a quantidade de dinheiro disponível, mas como os donos do orçamento usam esse dinheiro.

  • por MOSSUETO, em 14.12.2019 às 18:32

    KKKKKK a sua maior manifestação de descontentamento seria colocar o seu "!importante" cargo de consolação a disposição de sua Excia. e retornar as salas de aulas, abraçando seus queridos pupilos, abandonados no passado por V.S. em busca de uma cadeira na AL.

  • por André, em 14.12.2019 às 17:17

    Universidade no Brasil recebendo 35% de impostos??? Qual é essa universidade, HRAJ? Nunca ouvi falar disso, apesar de ter contato com professores de várias universidades públicas. Pesquisei agora e vi que professor titular da USP (melhor universidade do Brasil) com dedicação integral recebe RS16.454,46, enquanto professor da Unemat LC 534/2014 RS22.564,28.

  • por Curisoso, em 14.12.2019 às 13:05

    HRAJ,posta aqui qual universidade brasileira recebe 35% de vinculação. Fiquei curioso.

  • por Elder Ribeiro Cbavas, em 14.12.2019 às 12:52

    Muito interessante esse momento, tem que perder para lembrar da conquista, nunca ouvi ninguém manifestando o apoio ao Professor Adriano por essa conquista, pois foi na gestão da reitoria dele que alcancou essa granda Vitória, agora que foi derrubada essa vinculação todos levantam para manifestar......

  • por HRAJ, em 14.12.2019 às 10:00

    "Alguma universidade pública do país recebe esse nível de vinculação que a UNEMAT quer receber?" SIM "Os salários dos professores da UNEMAT não são um dos melhores do país?" NÃO "Quantos estados pagam reajuste anual da inflação aos servidores?" 2 ERRADOS NÃO FAZEM 1 CERTO. DE NADA.

  • por Luciano, em 14.12.2019 às 09:53

    Que bom saber, Professor! Votarei no senhor para vincular 35% da receitas de Cáceres para a educação também! E outros 35% para a saúde! Assume esse compromisso?

  • por Cleiton, em 14.12.2019 às 08:30

    Isso aí professor, não podemos deixar ir pelo ralo, as conquistas galgadas a custo de muitas lutas e esforço vamos a luta .

  • por Edna Conceição, em 14.12.2019 às 08:26

    Professor Adriano, acompanhado sua caminhada na Unemat, sei do seu carinho por essa Universidade, a autonomia financeira foi sua grande conquista. Parabéns pela sua postura.

  • por José Américo, em 14.12.2019 às 08:01

    Alguma universidade pública do país recebe esse nível de vinculação que a UNEMAT quer receber? Os salários dos professores da UNEMAT não são um dos melhores do país? Quantos estados pagam reajuste anual da inflação aos servidores?

 
Sitevip Internet