Notícias / Educação

30/11/2019 - 07:44

Município e pais de alunos da Creche Madre Maria Estevão chegam a acordo

Por Joner Campos

 
A Secretaria Municipal de Educação de Cáceres e pais de alunos da Creche Madre Maria Estevão chegaram a um acordo nesta quinta-feira (28) depois de uma mobilização para a revogação de um decreto municipal. O decreto estabelecia critérios para a entrada de alunos em unidades e abria possibilidade para que o município remanejasse alunos de 4 e 5 anos para outra escola.

Uma reunião entre o executivo e os vereadores foi palco da discussão da retificação do decreto 693 de 18 de novembro de 2019.

A Secretaria Municipal de Educação aceitou que estes alunos permaneçam na unidade até os 5 anos de idade e só após devem ser remanejados. “A lei obriga os municípios a atenderem à partir de 2020 os alunos de 4 e 5 anos, então de fato essa decisão anterior não iria resolver o problema, porque nós não poderíamos deixar essas crianças desassistidas”, afirma a Vice-prefeita Eliene Liberato (PSB).

O decreto municipal 693 de 18 de Novembro de 2019 estabeleceu critérios de acesso às vagas nas instituições de ensino de Cáceres que atendem crianças de até 5 anos de idade. No texto a justificativa é de que o município não consegue manter a demanda existente, que “é superior a capacidade de oferta”.

Os alunos desta faixa etária da Escola Municipal Madre Maria Estevão seriam realocados em outras unidades, mas os pais argumentavam que as crianças teriam direito a rematrícula na mesma instituição. Outro fator, argumentam os pais, é que a E.M. Madre Maria Estevão possui uma das melhores estruturas no município, que justificaria o interesse de que seus filhos permanecessem lá.

Na reunião entre pais e município foi acordado que estas crianças, de 4 e 5 anos, permanecerão na unidade, mas que novas ofertas de vagas não serão realizadas pelo executivo municipal. O Cáceres Notícias questionou a Secretaria Municipal de Educação sobre a situação mas até a publicação desta reportagem não tivemos resposta.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por MOSSUETO, em 30.11.2019 às 21:58

    Parabéns a vice-prefeita, que como professora, sabe que mudar a criança antes de terminar um ciclo, é muito prejudicial a ela, um prefeito com qualificação para o cargo, tudo fica mais fácil para dialogar e chegar a uma conclusão para ambas as partes, parabéns a todos.

  • por Eduardo, em 30.11.2019 às 10:34

    Por que será que ninguém quer sair da Madre? As outras escolas não têm a mesma qualidade? Mais fácil dar o que esses pais estão pedindo do que nivelar todas as escolas para cima, não? O título eleitoral dos outros paus deve valer menos.

 
Sitevip Internet