Notícias / Cultura

10/12/2019 - 10:15 | Atualizado em 11/12/2019 - 09:58

Teatro Plenilúnio volta a se apresentar na APAE

Por Assessoria

Arquivo

 (Crédito: Arquivo)
O Teatro Plenilúnio, grupo de teatro de Cáceres, realiza nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, sempre às 19h30min, na APAE Cáceres, um evento que apresenta peças do repertório do grupo e também peças criadas pelos alunos do Curso Livre de Teatro Plenilúnio. A Mostra Plenilúnio de Teatro apresentará ao público os resultados das oficinas que o grupo desenvolve gratuitamente para a população e também peças do grupo produzidas em 2018 e 2019.

Dividido em duas partes, a Mostra traz no dia 11 os trabalhos dos alunos formandos intitulados Os cavernas e Mudança. Numa realidade que mistura ficcionalmente os tempos antigos e modernos, Os cavernas, mostra o cotidiano de homens moradores da caverna na luta pela sobrevivência e na disputa pelo fogo, elemento que estava sendo descoberto na trama criada pelos alunos. Os atores se utilizam da linguagem corporal e também de uma técnica teatral conhecida como Gramelot, onde as palavras são produzidas por onomatopeias ou sonoridades sem sentido, mas compreensível no contexto. Já Mudança, texto escrito pelo dramaturgo Joelson Jogosi, de Cuiabá, apresenta um casal numa discussão que se encaminha para o fim de um relacionamento. Mas um mistério precisa ser revelado para tudo acabar. O primeiro dia da mostra termina com a apresentação de Retirante Asa Branca, solo de Ismael Diniz, primeiro espetáculo premiado do grupo, que conta a história dos retirantes da seca do nordeste na ótica da pomba símbolo do sertão, imortalizada por Luiz Gonzaga.

Nos dias 12 e 13, a Mostra de Teatro Plenilúnio recebe a Solta cia de Teatro, de Cuiabá, para a apresentação do espetáculo Vai morrer, porco!, vencedor do Festival Velha Joana 2019, realizado na cidade de Primavera do Leste. A peça é uma adaptação da obra do dramaturgo Plínio Marcos, Dois perdidos numa noite suja, e mostra os desafios e sofrimentos de dois homens, moradores de uma espécie de pensão, que tem sonhos de crescer na vida mas estão apenas sobrevivendo na cidade caótica e opressora. Completa a noite, o também premiado no Festival Velha Joana, O palhaço, com o ator Eliel Regis de Lima, que recebeu destaque como ator e ganhou os prêmios de cenário por seu espetáculo solo e também por Vai morrer, porco! Na trama autobiográfica, um homem recorda suas memórias de menino que descobre o fantástico mundo do circo numa pequena cidade do interior. Os trabalhos da Mostra se iniciam sempre com a apresentação dos alunos formandos e logo após as peças do repertório do Plenilúnio.

Arte e solidariedade

O Teatro Plenilúnio é sediado na APAE Cáceres e sempre desenvolve atividades para ajudar na manutenção da instituição. Na Mostra Plenilúnio de Teatro os ingressos são revertidos para a APAE, sendo no dia 11 necessário apenas a doação de um produto de limpeza para a entrada e nos dias 12 e 13 o valor do ingresso é de R$ 10 reais, com porcentagem revertida para a APAE. Os ingressos são limitados e poderão ser adquiridos antecipadamente com os membros do grupo. Maiores informações poderão ser obtidas por mensagem pelo telefone 65 99996-3593.

Serviço
O que?
Mostra Plenilúnio de Teatro
Data?
11, 12 e 13 de dezembro, às 19h e 30min
Local?
APAE Cáceres – Travessa dos Cururus, 66 – Cavalhada
Valor?
Dia 11 – Um produto de limpeza
Dias 12 e 13 – R$ 10

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet