Notícias / Cidade

14/12/2019 - 07:21

Em Cáceres, MPE capacita profissionais para atenderem crianças e adolescentes vítimas de violência

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O "Projeto Luz – Cáceres protege as suas crianças" realizou nesta quinta-feira (13) a última capacitação do ano.

Desta vez, profissionais que fazem a escuta especializada com crianças e adolescentes vítimas de violência no município foram capacitados sobre o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

O curso teve carga horária de quatro horas.
 
O Sinan, conforme a promotora de Justiça Taiana Castrillon Dionello, é um sistema do Ministério da Saúde para notificação de violências interpessoais e autoprovocadas que não se restringe apenas aos profissionais da saúde, mas a todos aqueles que tenham contato com situações de suspeita ou confirmação de violência doméstica/intrafamiliar, sexual, autoprovocada, tráfico de pessoas, trabalho escravo, trabalho infantil, tortura, intervenção legal e violências homofóbicas contra mulheres e homens em todas as idades. 
 
"Por meio dessas notificações realizadas pelos municípios é possível direcionar políticas e recursos públicos. Há uma subnotificação do Sinan no Brasil, em toda sua extensão territorial. A capacitação realizada pelo Projeto Luz em Cáceres envolveu, inicialmente, os profissionais que fazem a escuta especializada com crianças e adolescentes vítimas de violência de acordo com a Lei n. 13431/2017, que passou a ter vigência em abril de 2018", destacou a promotora de Justiça.
  
A referida capacitação foi ministrada pelas servidoras da Vigilância Sanitária e Escritório Regional de Saúde, Elaine Alves de Carvalho e Sandra Mara Bonilha.
 
OUTRAS AÇÕES: O ano de 2019 foi repleto de ações e de muitos avanços conquistados pelo "Projeto Luz – Cáceres protege as suas crianças". No relatório elaborado pela equipe responsável pela iniciativa consta a realização de duas capacitações de profissionais para realizar a escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas de violência nos termos da lei n 13.431/2017; nomeação de profissionais da saúde para compor o CAPSi no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual; aproximação com as escolas da rede municipal e estadual de ensino através de rodas de conversa "A Solução dos Nossos Problemas", envolvendo temas relacionados ao bullying, automutilação, suicídio, uso da tecnologia e violência doméstica e sexual; e mobilização no Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças.
 
 Foram realizadas ainda apresentação à comunidade local dos resultados positivos com início do Projeto Luz com todos os parceiros; participação em mutirões da cidadania nos bairros de Cáceres e no Festival Internacional de Pesca, divulgando o Projeto Luz com a ditribuição de folders e formulários;
criação de sala de avaliação psicológica na sede do MP de Cáceres para os casos de suspeita de violência sexual, com público infanto-juvenil; e inauguração da sala de escuta especializada na Delegacia Especializada na Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Cáceres, com recursos de empresas locais.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet