Notícias / Educação

26/11/2019 - 05:48

Trabalhos do IFMT Cáceres vencem 8ª Mostra de Iniciação Científica no Pantanal

Por Edna Pedro

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
           Com a conquista dos três primeiros lugares na categoria Incentivo à Pesquisa e  primeiro e o terceiro lugar em Desenvolvimento Tecnológico, trabalhos desenvolvidos por estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Agropecuária e Informática do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo são destaques na 8ª edição da Mostra de Iniciação Científica no Pantanal, encerrada na última sexta-feira (22.11) em Cáceres- MT. Realizada pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com o IFMT e a Secretaria Municipal de Educação, a Mostra reuniu cerca de 500 estudantes do Ensino Fundamental e Médio de 20 escolas de nove municípios de Mato Grosso.

            A produção de um álcool em gel a partir do aproveitamento de resíduos vegetais como cascas e restos de frutas advindos do restaurante do IFMT Cáceres foi avaliada como melhor trabalho na categoria Desenvolvimento Tecnológico. O projeto desenvolvido pelos estudantes do 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Francielly Pasquali de Oliveira, Karen Priscila Barbosa da Rocha, Maycon Jhones Pereira Freitas e Samira Lourena Alpino Moreira foi coordenado e orientado pelo professor Admilson Costa da Cunha, com a co-orientação do professor Cristian Jacques Bolner de Lima.

            De acordo com Admilson, a produção do Gel é uma alternativa para a sustentabilidade com o aproveitamento dos resíduos que geralmente seriam descartados. Além disso, a proposta é que o  produto seja revertido para o próprio restaurante do IFMT. "Antes do preparo dos alimentos a higiene pessoal dos manipuladores e cuidados como a desinfecção das mãos, se fazem necessários. O objetivo da produção do Bietanol a 70% a partir dos resíduos vegetais gerados no restaurante escolar do IFMT Campus Cáceres  também é reverter a produção a fim de atender as necessidade diárias do próprio restaurante", afirma.

                        Na categoria Incentivo à Pesquisa,  o primeiro lugar foi para o trabalho  intitulado"Adição de glicerina no processo de digestão anaeróbia de dejetos bovino", desenvolvido pelos jovens estudantes do primeiro ano do ensino médio do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, Pedro Henrique Zimermann Marques, Kleber Marques da Silva e Isaias da Rocha, sob a coordenação e orientação do professor Danilo Morais Itokagi.

            Durante o estudo, a equipe realizou experimento com a produção de biogás, combustível alternativo a fontes não-renováveis de energia, a partir da análise de substrato composto por esterco bovino com a adição de glicerina no processo chamado de digestão anaeróbia. Entre os fundamentos, a pesquisa indica a relevância ambiental da temática.  "Resíduos orgânicos biodegradáveis (a exemplo de fezes bovinas) representam um problema ambiental, pois a disposição inadequada destes pode contribuir para a poluição do solo, das águas superficiais e subterrâneas. A digestão anaeróbia destes rejeitos pode reduzir a quantidade a ser disposta no meio ambiente, além de gerar biogás", enfatiza trecho do trabalho.

            Para o estudante Pedro Henrique Zimermann Marques, além do aprendizado, a experiência do projeto e a participação na Mostra ficam marcadas pela integração com o grupo e o exemplo de estímulo e dedicação do professor  " foi a primeira vez que eu fiz uma pesquisa científica, então eu não tinha experiência, mas o professor ajudou bastante o grupo, e o desenvolvimento do projeto foi muito divertido", afirma.

            Também foi premiado na Mostra, como segundo colocado na categoria Incentivo à Pesquisa, o  trabalho intitulado " 'Utilização de feno de Gliricidia (gliricida seplum) na alimentação de aves de diferentes aptidões".  Desenvolvida pelos estudantes do primeiro ano de Agropecuária, Endreo Gabryel Ferro de Souza, Matheus Henrique Campos do Nascimento, Pedro Henrique Fernandes de Paula e Lucas Alexandre Duarte Paravá, a pesquisa sobre a eficácia da substância na alimentação de aves foi coordenada pelo professor Pedro Aurélio Tataira da Costa.

            Integra o conjunto de trabalhos do IFMT premiados na categoria de incentivo à pesquisa, o título " A Numismática na primeira Era Vargas (1930-1945): história e Ensino de história, orientado pelo Professor Matheus de Mesquita e Pontes. O trabalho realizado a partir do estudo na perspectiva histórica, artística e econômica das moedas, foi desenvolvido em conjunto com os estudantes do 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Emanuel Cesar Figueiredo Basto, Guilherme Campos Vittorazi, Lidan Buono de Lima da Silva e Luiz Fernando da Silva Lacerda.

            Na categoria de Desenvolvimento Tecnológico, o terceiro lugar foi para o projeto do IFMT/Cáceres sobre Análise comportamental utilizando a metodologia DISC, em referência as dimensões do comportamento humano classificadas como Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade, no auxílio de Ensino-Aprendizagem de Algoritmos. O trabalho coordenado pelo professor Jefferson Paizano Neves foi desenvolvido em conjunto com os estudantes do 1º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Ana Leticia Maciel Rocha, João Marcos Silva Dias e Mariana Josefa Faria Villanova.
 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet