Notícias / Politica

25/11/2019 - 07:30

Se municípios forem extintos, Cáceres vai anexar até 6 cidades; Gimenez faz alerta

Por Vinícius Bruno/RDNEWS

Dayanne Dallican

 (Crédito: Dayanne Dallican)
O deputado Dr. Gimenez (PV), que tem domicílio eleitoral em São José do Quatro Marcos (a 309 km de Cuiabá), considera preocupante a PEC do Pacto Federativo, no que diz respeito à extinção de municípios com menos de cinco mil habitantes e com arrecadação inferior a 10% da receita.

Isso porque na região Oeste, onde fica sua cidade, existem pelo menos sete municípios que podem ser extintos caso a proposta seja aprovada.
 
Salto do Céu, Figueirópolis, Indiavaí, Glória do Oeste, Reserva do Cabaçal e Porto Estrela, são os que se concentram em uma região mais próxima de Cáceres. Mas também na região Oeste do Estado está Conquista D'Oeste, Vale do São Domingos, Nova Marilândia e Santo Afonso, que se enquadram no perfil das cidades que podem virar distrito. 

Ainda não existe regra definida de como será a anexação desses municípios caso sejam rebaixados. Porém, se o critério for a condição econômica da cidade-mãe ou o município do qual foram desmebrados, Cáceres poderá receber grande parte dessas localidades como distritos novamente.

É o caso de Salto do Céu, que foi emancipado há 40 anos e era distrito de Cáceres. Já Figueirópolis D’Oeste foi desmembrado a 33 anos e além de Cáceres, possui território que pertencia a Jauru.

Glória D’Oeste é outra localidade na mesma condição, tendo já pertencido a Cáceres e Mirassol D’Oeste, emancipada há 28 anos.

Outra cidade que pode voltar a ser distrito de Cáceres é Porto Estrela, que também tem 28 anos como município, sendo que parte do seu atual território pertencia a Barra do Bugres.

Reserva do Cabaçal, por sua vez, não foi distrito de Cáceres, tendo sido emancipada há 33 anos da cidade de Rio Branco. Porém grande parte do território do local faz divida com Cáceres.

Quem também se enquadra neste perfil é Indiavaí, que pertencia a Araputanga, e se transformou em cidade há 33 anos, mas que mantém proximidade com o município pólo. 

“Essa proposta será discutida e bem avaliada. Estamos nos posicionando, lendo tudo a respeito. Vamos participar das audiências públicas em relação a isso. Só na minha região, pelo menos sete serão extintos, é assustador, porque é minha base eleitoral. Tem muita água para correr debaixo da ponte ainda. Não tenho opinião formada por falta de certeza de dados”, avalia Gimenez.

Estagnação econômica

Entre os problemas enfrentados pelos municípios que podem ser extintos, a estagnação econômica é o mais relevante. Gimenez pondera que se trata de uma questão que tem origem  em vários fatores, como a falta de políticas adequadas, gestão dos recursos públicos, e pouco potencial para atrair indústrias por estarem fora da rota do agronegócio.

“O que mantém municípios são indústrias, mas o custo Brasil ainda é muito caro. Nessas regiões a economia é baseada na agricultura familiar. A estagnação neste sentido é muito preocupante”. Além da estagnação, a falta de indústrias influencia na migração de pessoas dessas cidades. 

Gimenez cita como exemplo seu município, que chegou a ter 38 mil habitantes, e agora só tem 18,9 mil. A redução da população se deu em razão da saída de uma indústria frigorífica, que empregava mais de um terço dos moradores, além de gerar empregos indiretos.

Comentários

inserir comentário
8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Tibúrcio junco pantaneiro, em 26.11.2019 às 19:35

    Tem que acabar com estes municípios mesmo, por isso o MITO foi eleito kkkkkkk MITO MITO MITO MITO MITO MITO MITO MITO MITO MITO MITO MITO.

  • por Galdencio, em 25.11.2019 às 16:38

    Que sujeito apagado esse pseudo deputado. Na proxima nao ganha nem para sindico.

  • por Clovis, em 25.11.2019 às 15:22

    Nenhum morador dos municípios citados tem intenção de trocar seu município pela subordinação de Cáceres .

  • por Bugão da Região, em 25.11.2019 às 12:00

    Tem “município” que não produz nada, a receita que produz e os repasses que recebem do governo são prioritariamente para pagar salários de servidores, prefeitos e vereadores.

  • por O cacerense, em 25.11.2019 às 11:29

    Que venha esse município pra caceres que a prefeitura de Cáceres tem condições de atender todas antigamente era administrada todas por cacer

  • por MOSSUETO, em 25.11.2019 às 10:51

    Conheci todas as cidades da Região Oeste em seu nascedouro, vieram as emancipações irresponsáveis, lideradas por pseudos políticos que jogaram grande parte dessa comunidades ao ostracismo que vivem hoje, com certeza, essas localidades viverão muito melhor na condição de distrito, do que um município falido, mendigando recursos para sobreviver, se com mais de trinta anos não conseguiram se estabelecer como uma cidade de fato, nunca vão conseguir e vão ficar só alimentando uma minoria que tomam contam do poder, e nada fazem sob a clássica desculpa de falta de recursos.

  • por Reginaldo, em 25.11.2019 às 10:08

    Cáceres não dá conta nem de asfaltar as ruas de terra, vai cuidar de mais seis municípios? Que pecado eles cometeram?

  • por Cidadão, em 25.11.2019 às 09:27

    Eu só queria saber como um distrito que nem Figueirópolis iria ser distrito de Cáceres, se existe Jauru que é 20 km de distância, aproximadamente, e daqui até lá tem vários municípios. Salto do Céu, ao lado de Rio Branco, Lambari. Vale de São Domingos, pertinho de Lacerda, e oque dizer de Porto Estrela a um passo de Barra do Bugres. Se o critério for voltar a origem do antigo municipio ao qual era distrito dele, aí fica totalmente inviável. Tem que levar em consideração a evolução das coisas.

 
Sitevip Internet