Notícias / Cidade

06/12/2019 - 14:33

Quatro Marcos se destaca e torna-se referência em Assistência aos Usuários do Suas

Por Ferreira Júnior e Jaqueline Silva

Com o objetivo de contribuir para o empoderamento dos usuários de serviços, Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Quatro Marcos, em parceria com Secretaria Adjunta de Assistência Social da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), promoveu o ‘III Encontro de Usuárias e Usuários do Sistema Único de Assistência Social.

O evento foi realizado dia 29 de Novembro, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), contou com a participação de famílias atendidas pela Assistência Social, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Equipe Volante, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no PAM e CCI, Programa Bolsa Família, Pró-Família, Programa BPC na Escola, beneficiários do BPC e LOAS e pessoas que estão em situação de vulnerabilidade ou risco social.

Foram palestrantes do evento, a Superintendente de Gestão do Suas na Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, a psicóloga Sheila Carla de Queiroz Gomes e a conselheira titular do Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região (MT); Ellen Mariane Alves Coleraus - assistente social - Equipe da Coordenação de Proteção Social Básica da Superintendência de Serviços Socioassistenciais – Setasc-MT e Integrante da Coordenação Executiva do Fórum dos Trabalhadores do Suas de Mato Grosso.

Para a psicóloga Sheila Carla de Queiroz Gomes, o município de São José dos Quatro Marcos se destaca e tornou-se referência em Assistência aos Usuários do Suas. “É o único Fórum de usuário existente no Estado", disse ao destacar a iniciativa que serve de exemplo para os demais 140 municípios de Mato Grosso.

Sheila Carla observou que são espaços importantes para política de Assistência Social como um todo. Um momento em que os usuários, seja beneficiário do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) tenha direito a voz e apresentem suas demandas, para o planejamento de ações futuras da equipe de Assistência Social.

Para a palestrante, o Brasil vive um cenário de desfinanciamento da Política de Assistência Social. "Então importa muito que os usuários, trabalhadores, gestores, conselheiros estejam juntos em defesa dessa política que atende a demanda no exercício da garantia de direito.

A analista da Superintendência de Serviços Socioassistenciais da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), Ellen Coleraus, destacou a importância dos usuários conhecerem seus direitos e se organizarem coletivamente para garantir esses direitos. "Não é uma caridade de nenhum gestor ou vereador e sim um direito assegurado", afirmou.

Na oportunidade, ainda foi realizada a eleição da coordenação do Fórum Municipal de Usuários do Suas do município.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por José Eudes, em 06.12.2019 às 16:32

    Não é a toda poderosa Prefeitura de Cáceres, que esnoba o consórcio regional, que deveria ser referência?

 
Sitevip Internet